Rotas gastronômicas: conheça 7 destinos brasileiros incríveis que unem turismo e gastronomia

Você gosta de viajar e desbravar a gastronomia local? Então conheça aqui 7 destinos brasileiros incríveis que unem descanso, belas paisagens e comidas típicas de “dar água na boca”.

O vatapá paraense se destaca pelos ingredientes únicos e um sabor especial que conquista os paladares. Crédito: Divulgação.

Viajar vai além do que apenas conhecer novos lugares e pontos turísticos… é também uma oportunidade para explorar sabores, aromas e tradições que contam histórias sobre cada destino.

Além disso, a combinação de gastronomia e descanso é fundamental para uma viagem revitalizante. Apreciar uma boa refeição e em um cenário tranquilo e bonito potencializa os momentos de relaxamento e bem-estar.

Se você gosta de viajar e também apreciar a culinária local do destino, então esta matéria é para você. Confira aqui nossa seleção de 7 roteiros turísticos que oferecem uma experiência gastronômica inesquecível!

7 destinos gastronômicos no Brasil

Esses destinos não oferecem apenas uma boa experiência gastronômica, com pratos típicos regionais, mas também paisagens exuberantes. São alguns exemplos da diversidade culinária que o Brasil tem a oferecer. Conheça abaixo.

Belém

Em Belém (Pará), você pode explorar a cultura e a história no Centro Histórico, como o Forte do Presépio e a Basílica Santuário de Nazaré. A Estação das Docas oferece lazer e opções de restaurantes, enquanto o Mangal das Garças proporciona um contato com a natureza. E não deixe de fora o grandioso Teatro da Paz.

A capital do Pará tem uma verdadeira culinária autêntica, baseada em ingredientes típicos da Amazônia, como o tucupi, o jambu e o açaí.

Alguns dos pratos típicos são: maniçoba, conhecido como a “feijoada paraense”, feito com folhas de mandioca brava cozidas por vários dias e combinado com carne de porco e outros ingredientes defumados; pato no tucupi, que é pato cozido em um caldo extraído da mandioca brava (o tucupi), e temperado com jambu (uma erva); vatapá paraense, que é um creme suave de camarão com farinha de trigo, leite de coco, azeite de dendê, chicória, temperos verdes e sal; tacacá, um caldo quente com goma de tapioca, tucupi e jambu.

Manaus

Em Manaus (Amazonas) visite o Centro Histórico para ver o Teatro Amazonas e o Mercado Adolpho Lisboa, experimente passeios de barco para o Encontro das Águas, interaja com botos e comunidades indígenas e visite o Museu da Amazônia (MUSA) para contato com a natureza.

Já em relação à gastronomia, a cidade proporciona uma excelente experiência gastronômica, também baseada em ingredientes amazonenses. Alguns dos pratos típicos são:

O Pirarucu de casaca é feito com o “bacalhau da Amazônia”, camadas de pirarucu seco, banana frita, farofa, batata e outros ingredientes. Crédito: Divulgação.

- Tacacá: Caldo quente feito com tucupi, jambu, goma de tapioca e camarão seco.

- Pirarucu de casaca: prato feito com o peixe pirarucu, farinha, banana-da-terra e temperos regionais.

- X-Caboquinho: um sanduíche feito com pão francês recheado com tucumã (um fruto), queijo coalho, banana frita e manteiga.

Salvador

Indo para a Região Nordeste do país, temos a cidade de Salvador (Bahia), que encanta com sua culinária bem temperada e de forte influência africana. Seus pratos são conhecidos pelos temperos inconfundíveis, e são eles:

- Acarajé: um bolinho de feijão-fradinho frito no azeite de dendê, recheado com vatapá e camarão seco;

- Moqueca Baiana: um ensopado de peixe preparado com leite de coco, azeite de dendê, pimentões, tomates e coentro, servido bem quente com arroz e pirão;

- Bobó de camarão: um creme espesso feito com mandioca, leite de coco e camarão, de textura aveludada.

Para 'turistar', você pode explorar o centro histórico, visitar o Pelourinho, subir no Elevador Lacerda, e conhecer o Mercado Modelo. Visite monumentos como a Igreja e Convento de São Francisco, a Fundação Casa de Jorge Amado, e a Igreja do Bonfim. E claro, curtir as praias, como o Farol da Barra e a Praia do Flamengo.

