Você conhece o estranho fenômeno “Hair Ice”?

Em uma tradução livre, Hair Ice significa “cabelo de gelo” ou “gelo capilar” e essa expressão realmente descreve a sua aparência. O Hair Ice é um tipo raro de formação de gelo que se forma na presença de um fungo em particular em madeiras que estão apodrecendo.

Davi Moura Davi Moura 15 Jun. 2019 - 12:46 UTC
Identificado a mais de 100 anos, a formação do Hair Ice demorou décadas para ser explicada.

O homem já está no planeta Terra há mais de 100 mil anos e ainda sim a natureza continua nos impressionando com as inúmeras possibilidades de fenômenos. A formação do Hair Ice é mais um espetáculo da natureza. Um dos primeiros registros do fenômeno foi feito por Alfred Wegener (o descobridor da deriva continental) em 1918. Ele observou um gelo estranho se formando apenas em madeiras em putrefação e propôs a teoria de que um fungo específico deve ser o catalisador para a formação dos suaves e sedosos cabelos de gelo.

As condições exigidas para a formação do Hair Ice são extremamente específicas, daí a relativa escassez de ocorrências do evento. Para o Hair Ice se formar é necessário que uma madeira úmida e podre de uma árvore de folha larga esteja em um ambiente de ar úmido e uma temperatura ligeiramente abaixo de 0°C. Geralmente, o evento ocorre no inverno úmido entre as latitudes de 45 ° N e 55 ° N.

Em 2015, os cientistas Hofmann, Mätzler e Preuß determinaram a causa exata do fenômeno do Hair Ice ligando sua formação à presença de um fungo específico chamado Exidiopsis effusa. Eles descobriram que a presença do fungo levou a um processo chamado "segregação de gelo". Quando a água presente na madeira congela, cria uma barreira que retém o líquido entre o gelo e os poros da madeira.

Isso cria uma força de sucção que empurra a água para fora dos poros até a borda da superfície do gelo, onde ela congela e se estende para fora. Como isso se repete, empurra um fino 'cabelo' de gelo para fora da madeira, que tem cerca de 0,01 mm de diâmetro. Quando o fungo não está presente, o gelo ainda se forma, mas em uma estrutura semelhante a uma crosta.

O Hair Ice também é influenciado pela estrutura da madeira. Tufos podem crescer para fora de um galho, formando uma parte central muito parecida com o cabelo humano e podem se estender em linha reta ou se curvar em direção ao galho. O padrão curvado de crescimento radial é o mais comum. Acredita-se que um inibidor presente no fungo permite que os filamentos de gelo se estabilizem, permitindo a formação do belo fenômeno e permitindo que o gelo capilar mantenha sua forma muitas vezes por várias horas.

Publicidade