Conheça o baobá: o superalimento africano que está conquistando paladares ao redor do mundo

O baobá é uma das árvores mais notáveis do mundo, resistente e gigante, originária da África subsaariana. Seu fruto, que pode ser chamado pelo mesmo nome, tem ganhado apreciadores ao redor do mundo. Saiba porquê.

O fruto da árvore baobá africano (Adansonia digitata).

O baobá africano (Adansonia digitata) é uma imponente árvore nativa da África subsaariana, conhecida como a “árvore da vida” por sua longevidade: tem a incrível capacidade de sobreviver por até cerca de 5.000 anos.

A planta também é um símbolo de resistência, pois consegue armazenar mais de 140.000 litros de água, um grande reservatório de água sobrevivendo à seca nas regiões selvagens africanas. Durante a estação chuvosa, o tronco poroso atua como uma esponja, absorvendo a água que vai lhe garantir a sobrevivência nos longos períodos de seca característicos do seu habitat.

Espécies da árvore baobá também podem ser encontradas em partes de Madagáscar e da Austrália, cada qual com características únicas de adaptação ao ambiente.

O fruto do baobá é conhecido por nomes populares como fruta-pão-de-macaco, múcua, malambe ou olapa, mas é comumente referido simplesmente como baobá, o mesmo nome da árvore. E ele é considerado um superalimento por ser rico em nutrientes e com benefícios à saúde. Mas as folhas da árvore também têm propriedades medicinais e são usadas há séculos pelos povos nativos. Saiba mais abaixo.

As propriedades medicinais do fruto baobá

O seu fruto é do tipo baga seca, de 20 a 30 cm de comprimento e de até 10 cm de diâmetro, alongado, coberto por ‘pêlos’ de coloração marrom-dourada, com sementes numerosas e grandes em seu interior.

Ele é rico em fibras, e possui ainda vitamina C, cálcio, potássio, magnésio e polifenóis (compostos antioxidantes que ajudam a proteger o organismo), e vem ganhando destaque internacional como um superalimento. Devido à essa quantidade de fibras, ele contribui para a sensação de saciedade, favorecendo o controle de peso.

Além disso, o fruto é benéfico para a saúde gastrointestinal. Ele otimiza o processo digestivo e reduz inflamações intestinais. E também ajuda a regular os níveis de glicose e de insulina no sangue, e reduz o colesterol.

“O consumo da fruta pode reduzir a velocidade da digestão do amido, evitando os picos de açúcar no sangue após as refeições, o que é interessante tanto para quem busca energia mais estável, quanto para pessoas em risco de diabete” - disse Shelly Coe, nutricionista e professora da Oxford Brookes University, em um comunicado.

A vitamina C e os polifenóis do fruto têm propriedades antioxidantes, que fortalecem o sistema imunológico e previnem o surgimento de doenças relacionadas ao estresse oxidativo, pois eliminam os radicais livres.

Também possui compostos anti-inflamatórios que ajudam a reduzir a inflamação no corpo. Inclusive, estudos já testaram um possível efeito analgésico e antipirético do extrato quente do fruto do baobá.

Árvore baobá (Adansonia digitata) no Parque Nacional Mapungubwe, na província de Limpopo, África do Sul.

O fruto do baobá tem um sabor levemente cítrico e é versátil, podendo ser utilizado em preparações frias, molhos e finalizações de pratos. Já o pó da fruta pode ser adicionado a sucos, smoothies, bolos, ou até salpicado sobre outras frutas e iogurte.

Embora a polpa do fruto seja a parte mais consumida, em algumas culturas africanas se consomem também as sementes e as folhas.

O baobá no Brasil

Segundo a Embrapa, no Brasil há alguns exemplares da árvore no Amazonas, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

O fruto ainda é pouco usado no país, presente em algumas lojas de produtos naturais. Alguns estabelecimentos e restaurantes recentemente começaram a introduzi-lo como ingrediente em pratos.

Referências da notícia

Baobá: conheça o poderoso fruto africano considerado superalimento natural. 30 de setembro, 2025. Carolina Borin e Nathalia Fabro.

As propriedades medicinais do Baobá. 7 de março, 2022. Sofia Xavier Bustia.

A árvore mais resistente do mundo guarda até 140 mil litros de água. 05 de julho, 2025. Redação E. M. Foco.