Descubra o langsat, fruta deliciosa e pouco conhecida que lembra manga e abacaxi

Esta fruta exótica, de polpa translúcida e sabor suculento que lembra uma mistura de manga com abacaxi, ainda é pouco conhecida fora do Sudeste Asiático. Conheça mais sobre ela aqui.

fruta langsat
O langsat é uma fruta tropical asiática de sabor único, com notas cítricas e doces. Crédito: Divulgação.

O langsat (Lansium domesticum) é um fruto tropical originário do sul da Ásia que desperta curiosidade em várias partes do mundo. No Brasil, ainda é pouco conhecido e considerado raro e exótico.

E apesar de ser pouco encontrado fora de sua região de origem, o langsat chama a atenção pelo sabor peculiar, que lembra uma mistura de manga e abacaxi, unindo toques de uma fruta cítrica com uma textura suculenta e macia. Conheça aqui mais sobre esta fruta exótica.

Conheça as características e os benefícios do langsat

O langsat tem uma casca fina de cor amarelada ou bege, fácil de remover com os dedos. Seu interior tem polpa firme, mas macia e suculenta, dividida em gomos translúcidos que lembram o mangostão (ou mangostim). A fruta mede cerca de dois a cinco centímetros de diâmetro e tem sementes amargas que devem ser retiradas.

Ela cresce em cachos diretamente no tronco e nos galhos principais de uma árvore de porte médio de 10 a 15 m de altura. É uma árvore tropical, não sendo adequada para áreas com invernos subtropicais frios ou regiões temperadas.

árvore de langsat
O langsat é uma fruta considerada rara em países ocidentais, como o Brasil. Crédito: Divulgação.

A fruta é descrita como um equilíbrio entre doçura e acidez, com notas que lembram manga, abacaxi e até mesmo a uva moscatel. Além do consumo in natura, pode ser utilizada em preparações como geleias e compotas.

Na medicina tradicional do Sudeste Asiático, a casca da sua árvore é utilizada como remédio natural contra malária e disenteria, enquanto as sementes trituradas podem ajudar a tratar a febre. A casca da fruta, quando seca e queimada, é utilizada como repelente de insetos. Já o suco feito com a polpa é consumido para aliviar diarréias e inflamações intestinais.

Contudo, faltam comprovações científicas destes seus benefícios.

Por que é difícil de encontrar em países ocidentais?

O langsat é cultivado principalmente em países asiáticos como Malásia, Indonésia, Tailândia e Filipinas, onde recebe outros nomes como longkong, Bonbon e lanzones.

O seu cultivo, que não é muito fácil, exige um clima tropical úmido, com temperaturas estáveis e solo fértil e bem drenado. A árvore deve crescer à sombra parcial de outras plantas maiores, e é sensível a ventos fortes e a mudanças bruscas de temperatura.

Ainda, o ciclo até a primeira frutificação é relativamente longo, levando de 7 a 8 anos, e isso também contribui para a limitação da produção em larga escala. Por isso é difícil encontrar esta fruta em países ocidentais (como o Brasil); e quando encontrada, tem um valor elevado agregado devido à logística.

Contudo, segundo informações, os produtores da Tailândia e da Malásia estão apostando em cultivares mais produtivas e em tecnologias de irrigação modernas, o que pode facilitar o aumento da oferta da fruta nos próximos anos em países fora do Sudeste Asiático.

Referências da notícia

Essa fruta lembra o sabor de manga com abacaxi e é fácil de plantar em casa. 04 de julho, 2025. Patryck Reinehr.

Conheça a fruta com gosto de manga que é ótima para cultivar em jardins. 02 de julho, 2025. Redação C. B. Radar.