Um sinal de rádio que se repete está vindo de um exoplaneta igual a Terra

Astrônomos detectaram um sinal de rádio vindo de um exoplaneta que estava se repetindo. O sinal de rádio está associado a um exoplaneta relativamente próximo a nós e do tamanho da Terra.

Um exoplaneta foi descoberto emitindo sinais em rádio
Um exoplaneta com tamanho próximo ao da Terra foi descoberto emitindo sinais em rádio.

Essa semana foi publicado na revista Nature um estudo no qual astrônomos detectaram um sinal de rádio vindo de um exoplaneta. O exoplaneta estaria a cerca de 12 anos-luz de distância de nós, uma distância relativamente pequena em termos astronômicos.

O interessante é que esse exoplaneta, chamado de YZ Ceti b, tem aproximadamente o tamanho da Terra. O exoplaneta orbita uma estrela anã vermelha que gira lentamente. O planeta orbita sua estrela em apenas 2 dias.

Evidências mostram que o sinal é devido a proximidade do planeta com sua estrela. O indício é que o planeta possua campo magnético e isso é de extrema importância na procura de vida fora da Terra.

A descoberta do YZ Ceti b

Utilizando o conjunto de telescópios do Karl G. Jansky Very Large Array no Novo México, o astrofísico Sebastian Pineda da Universidade de Colorado Boulder capturou sinais fortes de ondas de rádio vindo do sistema YZ Ceti.

Primeiro foi observado um pico de ondas de rádio e logo após receberam outros picos de forma periódica. Os sinais estão associados a um sistema composto por uma estrela anã vermelha e seu planeta do tamanho da Terra.

O sistema da estrela anã vermelha com o planeta de tamanho semelhante ao daTerra estão a cerca de 12 anos-luz de distância da Terra e o planeta orbita sua estrela em apenas 2 dias.

O planeta está muito próximo de sua estrela para ter vida, porém ele pode nos ensinar mais sobre procurar uma propriedade essencial para a busca de vida: campos magnéticos.

A função dos campos magnéticos

Os campos magnéticos são gerados por um complicado fenômeno que começa no centro dos planetas. A própria Terra tem um campo magnético que é gerado por partículas carregadas no núcleo líquido. O campo magnético terrestre é importante para proteger contra ventos solares.

A própria atmosfera terrestre e a vida na Terra são possíveis graças ao campo magnético que está em torno do planeta. Sem esse campo magnético, a Terra estaria desprotegida contra objetos espaciais e até a própria interação do Sol.

youtube video id=2rSkBL7jIHI

Porém, planetas podem não ter um campo magnético presente. Encontrar um campo magnético é um bom indicativo para encontrar um planeta que possa ser considerado habitável.

Como o sinal de raio é formado no sistema YZ Ceti?

Para um sinal de radio ser observado na Terra é necessário que ele seja forte o suficiente para que os nosso telescópios consigam captar. Por isso é tão difícil observar campos magnéticos de planetas do tamanho da Terra, eles são fracos demais.

No caso do sistema YZ Ceti, os pesquisadores perceberam que a proximidade dele com a estrela faz ocorrer um fenômeno curioso.

Plasma que escapa da estrela interage com o campo magnético do planeta, o plasma recua voltando a estrela e interagindo com o campo magnético da estrela.

Com esse fenômeno, é formado uma aurora na interação dos dois. Os pesquisadores do artigo acreditam que nós estamos observando essas auroras sendo formadas.

Um planeta habitável próximo a nós?

Segundo o artigo, ainda é necessário mais estudos e observações para confirmar se o planeta possui campos magnéticos. Além disso, se for confirmado a existência de auroras no planeta é um indicativo que ele possui uma atmosfera.

Esse estudo é relevante já que mostra uma nova forma de procurar planetas com campos magnéticos em torno de estrelas: basta procurar as auroras.