Conheça 8 plantas medicinais para ter em casa e os seus benefícios para a saúde

As plantas medicinais são ótimas aliadas naturais para cuidar da saúde e do bem-estar, aliviando desconfortos. Veja aqui 8 espécies fáceis de cultivar em casa que você pode usar no dia-a-dia e os seus benefícios.

O boldo (Plectranthus barbatus) é uma planta herbácea, aromática e perene, que atinge cerca de 1,5 m de altura, sendo pouco ramificada. É considerada uma planta medicinal. Crédito: Divulgação.

As plantas medicinais possuem propriedades terapêuticas que ajudam a cuidar da saúde, oferecendo benefícios como alívio de sintomas, prevenção de doenças e promoção do bem-estar.

Cultivá-las em casa é um processo simples e uma boa opção para quem aprecia uma forma mais natural de tratar e evitar doenças comuns. Elas podem ser usadas no dia-a-dia em forma de chás, infusões ou compressas.

Trazemos aqui 8 opções de plantas medicinais para ter em casa, e que são fáceis de cultivar. Veja ainda os benefícios de cada uma para a saúde.

8 plantas medicinais para ter em casa

Plantas medicinais são espécies vegetais que contêm substâncias com propriedades terapêuticas, usadas no alívio ou tratamento de doenças e sintomas.

Boldo

O boldo (Plectranthus barbatus), também conhecido como boldo-da-terra, boldo brasileiro, boldo-de-jardim e falso-boldo, é cultivado como planta ornamental pela sua beleza, mas principalmente por suas propriedades medicinais.

É uma planta resistente. Deve ser cultivado em local que tenha exposição ao sol e as regas são bem espaçadas. Pode ser cultivado tanto em solo quanto em vasos, e em solos bem drenados e férteis.

É muito indicado para auxiliar no processo digestivo. Ajuda a aliviar os sintomas de azia, má digestão, queimação no estômago e mal-estar.

Babosa

A babosa (Aloe Vera) é uma planta suculenta que possui um gel rico em nutrientes muito usado para hidratar a pele e os cabelos, mas também para tratar lesões e queimaduras. Corte uma de suas folhas na base para extrair o gel e aplique-o direto na pele lesionada.

A babosa (Aloe Vera) é utilizada na medicina popular para o tratamento caseiro de cicatrização de feridas e queimaduras.

O seu plantio é feito apenas por meio de mudas, e não exige regas frequentes, apenas exposição direta ao sol. O solo deve ser arenoso e as regas esporádicas.

Camomila

A camomila (Matricaria chamomilla) é usada tradicionalmente no tratamento de inflamações e problemas gastrointestinais, mas principalmente como calmante, auxiliando a reduzir a insônia e a ansiedade, e promovendo o sono. Também alivia as dores de cólicas menstruais e sintomas de gripes e resfriados.

Ela deve ser cultivada à meia-sombra, em solo bem nutrido e com regas mais espaçadas no outono e no inverno, e mais frequentes na primavera e no verão.

Hortelã

A hortelã (Mentha spp.), de aroma refrescante, tem propriedades digestivas, antiinflamatórias, antioxidantes e analgésicas; por isso ela é indicada para problemas digestivos e intestinais (como gases), alívio de náuseas, e dores de cabeça e de garganta.

Mas a planta também é muito conhecida pelo seu efeito expectorante, sendo bastante usada para tratar gripes e resfriados.

As plantas medicinais se destacam por serem acessíveis e fáceis de cultivar em casa, sendo uma solução natural para dores leves, digestão e até cuidados com a pele.

Seu cultivo é bem simples, precisando de sol pleno e rega frequente para manter o solo úmido, mas não encharcado. O solo deve ter boa drenagem e ter terra vegetal ou substrato comercial, além de matéria orgânica.

Erva-cidreira

A erva-cidreira (Melissa officinalis), também conhecida popularmente como melissa, é uma planta perene da família da menta. É muito usada por suas propriedades calmantes e sedativas, sendo indicada para aliviar a ansiedade, a insônia e o stress. Também auxilia em distúrbios gastrointestinais leves, como gases e cólicas.

A erva-cidreira (Melissa officinalis) é uma planta perene herbácea da família da menta/hortelã e do boldo, nativa da Europa meridional.

Ela cresce bem em locais ensolarados ou de meia-sombra, com regas regulares para manter o solo úmido. O solo deve ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica.

Guaco

O guaco (Mikania glomerata), também conhecido como guaco-cheiroso, cipó-almecega, cipó-caatinga ou erva-de-cobra, é uma espécie nativa do Brasil. Esta planta é indicada para o tratamento de feridas, varizes e para o alívio de coceiras. Mas principalmente para tratar problemas respiratórios, como gripe, rouquidão, infecção na garganta e tosse.

É uma planta trepadeira, de fácil cultivo e que não exige rega frequente. Mas é essencial garantir sol pleno ou parcial, e o solo ser bem drenado e rico em matéria orgânica.

Capim-limão

O capim-limão (Cymbopogon citratus), também conhecido como capim-santo ou capim-cidreira (não confundir com a erva-cidreira), é uma planta com folhas longas e finas, de forte cheiro e sabor cítrico.

Tem propriedades calmantes, digestivas, diuréticas e antioxidantes. Por isso, ajuda no relaxamento, melhora o sono, alivia cólicas, melhora a digestão, alivia gastrite e refluxo, e pode auxiliar no controle da pressão arterial.

O capim-limão (Cymbopogon citratus) é uma planta herbácea da família Poaceae, nativa das regiões tropicais da Ásia, especialmente da Índia.

Tem crescimento rápido e deve ser cultivado em locais ensolarados, e com solo bem drenado. Regue regularmente, mas evite encharcar o solo. Faça podas regulares para estimular o crescimento.

Erva-doce

A erva-doce (Pimpinella anisum), também conhecida como anis, é uma planta medicinal com propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Por isso, é usada para problemas estomacais e digestivos (como gases, inchaço, prisão de ventre), dor de cabeça, alívio de cólicas menstruais e melhora do sono.

A erva-doce (Pimpinella anisum) tem aroma agradável que promove um efeito relaxante. Crédito: Divulgação.

Deve ser plantada em local com boa quantidade de luz solar, com sol pleno por pelo menos 6 horas por dia. O solo deve ser bem drenado e fertilizado. As regas devem ser frequentes, mas sem deixar o solo encharcado.

Referências da notícia

Plantas medicinais para ter em casa e usar no dia a dia. 28 de agosto, 2025. Viviane Pettersen.

Conheça 13 espécies de plantas medicinais fáceis de cultivar em casa. 2025. Redação Estado de Minas.

As melhores plantas medicinais para ter em casa. 04 de fevereiro, 2025. Matheus Coelho.