Uma explosão global de alergias alimentares está acontecendo. Qual a causa?

Mais de 70% da população do Reino Unido poderia ter uma alergia alimentar até 2060, de acordo com um dos principais especialistas em alergias. O que está provocando este aumento?

O que está a alimentar a explosão global de alergias?
Mais de 70% da população do Reino Unido poderia ter uma alergia alimentar até 2060. Imagem: cottonbro-studio/Pexels.

Uma epidemia mundial de alergia alimentada pela perda de biodiversidade, poluição, dieta e urbanização poderá ser a causa de mais de 70% das pessoas no Reino Unido com alergias alimentares até 2060, avisa um dos principais especialistas em alergias.

Sir Stephen Holgate, Professor clínico de Imunofarmacologia do Conselho de Investigação Médica (MRC, em inglês) da Universidade de Southampton, apela a um programa urgente de ensaios clínicos globais, centrado no desenvolvimento da imunidade entre os bebés, para combater as causas ambientais da explosão global em casos de alergia.

Uma em cada três pessoas no Reino Unido tem uma alergia, com sensibilidades que vão desde as alergias alimentares e medicamentosas até à asma e eczema. Estudos recentes do British Medical Journal estimam que entre dois a três milhões de pessoas no Reino Unido vivem com alergias alimentares, mas na trajetória atual, 70% da população do Reino Unido poderia ter uma até 2060.

Holgate quer pôr fim ao "aumento implacável das alergias nas nossa população", através da formação de uma resposta imunitária semelhante às nossas aprendizagens com o programa de vacinação Covid.

"A prevenção é melhor adquirida no útero e no início da vida, porque uma criança em desenvolvimento possuí uma condição imunológica mais moldável", diz ele. "O que é necessário agora são grandes ensaios clínicos globais para determinar se a modificação do microbioma pulmonar e intestinal no início da vida através de imunidade treinada pode proteger contra o desenvolvimento de alergias".

Perda da biodiversidade que alimenta as alergias

Durante um discurso de abertura do Global Allergy Symposium da British Society for Allergy and Clinical Immunology (BSACI), Holgate observou o desenvolvimento de programas em massa para travar e inverter um aumento das alergias. Estes poderiam utilizar como tratamentos extratos bacterianos semelhantes aos encontrados no pó de explorações pecuárias ou no leite de vaca minimamente processado, ambos os quais se revelaram promissores em estudos-piloto.

Discutiu também os resultados de um importante workshop organizado pela The Natasha Allergy Research Foundation em setembro de 2022. Estudos globais demonstram que o aumento das alergias está sendo impulsionado por uma perda de biodiversidade, enquanto que "a criação de gado e outros aspetos do ambiente rural protegem claramente contra o desenvolvimento das alergias", disse Holgate.

Ele citou um estudo americano que compara duas comunidades imigrantes com ascendência comum mas com estilos de vida diferentes: os Amish, que mantiveram a agricultura familiar tradicional em fazendas individuais que trabalhavam manualmente em hangares de gado, e os Hutteries, que abraçaram o estilo de vida da agricultura comunitária americana e utilizavam a agricultura mecânica.

O que está a alimentar a explosão global de alergias?
O ambiente agrícola é a chave para prevenir as alergias? Imagem: Kat Smith/Pexels.

"Se olharmos para a prevalência da asma e da alergia, verá uma enorme diferença. Os Amish estão imensamente protegidos, os Hutterites não", diz Holgate. "Resultados semelhantes foram relatados em todo o mundo, onde as comunidades escolheram estilos de vida diferentes e mais tradicionais".

O ambiente agrícola, onde os humanos estão em estreito contato com animais e expostos a micróbios ambientais, pode proteger contra o desenvolvimento precoce de doenças alérgicas. Em contraste, a diminuição da biodiversidade é responsável pelo enfraquecimento das reações imunitárias protetoras.

Não há tempo a perder

"É bastante claro que a perda da biodiversidade e do ambiente são fatores-chave que afetam o enorme aumento do número de pessoas com alergias", diz Nadim Ednan-Laperouse OBE, co-fundador da The Natasha Allergy Research Foundation. "Não há tempo a perder para enfrentar a crise das alergias e do ambiente". É crucial que novos estudos de referência neste campo sejam agora totalmente financiados".

O Chefe do Executivo da BSACI, Fiona Rayner, afirmou: "A nossa compreensão dos fatores ambientais que causam as alergias e as intervenções eficazes é um enorme avanço. Por conseguinte, apelamos aos nossos colegas a nível global para que realizem ensaios clínicos para proteger e prevenir o desenvolvimento futuro das alergias".