10 dias de muito calor e chance de registro das maiores máximas do ano

Para os próximos 10 dias o calor aumenta gradativamente em todas as regiões, com maiores máximas do ano podendo ser registradas. Umidade relativa no Brasil Central pode atingir valores de deserto.

Onda de calor
Calor aumenta em boa parte do país e há a possibilidade do registro das maiores temperaturas do ano. Umidade pode atingir patamares de deserto.

O tempo seco vem sendo uma condição predominante no país desde o mês de Agosto, quando, mesmo com a incursão de massas de ar polar, a porção Centro-Norte começou a experimentar temperaturas mais elevadas e uma forte queda da umidade do ar.

Neste mês de Setembro, o cenário começou a se agravar com a concentração dos sistemas frontais no Rio Grande do Sul, proporcionando uma condição de bloqueio atmosférico que atingiu também os estado de Santa Catarina e do Paraná.

Na última quinta-feira (10), o ar quente conseguiu penetrar melhor na Região Sul e as máximas chegaram ao 33°C no oeste, noroeste e norte do Paraná. No oeste catarinense, as temperaturas chegaram aos 30°C.

No entanto, as maiores temperaturas foram registradas no Centro-Oeste, com máximas variando de 32 a 38°, sendo o maior registro de 38,3°C em Água Clara, no Mato Grosso do Sul. Na Região também foram registradas os menores índices de umidade, com mínimo de 13% em Rondonópolis, porém houveram registros entre 14 e 20% em boa parte do Centro-Oeste, no estado de São Paulo e em Minas Gerais.

Alerta para altas temperaturas e baixa umidade relativa

O calor aumenta a partir deste fim de semana, pelo fato de um sistema frontal atuar sobre o Rio Grande do Sul e o escoamento de norte favorecer o empoçamento do ar quente no restante da Região Sul e nos estado do Mato Grosso do Sul, favorecendo o aumento das temperaturas e a sensação de muito calor.

No fim de semana, as máxima podem atingir os 33°C na capital paulista, os 30° no Rio de Janeiro e passar do 35°C no interior de São Paulo e no oeste de Minas Gerais. Mesma condição é observada no Paraná, em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul, com maiores temperaturas esperadas para o oeste e norte paranaense, que devem atingir os 36°C.

Por volta do início da próxima semana, a frente fria se afasta e uma massa de ar frio consegue atuar sobre a Região Sul, com ventos de sul transportando um ar mais frio para o leste paulista e o Rio de Janeiro. No entanto, apesar de menos intenso, o calor ainda faz parte da Região Sudeste.

A partir da quarta-feira (16), a atuação de uma baixa pressão no Rio Grande do Sul, favorece novamente o escoamento de norte e o aumento das temperaturas nas demais regiões do Centro-Sul, com máximas em torno dos 35°C.

Apesar de tudo, o destaque fica para o Centro-Oeste, sul do Pará e oeste do Tocantins, onde nos próximos dias até o final da próxima semana, as temperaturas aumentam gradativamente e passam dos 40°C, atingindo o ápice do calor por volta dos dias 18 e 19. Há forte probabilidade de que nesse período sejam registradas as maiores temperaturas do ano, uma vez que, a partir de Outubro, as chuvas tendem a começar a ocorrer no Brasil Central, contribuindo para a diminuição da amplitude térmica.

A manutenção do tempo seco juntamente com o aumento das temperaturas, contribuí para a diminuição da umidade relativa do ar na porção central do país. Com índices já sendo registrados emt rondo dos 13%, há grande chance de que seja atingido índices desérticos abaixo dos 10%.