Recife

Ainda no Nordeste, na capital pernambucana você pode visitar o Recife Antigo, com o Paço do Frevo e o Cais do Sertão, passear de catamarã pelo Rio Capibaribe, conhecer o Instituto Ricardo Brennand, a Cerâmica Francisco Brennand e descansar nas praias, como a Praia de Boa Viagem.

A cidade também tem uma culinária rica, marcada por temperos fortes e sabores autênticos.

O autêntico prato típico 'Arrumadinho' pernambucano com feijão verde, carne de sol e queijo coalho. Crédito: Divulgação.

Os principais pratos típicos da região são: bolo de rolo, um doce feito com camadas finíssimas de massas de pão de ló intercaladas tradicionalmente com goiabada (mas pode ser com outro recheio doce); tapioca, a massa de fécula de mandioca aquecida na chapa e recheada com queijo coalho, coco ralado, carne seca ou outros ingredientes; arrumadinho, um prato composto por carne de sol desfiada, feijão verde, farofa e vinagrete, servido como petisco ou refeição.

Belo Horizonte

A capital mineira é famosa por sua tradição em bares e botecos. Então, além de desfrutar da vida boêmia nos diversos botecos da cidade, você pode visitar o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, a Praça da Liberdade com seu circuito de museus e centros culturais, e apreciar a vista do Mirante do Mangabeiras.

A gastronomia mineira é única, cheia de sabor e rica em ingredientes marcantes que são a cara da região.

O tutu de feijão é um prato muito apreciado pelos mineiros, que combina o sabor marcante do feijão com a riqueza da farinha de mandioca, do bacon e da linguiça, e ganha frescor com a couve refogada. Crédito: Divulgação.

Entre os pratos típicos que você tem que experimentar quando for visitar a região estão: feijão tropeiro, que é uma mistura de feijão, farinha de mandioca, linguiça, ovos e torresmo; o já conhecido em todo o país pão de queijo, mas aqui ele é feito com os famosos queijos mineiros, dando um toque especial ao petisco; tutu de feijão, um feijão cozido e engrossado com farinha de mandioca ou de milho, servido com linguiça e torresmo.

Curitiba

A capital paranaense tem fortes influências europeias devido à imigração de alemães, italianos, poloneses e ucranianos, e isso é refletido também na gastronomia, é claro. O frio curitibano torna algumas experiências gastronômicas ainda mais especiais, como degustar um vinho acompanhado de pratos típicos.

Curitiba tem muitos pontos turísticos para serem visitados: o Jardim Botânico, Parque Barigui, Bosque Alemão, Parque Tanguá, Ópera de Arame, Bosque Papa João Paulo II, Memorial da Imigração Polonesa, e muito mais.

E estes pratos incluem: barreado, uma carne cozida lentamente até desmanchar, servida com farinha de mandioca e banana; pierogi, uma massa recheada de batata, queijo ou carne, de forte influência polonesa, servida cozida ou frita, acompanhada de molho de nata ou manteiga; entrevero, uma mistura de carnes e legumes grelhados (este prato é típico também no Rio Grande do Sul).

Gramado

Com uma cultura fortemente influenciada pela imigração europeia, a região da Serra Gaúcha se destaca pela produção de vinhos excelentes e premiados.

Sopa de capeletti, um prato típico do Sul do Brasil. Crédito: Divulgação.

Na culinária, as culturas italianas e alemãs trazem ótimos pratos como: saeurkraut (chucrute), bolinhos de batata, eisbein (joelho de porco), arroz carreteiro, sopa de capeletti, e claro, o tradicional churrasco. Quanto aos doces, temos a cuca, fondues, sagu e chimias (geléias).

Referências da notícia

Viagem e Gastronomia: 8 Destinos Brasileiros para Quem Ama Comer Bem. 21 de fevereiro, 2025. Camila Fernandes.

Os melhores destinos gastronômicos no Brasil para conhecer em 2025. 21 de fevereiro, 2025. CASACOR Publisher.

Gastronomia da Serra Gaúcha: restaurantes com pratos típicos e onde encontrá-los em Gramado e Canela. 27 de agosto, 2024. Sabrina.