Destino baiano imperdível para o verão: refúgio rodeado por natureza que mistura trilhas e mar cristalino
Um destino charmoso no litoral sul da Bahia, conhecido pelas praias paradisíacas emolduradas pela Mata Atlântica, e ideal para a prática de surf e o ecoturismo. Descubra aqui que lugar é este.

No litoral sul da Bahia, entre o mar e as serras cobertas pela Mata Atlântica, está uma pequena cidade que abriga muitas belezas naturais entre praias paradisíacas e trilhas ecológicas, além da tradicional culinária local.
Estamos falando de Itacaré, que integra a famosa Costa do Cacau e situa-se a cerca de 250 km de Salvador (via ferry-boat) e a apenas 75 km de Ilhéus. É considerada o refúgio perfeito para amantes da natureza.
A cidade se tornou um dos mais disputados destinos da Costa do Cacau, atraindo surfistas e amantes de praias desertas. Conheça mais sobre este destino exuberante.
O que fazer em Itacaré (BA)
Com grande área de preservação ambiental, Itacaré ainda consegue manter o clima de beleza intocada em várias praias da região. Aliás, as suas praias são os grandes atrativos dos turistas, e cada uma tem suas particularidades.
Entre as principais praias, estão: a Praia da Concha, com águas calmas perfeitas para o banho e com ampla infraestrutura; a Praia de Itacarezinho, com faixa de areia extensa (3,5 km) com coqueiral e reduto dos surfistas; a Praia da Tiririca; que é o ‘templo’ do surf local, com ondas fortes, pista de skate e muito agito jovem; e a Praia de Jeribucaçu, uma enseada selvagem onde o Rio Jeribucaçu encontra o mar, criando uma lagoa de água doce perfeita para banho.

Além das praias, Itacaré também oferece trilhas em meio à natureza, como a Trilha das Quatro Praias, e cachoeiras, como a do Tijuípe, que é indispensável para quem quer tomar um banho em águas doces naturais em meio à densa vegetação. E ainda é possível praticar esportes como rafting, arvorismo e caiaque.
A Rua da Pituba é um ponto de destaque, concentrando restaurantes, lojas e bares, enquanto a Passarela da Vila oferece opções de música ao vivo. Não deixe de observar o pôr do sol no Pontal ou na Ponta do Xareú, uma experiência única.
Sobre hospedagem, o centro da cidade oferece várias pousadas, e a área da Praia da Concha tem boas opções de infraestrutura.

Quando ir visitar? Se a ideia é relaxar, o período de maio a outubro representa a melhor época para visitar a região, pois os dias costumam ser ensolarados, a temperatura fica mais amena e a cidade está menos movimentada. A alta temporada vai de dezembro até o Carnaval e, nesse período, a cidade fica cheia de turistas e o clima esquenta.
Como chegar? O aeroporto mais próximo é o de Ilhéus (IOS), a cerca de 75 km, com acesso pela rodovia BA-001. Outra opção para quem deseja chegar por via aérea é o Aeroporto Internacional de Salvador (SSA), distante 270 km via balsa de Itaparica ou 391 km via BR-101. Tanto a partir de Ilhéus quanto de Salvador, será necessário fazer o trecho final de ônibus ou carro, sempre pela BA-001.
Referências da notícia
Uma cidade do litoral da Bahia chama atenção pelo encontro da Mata Atlântica com águas cristalinas que brilham. 18 de janeiro, 2026. Maura Pereira.
O que fazer em Itacaré - Bahia. 2026. Monique Renne.