Pinhão no inverno: veja 3 receitas com este alimento típico do Sul do Brasil que está ganhando mercado internacional
O pinhão é um ingrediente muito popular durante o inverno na Região Sul do Brasil, e está conquistando também o mercado externo. Veja aqui 3 receitas fáceis para fazer com esta semente cheia de sabor.

O pinhão, tradicionalmente consumido no inverno pois é o período de sua colheita, é um alimento típico da Região Sul do Brasil e carrega muitas memórias afetivas: a família reunida em volta de um fogão a lenha, ou até mesmo em um convencional, degustando essa semente da araucária cozida ou tostada.
Um alimento adorado por muitos e que está rompendo fronteiras, conquistando consumidores no exterior. Produtores estão vendendo as sementes para outros países. Veja abaixo mais informações.
Pinhão vira negócio também no exterior
O pinhão tem uma produção nacional média de cerca de 13,5 mil toneladas por ano, concentrada nos três estados da Região Sul do país. Segundo dados da EMATER, a estimativa de produção de pinhão para 2025 no Rio Grande do Sul é de aproximadamente 860 toneladas. Em Santa Catarina, a expectativa é de uma produção de 4.500 toneladas.
E a semente, que já faz sucesso aqui no país, rompeu as fronteiras e está virando negócio no mercado internacional.
No ano passado, produtores da região de Campos do Jordão, em São Paulo, exportaram 6 toneladas de pinhão para os Estados Unidos, e este ano já foram 12 toneladas.
No último ano, produtores de Santa Catarina exportaram 6 toneladas de falha (as escamas achatadas que compõe a pinha) e 400 kg de sementes para a China. O país asiático usa a falha para artesanato e também extraem o óleo da semente para indústria cosmética.
3 receitas fáceis e deliciosas com o pinhão
O pinhão é muito apreciado cozido, mas é um ingrediente versátil na culinária, sendo possível fazer vários preparos com ele. Veja abaixo 3 dicas de receitas incríveis e fáceis para você testar com a semente:
Farofa de pinhão
Esta receita combina muito bem como acompanhamento de carnes ou no churrasco. Você vai precisar de: 1 xícara de pinhão cozido e picado; 1/2 cebola média picada; 2 dentes de alho picados; 2 colheres (sopa) de manteiga; 1 xícara de farinha de mandioca; sal, salsinha e cebolinha à gosto.

Modo de preparo: Em uma frigideira derreta a manteiga e refogue a cebola e o alho até dourar. Acrescente o pinhão picado e refogue por mais alguns minutos. Vá colocando a farinha de mandioca aos poucos, mexendo sempre. Acerte o sal, finalize com a salsinha e a cebolinha e está pronto! Uma dica: você pode colocar bacon picado frito também.
Paçoca de pinhão com carne
Esta receita é ótima para servir com arroz e feijão, ou como recheio de pastel assado. Os ingredientes são: 1 xícara de pinhão cozido e triturado; 300g de carne moída (patinho ou acém); 1 cebola média picada; 2 dentes de alho picados; sal, pimenta do reino, cominho, salsinha e cebolinha à gosto.
Modo de preparo: Refogue a cebola e o alho até dourar. Acrescente a carne moída e cozinhe até secar bem. Tempere com o sal, cominho, pimenta, salsinha e cebolinha (tudo à gosto) e misture o pinhão triturado. Cozinhe por mais 5 minutos, mexendo sempre, e está pronto.
Sopa cremosa de pinhão
Esta delícia você pode desfrutar junto com torradinhas ou pão. Os ingredientes são: 2 xícaras de pinhão cozido e triturado, 1 talo de alho-poró cortado; 1 cebola média picada; 2 colheres (sopa) de manteiga; 1 litro de caldo de legumes (ou de carne); 100ml de creme de leite; sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto.
Modo de preparo: Refogue a cebola e o alho-poró na manteiga até ficarem macios. Junte o pinhão triturado e mexa bem. Adicione o caldo e deixe ferver por 10 minutos. Bata tudo com um mixer ou no liquidificador até virar um creme. Volte ao fogo, acrescente o creme de leite e ajuste os temperos à gosto. Pronto!
Referências da notícia
Pinhão no inverno: conheça 5 receitas típicas e nutritivas da culinária gaúcha. 05 de julho, 2025. Adriano Ribeiro.
Pinhão começa a ganhar mercado internacional. 01 de julho, 2025. Luciana Franco.
Falha do pinhão: do descarte à exportação para a China. 16 de maio, 2025. Mônica Rossi.