Primavera: época de flores, raios e tempestades!

A primavera já começou, além de nos trazer de volta as flores essa estação também nos traz as chuvas e tempestades! Nesse período do ano a ocorrência de raios é alta, por isso é importante saber como se prevenir!

Junto com o calor e as chuvas, na primavera temos o retorno das fortes tempestades elétricas.

A primavera começou no dia 22 de setembro, e já estamos observando algumas mudanças referentes a esse novo período. As árvores e plantas começaram a florescer, as temperaturas voltaram a subir, os dias passaram a ficar um pouco mais longos e as chuvas têm retornado em grande parte do Brasil!

Porém, as tão aguardadas chuvas muitas vezes vêm em forma de tempestades severas, com raios, relâmpagos e trovões! Isso ocorre porquê nesse período a atmosfera passa a ficar mais quente e úmida, tornando-a mais instável e propícia a formação de chuvas. Além disso, por ser uma transição entre inverno e verão, ainda ocorrem incursões de ar mais frio. O choque entre as massas de ar frio e quente intensifica os movimentos verticais que formam as nuvens de chuva, fazendo com que elas se desenvolvam ainda mais e se transformem em grandes tempestades com alta probabilidade de formação de raios!

O Brasil é um dos países com maior ocorrência de raios no mundo. De acordo com um levantamento feito no ano passado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), referente aos últimos seis anos, são cerca de 77.8 milhões de ocorrências de raios por ano no Brasil! Grande parte ocorre no período entre primavera e verão, entre os meses de outubro a março. Entretanto, estudos mostram que o maior mês de incidência é o mês de outubro. Isso pode estar associado a maior ocorrência de Complexos Convectivos de Mesoescala nos estados do Sul e Centro-oeste do Brasil, típicos desse mês.

Como se proteger durante uma tempestade elétrica?

De acordo com o Elat, a chance de uma pessoa ser atingida diretamente por um raio é baixa, menor do que 1 a cada um milhão. Mas se você estiver numa área descampada durante uma tempestade, as chances aumentam para 1 em cada mil. Entre 2000 e 2017, 2044 pessoas morreram atingidas por raios do Brasil, grande parte enquanto exerciam atividades rurais (25%), 15% dentro de suas casas, 10% próximas a veículos, 8% embaixo de árvores, 7% jogando futebol, 5% sob algum pequeno abrigo e 4% na praia.

Algumas redes de detecção, como a Starnet, monitoram a ocorrência de raios em tempo real. Fonte: Starnet IAG/USP.

Por isso, é extremamente importante estar atento a previsão do tempo e a ocorrência de tempestades, além de acompanhar as plataformas que monitoram a ocorrência de raios em tempo real, como a rede Starnet. Além disso, é preciso saber o que fazer e evitar durante uma tempestade:

  • Evite ficar em campos abertos, como praias, campo de futebol, pastos e plantações.
  • Não fique perto de objetos que conduzem eletricidade, como telefone com fio, celular conectado ao carregador e objetos metálicos grandes, como veículos!
  • Os veículos são bons abrigos se você estiver dentro deles, com as portas e janelas fechadas, sem encostar na lataria durante a tempestade.
  • Se estiver na rua, procure abrigo dentro de veículos, casas e prédios com proteções contra raios. Evite ficar próximo de postes, placas, cercas e não fique embaixo de árvores.
  • A água também conduz eletricidade, então evite ficar perto de corpos d’água como poças e piscinas.