Cidades históricas: 6 destinos incríveis no Brasil que são uma verdadeira viagem ao passado

Essas 6 cidades incríveis preservam o patrimônio cultural brasileiro e nos contam mais sobre a história do nosso país, com construções coloniais, igrejas imponentes e tradições que atravessam gerações.

Capela de Santa Rita, na cidade histórica de Paraty (Rio de Janeiro). Crédito: Divulgação.

O Brasil abriga várias cidades históricas que guardam importantes testemunhos do seu passado colonial e imperial, abrigando um vasto legado arquitetônico e cultural.

Muitas das cidades históricas do Brasil são reconhecidas como Patrimônio Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

O Período Colonial do Brasil ocorreu de 1530 a 1822, estendendo-se desde o descobrimento do país pelos portugueses até a sua independência, período em que éramos uma colônia de Portugal. Já o Império foi o período da história brasileira que se iniciou com a independência em 1822 e estendeu-se até 1889, quando a República foi proclamada.

Marcas desses passados ainda existem em algumas cidades. São destinos perfeitos para aqueles que procuram conhecer um pouco mais da cultura, da tradição e do passado do nosso país. Então, veja abaixo a lista com dicas de 6 cidades históricas incríveis para você conhecer.

6 cidades históricas para visitar no Brasil

Prepare seu roteiro para conhecer os destinos que preservam construções e tradições brasileiras, e aprender um pouco mais sobre a cultura e o passado do nosso país. São lugares que valem a pena uma visita!

Paraty (RJ)

Fundada em 1667, Paraty, no Rio de Janeiro, chama atenção por suas ruas de paralelepípedos e casarões coloridos que remontam ao período colonial. Fez parte do 'Caminho do Ouro' que ligava as minas de ouro de Minas Gerais ao porto da cidade.

Suas ruas do centro histórico ainda têm o calçamento chamado ‘pé-de-moleque’, que era feito por escravos para a passagem de carroças e carros de boi.

O centro histórico de Paraty tem cerca de 300 edifícios coloniais, incluindo igrejas barrocas, casas, lojas e museus, além de praças históricas e fortes militares.

É reconhecida pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como Patrimônio Histórico Nacional devido ao tombamento do seu conjunto arquitetônico e paisagístico em 1958.

Petrópolis (RJ)

A cidade de Petrópolis fica na região Serrana do Rio de Janeiro, e foi moradia da família imperial de Dom Pedro II no século 19. O imperador se encantou com o clima da região durante uma visita, e acabou escolhendo como a morada da coroa portuguesa durante o verão no Brasil.

Museu Imperial em Petrópolis (Rio de Janeiro). Crédito: Depositphotos.

Por lá, existem construções de palacetes e casarões que foram muito bem preservados.

Entre os pontos turísticos importantes destacam-se: o Museu Imperial, que abriga milhares de itens do império brasileiro, incluindo o trono e a coroa do imperador; a Catedral de São Pedro de Alcântara, que abriga o mausoléu da família imperial, contendo os restos mortais de Dom Pedro II, Dona Teresa Cristina, Princesa Isabel e Conde d’Eu; e o Palácio de Cristal, um monumento de ferro e vidro encomendado pelo Conde d'Eu e que a Princesa Isabel usou em 1888 para sediar um evento de libertação dos escravos da cidade, assinando as cartas de euforia que os libertaram.

Tiradentes (MG)

Esta cidade mineira foi fundada por volta de 1702 como um arraial para a extração de ouro.

A cidade se chamava Vila de São José e foi ali que nasceu o herói da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, apelidado de Tiradentes, já que era dentista. Ele também era minerador, militar, tropeiro e ativista, e foi morto enforcado em 1972 e deu nome à cidade após a proclamação da República, em 1889.

A Igreja Matriz de Santo Antônio é o mais antigo e principal templo católico de Tiradentes, no Brasil. Crédito: Divulgação.

A cidade é patrimônio histórico nacional, tendo suas casas antigas, lampiões, igrejas e monumentos recuperados. A Igreja Matriz de Santo Antônio, de 1710, é a segunda igreja com mais ouro do Brasil e o principal templo católico de Tiradentes no país.

E Tiradentes mantém até hoje a locomotiva a vapor de 1881, a chamada Maria Fumaça, que liga a cidade a São João del Rei, oferecendo uma viagem nostálgica e cultural através de paisagens da Serra de São José e do Rio das Mortes.

Ouro Preto (MG)

Também em Minas Gerais, temos Ouro Preto, que foi a primeira cidade brasileira a receber o título de Patrimônio Mundial conferido pela UNESCO, em 1980.

Chamada antigamente de Vila Rica, foi lá que se desenrolou a Inconfidência Mineira, movimento contra a Coroa portuguesa que teve justamente o herói Tiradentes como o seu integrante mais conhecido. A cidade era um dos principais pontos de captação de ouro para Portugal.

Centro histórico de Ouro Preto, Minas Gerais. Crédito: iStock.

Com uma arquitetura barroca, casarões bem preservados, ruas de paralelepípedos íngremes e sinuosas, a cidade tem museus com obras de artistas renomados, como Aleijadinho e Mestre Ataíde. Um exemplo é a icônica Igreja de São Francisco de Assis, projetada por Aleijadinho.

Porto Seguro (BA)

A cidade de Porto Seguro, na Bahia, está localizada na região conhecida como ‘Costa do Descobrimento’, onde, em 1500, a expedição de Pedro Álvares Cabral desembarcou no Brasil.

O seu centro histórico conta com pontos turísticos importantes para a história do país, como a Igreja de Nossa Senhora da Penha e a Casa de Câmara e Cadeia, que funciona como museu e exibe objetos e ferramentas de povos indígenas que habitavam a região antes da chegada dos portugueses.

Olinda (PE)

Olinda, em Pernambuco, foi a segunda cidade brasileira, depois de Ouro Preto, a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural pela UNESCO, em 1982.

Fundada em 1535, a cidade tem um conjunto arquitetônico colonial preservado, com casarões, museus, igrejas barrocas e ladeiras que remetem ao período da colonização. Olinda é marcada, especialmente, por suas igrejas antigas, como a Catedral da Sé e o Convento de São Francisco.

Mosteiro de São Bento, em Olinda, Pernambuco, construído a partir de 1586, mas foi reconstruído a partir de 1654 sob o estilo Barroco. Crédito: IPHAN.

Foi um centro urbano importante durante a época imperial brasileira e um dos locais mais ricos do país graças à extração de pau-brasil e à produção de cana-de-açúcar.

Referências da notícia

As cidades históricas mais incríveis para visitar no Brasil. 09 de junho, 2025. Redação C. B. Radar.

As 8 cidades históricas do Brasil que são uma verdadeira viagem no tempo. 26 de setembro, 2023. Redação National Geographic Brasil.

8 cidades históricas brasileiras que vale a pena conhecer. 10 de agosto, 2024. Portal Edicase/Redação.