Rua do RJ virou referência mundial como a mais "cool" de 2025; veja onde fica e como visitar
A revista britânica Time Out elegeu na semana passada uma rua da capital carioca como a mais “descolada” do mundo de 2025. Descubra aqui que rua é esta e quais os seus atrativos.

A revista britânica Time Out elegeu na quarta-feira (19 de novembro) as ruas mais “cool” do mundo de 2025, ou seja, as mais “descoladas”, “legais”, e colocou em 1º lugar do seu ranking uma rua da cidade do Rio de Janeiro. A rua está no topo mundial, desbancando locais no Japão, em Portugal e na Alemanha, por exemplo.
A publicação destaca a mistura de história, atmosfera boêmia e criatividade da Rua, com estabelecimentos centenários e novos empreendimentos surgindo. Descubra mais abaixo.
Que rua é esta?
Estamos falando da Rua do Senado, que fica no Centro, na região da Lapa. Começa quase na Praça Tiradentes, ganha corpo a partir da Rua do Lavradio – justamente no quarteirão onde fica sua maior efervescência – e só termina na Rua do Riachuelo.
Para elencar o ranking, editores e especialistas de várias cidades do mundo indicam as ruas que melhor representam o espírito local. Depois, a equipe da Time Out avalia critérios como gastronomia, cultura e diversão, e elege então as ruas mais “cool”.
A revista ressalta que a Rua do Senado tem passado por uma "revitalização estilosa", com bares tradicionais e casas históricas convivendo ao lado de novos espaços. E essas novidades têm trazido "uma energia renovada para o local".
Entre os estabelecimentos de destaque da Rua está o Armazém Senado, aberto em 1907, muito conhecido pelo samba ao vivo aos sábados. Considerado um dos bares mais antigos do Brasil, serve petiscos, chopes gelados, e as indispensáveis cervejas de casco. Também o restaurante Lilia, de comida criativa e sazonal, aberto em 2017 e que fica em um sobrado histórico e está entre os restaurantes indicados no Guia Michelin.

Outros locais incluem: o Braseiro Labuta, para quem curte um churrasco, com chope trincando e caipirinhas. Inclusive, a casa foi premiada como o melhor braseiro pela VEJA RIO COMER & BEBER 2024/2025; e o Labuta Bar, um bar intimista com caipirinha gelada, cerveja e petiscos, e com cadeiras de praia coloridas na calçada e muita gente animada.
A recente Destilaria Maravilha também é destaque, com agenda regular de DJs e coquetéis com cachaça e gin. Ela funciona dentro de um casarão antigo, e ali mesmo são produzidos gin, vodca e cachaça artesanais em alambiques visíveis ao público. Além da área interna, com decoração caprichada e pista de dança, a rua se tornou a extensão da casa, sempre com alguma programação musical.

Mas não são só restaurantes por lá; o Solar dos Abacaxis chama atenção. É uma instituição cultural autônoma e colaborativa, sem fins lucrativos, voltada à experimentação em arte e educação, e ocupa uma parte de uma antiga fábrica da Granado do século 20.
Há ainda o Mercado Central, que fica no mesmo prédio do Solar dos Abacaxis, e mistura gastronomia com cultura. Contudo, o espaço está em obras ainda, mas logo deve abrir ao público.
E para quem gosta de garimpar, uma dica é o Atelier Mon et Ton, inaugurado em 2022, que funciona como um brechó cheio de personalidade e com peças (casacos, sapatos, óculos, etc.) de Barcelona.
Referências da notícia
Rua no centro do Rio de Janeiro é eleita a mais ‘cool’ do mundo. 24 de novembro, 2025. Cecilia Carrilho.
Rua do Senado, no Rio, é a mais descolada do mundo em lista internacional. 19 de novembro, 2025. CNN Viagem e Gastronomia.
O que fazer na Rua do Senado, no Centro do Rio, eleita a mais ‘cool’ do mundo pela revista Time Out. 19 de novembro, 2025. Cristina Boeckel/G1 Rio.