Crisântemo: por que esta flor é a mais usada no Dia de Finados?
O crisântemo é a flor mais procurada no feriado de Finados para homenagear os entes queridos que já partiram. É a flor símbolo da data, e este costume teve início no Japão, difundindo-se posteriormente para outros lugares.

No dia 02 de novembro de cada ano, na maior parte dos países ocidentais, ocorre um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã católica: o Dia de Finados, ou também chamado em alguns países como Dia dos Mortos.
Nesta data, o ato de levar flores aos túmulos é uma tradição, e a flor mais utilizada é o crisântemo (Chrysanthemum). Ela foi popularizada pelos japoneses após a Segunda Guerra Mundial, simbolizando a morte e o respeito. Inclusive, o Japão tem até uma data comemorativa para celebrar esta flor: 9 de setembro, o Dia do Crisântemo (‘Kiku no Sekku’), um dos cinco festivais mais antigos e sagrados do país.
Tradição milenar que iniciou no Japão
Segundo historiadores, a tradição de enfeitar os túmulos com crisântemos para homenagear amigos ou familiares que já partiram foi difundida pelos japoneses após a Segunda Guerra Mundial e é seguida até hoje por muitas culturas.
Para eles, o crisântemo é símbolo de morte e respeito. A flor é símbolo do brasão imperial japonês e é levada para os cemitérios por seu significado.
Na Europa, por exemplo, a flor não tem um simbolismo tão forte, mas é respeitada igualmente. Por lá, o crisântemo é mais associado ao luto e à saudade, e por isso é tão usado em cerimônias fúnebres.

Este costume foi adotado posteriormente pelos brasileiros, em algum momento da história, devido à resistência e à durabilidade da flor nos jazigos. O crisântemo consegue sobreviver por um período mais longo suportando sol e chuva, melhor que outras espécies, e isso é importante já que as flores ficam expostas ao ar livre.
Mas não é só por isso; acredita-se que a preferência pelo crisântemo é por que sua florada no fim do ano coincide com o período de Finados, reforçando essa ligação; e também porque o crisântemo tem muitas formas e cores, o que o torna uma flor versátil e impactante para arranjos fúnebres.
Sobre a flor
O crisântemo é muito popular por sua beleza e variedade de cores. Com origens na Ásia, mais especificamente na China, é adaptado ao clima do Brasil e pode florir durante todo o ano.
A espécie é pouco usada em jardins, pois demanda muitos cuidados e podas constantes. Mas em vasos, ela é bem resistente: pode durar até um mês e meio, desde que sejam feitas regas constantes.
Sua cor mais conhecida é o branco, mas também é encontrado nas cores: amarelo, vinho, roxo, verde, laranja, salmão, vermelho, rosa (claro e escuro), e mesclado com branco e rosa. Enfim… uma ampla gama de opções!
Quando florido, o vaso deve ficar em locais arejados e com sombra. O tempo de floração é de cerca de duas semanas. Ah, e a poda é de extrema importância para facilitar um crescimento bonito e viçoso da planta; cortar as folhas secas e as flores murchas rotineiramente favorece o crescimento saudável e com leveza de novas flores.
Referências da notícia
Por que o crisântemo é a flor do Dia de Finados?. 02 de novembro, 2024. Daniela Walzburiech.
Crisântemo: saiba por que a flor é tão usada em homenagens no Dia de Finados. 02 de novembro, 2022. G1 Globo.