Variações climáticas afetaram o tamanho do corpo humano

O estudo realizado com fósseis humanos chegou à conclusão de que as mudanças no clima têm sido o gatilho para alterações na estrutura óssea dos corpos humanos. Te contamos mais aqui!

Evolución homo sapiens
De acordo com uma pesquisa recente, a temperatura do ar seria a variável meteorológica que gerou as alterações significativas no tamanho do corpo humano.

São muitas as pesquisas que analisam eventos em cadeia gerados devido às mudanças climáticas. Mas, desta vez, foram publicados resultados diretamente relacionados com o corpo humano. Tal estudo foi publicado há alguns dias na revista Nature Communications e realizado por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Tübingen, na Alemanha, e da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Resultados impressionantes

Durante o último milhão de anos, o tamanho médio do corpo humano sofreu modificações significativas devido às mudanças climáticas. Para chegar a este resultado, a equipe científica coletou informações sobre o corpo e o tamanho do cérebro de mais de 300 fósseis. O foco da pesquisa era a família "Homo", à qual pertencemos, mais conhecida como "Homo sapiens".

Posteriormente, foi elaborada uma reconstrução dos vários climas da Terra que existiram no último milhão de anos. Estes dados foram então cruzados para responder à pergunta: Como era o clima quando estes fósseis estavam vivos?

A equipe da pesquisa descobriu que a principal variável meteorológica que causou a alteração do tamanho do corpo foi a temperatura do ar. Verificaram que em climas mais frios o corpo humano era maior, enquanto que em climas mais quentes era mais pequeno.

A que se deve esta relação? Andrea Manica, da Universidade de Cambridge, explica que os corpos maiores são capazes de proteger os seres humanos sob temperaturas mais baixas. Por consequência, o calor pode ser conservado de forma mais eficiente. Manica acrescenta também que esta relação é observada até em animais, e que agora ela pode ser apoiada pela descoberta das modificações observadas no tamanho do corpo humano.

O que acontece com o tamanho do cérebro?

Sobre isto, os resultados da pesquisa não são claros. Isto porque foram encontradas tantas variações no tamanho dos cérebros que não é possível explicá-las apenas pelas mudanças no clima.

Em climas mais frios o corpo humano é maior, para conseguir conservar o calor de forma mais eficiente.

Porém, o que foi conclusivo foi que os cérebros maiores estavam associados a ambientes mais estáveis. Além disso, estavam localizados em áreas mais abertas, dando indícios de que os nossos antepassados caçavam grandes mamíferos.

Em relação aos eventos climáticos extremos que vemos hoje, os pesquisadores acreditam que é pouco provável que eles nos afetem drasticamente, por enquanto. Devemos considerar que os resultados publicados consideram períodos de tempo de dezenas de milhares de anos. Ou seja, o que estamos experimentando nos dias de hoje teria impacto na evolução humana futura.