Quer uma planta diferente? Saiba tudo para ter e cuidar de plantas carnívoras

Cuidar delas é bem simples: descubra como cultivar plantas carnívoras e quais os cuidados necessários para mantê-las saudáveis, além de dicas de cinco espécies para ter em casa. Acompanhe conosco!

Planta suculenta de espécie Dionaea muscipula, conhecida também como Vênus papa-moscas.

As plantas carnívoras são opções exóticas para ter em casa, e se adaptam bem ao ambiente com os devidos cuidados. Mas elas não requerem muita atenção e são mais fáceis de cuidar. Elas possuem a capacidade de atrair e digerir insetos e até pequenos animais.

A maioria das espécies tem como principal fonte de alimento os insetos, como moscas, formigas e até pequenos besouros. Contudo, algumas espécies que crescem mais têm a capacidade de capturar até pequenos anfíbios e répteis.

Essas plantas desenvolveram a habilidade de capturar presas para suplementar sua dieta. Para isso, elas usam armadilhas engenhosas, desde folhas pegajosas até mecanismos de sucção.

Elas precisam de alguns cuidados para serem cultivadas de forma saudável, mas que não demandam muito trabalho. Descubra abaixo que condições são essas e logo após, cinco espécies principais para ter em casa.

Orientações gerais para cuidar de uma planta carnívora

As plantas precisam de uma boa quantidade de luz, de quatro a seis horas por dia de sol direto. Por isso, o ideal é colocá-las em um local ensolarado.

São plantas que gostam de água. Algumas espécies devem ficar sempre com água no pratinho do vaso, o que permite que o substrato absorva a umidade necessária sem encharcar. Outras espécies devem ser regadas sim, dia não.

Importante sobre a rega: essas plantas devem ser regadas com água da chuva ou água destilada. Não use água da torneira, pois ela contém minerais e sais que podem ser prejudiciais para as plantas, já que são sensíveis a essas substâncias.

A planta carnívora vive em substratos pobres na natureza, então, não use terra vegetal nem solos adubados para plantá-la. Use uma mistura especial para plantas carnívoras, com uma combinação 1:1 de turfa loira e perlita, que tenha boa drenagem e acidez. E atenção, essa mistura deve estar sempre úmida (não encharcada), já que as plantas gostam de umidade.

Não é necessário alimentar as plantas carnívoras. Se estiverem ao ar livre, elas capturam insetos por conta própria. Se estiverem dentro de casa, pode até oferecer um ou dois insetos por mês para estimular o seu crescimento.

Espécie de planta carnívora Drosera. Crédito: Jan wieneke/Wikimedia Commons.

E atenção: no outono e inverno, muitas plantas carnívoras entram em um período de dormência e podem ser colocadas ao ar livre se você vive em uma região de clima ameno. E também pode reduzir a rega, já que a planta não precisa de tanta água enquanto está "dormente".

Cinco espécies de plantas carnívoras

As plantas carnívoras podem prosperar no lar e oferecer um espetáculo de formas e cores. Veja cinco espécies incríveis para ter em casa:

Dionaea muscipula

Conhecida como Armadilha de Vênus, ou Vênus papa-moscas, esta espécie é a mais famosa e mais cultivada no mundo. Suas folhas modificadas se fecham rapidamente para “prender” um inseto quando este toca seus "pêlos" sensoriais. É nativa de pântanos da planície costeira dos Estados Unidos.

Drosera

Esta espécie se caracteriza por ter folhas dispostas em forma de roseta. E possuem folhas cobertas por pêlos que produzem uma substância pegajosa, a mucilagem, que captura insetos. É encontrada em todos os continentes. No Brasil, ela é bastante comum no Cerrado e na Mata Atlântica.

Nepenthes graciliflora

A Nepenthes é um pouco maior que as espécies anteriores; têm folhas modificadas em formato de jarros que acumulam um líquido digestivo com enzimas que atraem suas presas e as digerem.

Espécie de planta carnívora Nepenthes graciliflora. Crédito: Divulgação.

Diferente de outras espécies que apenas se alimentam de insetos, esta aqui pode se alimentar de outros animais como roedores, lagartos e pequenos mamíferos.

Cephalotus

Esta espécie também tem como armadilha folhas modificadas em formato de "jarros" simétricos com tampas, que capturam e digerem suas presas. É uma planta nativa do litoral da Austrália, e uma das plantas carnívoras mais raras e exóticas do mundo.

Pinguicula Tina

São plantas rígidas, suculentas, com folhas lisas de cor verde brilhante. É uma das únicas espécies carnívoras que tem uma pequena e charmosa flor lilás.

A espécie de planta carnívora Pinguicula Tina.

Suas folhas são carnudas e cobertas por glândulas pegajosas que atraem e digerem pequenos insetos, um sistema semelhante ao das Droseras.

Referências da notícia

Você se atreve a ter plantas carnívoras? Saiba como cuidar delas!. 24 de julho, 2025. Marta Sader e Blanca Escassi.

Plantas carnívoras em casa? 6 espécies e dicas para cultivar. 06 de março, 2025. Redação Casa Cor.