Três formas ecológicas de construir seu próprio ar condicionado doméstico

O verão está terrível este ano! Te mostramos aqui três formas de construir um aparelho de ar-condicionado para sua casa, ecológico e muito mais barato, como uma alternativa eficiente para enfrentar as altas temperaturas.

ar condicionado caseiro, eco cooler
Ar condicionado caseiro: mais econômico e ecológico.

O ar condicionado é um aparelho cada vez mais necessário em residências e locais de trabalho, embora não seja uma necessidade básica para todos. Em algumas regiões do planeta o dia a dia torna-se muito difícil sem eles. Infelizmente, este dispositivo é inacessível para muitos, devido ao alto custo de energia elétrica que representa, e também porque certas características de construção são necessárias para o seu correto funcionamento.

Por isso, propomos alguns métodos para que você possa substituir um ar condicionado sofisticado por sistemas mais simples e rudimentares, que costumam ser muito eficientes, econômicos e também ecológicos. Te apresentamos três tipos de aparelhos caseiros para passar um verão mais ameno.

1- "Eco Cooler" 100% ecológico

    Trata-se do projeto da Grameen Intel Social Busineess Limited, uma empresa de Bangladesh que trabalha para encontrar soluções tecnológicas que possam ser disponibilizadas para toda a população. O "Eco Cooler" é um ar condicionado doméstico, econômico e ecológico, uma verdadeira maravilha da engenharia.

    youtube video id=op_TO0wP4kI

    Trata-se de uma tábua caseira sobre a qual é colocada uma série de garrafas plásticas recortadas (ver Figura 1), que são as que finalmente fazem todo o trabalho. Os testes deste sistema realizados em Bangladesh (país que frequentemente chega a 45°C no verão) mostram uma queda na temperatura interna de casas com telhado de zinco de até 5 graus (ver Figura 2 com os passos para a construção).

    ar condicionado, eco cooler
    Figura 1: Painel do Eco Cooler

    A base científica por trás desta invenção é o efeito Joule-Thomson (também conhecido como Joule-Kelvin), que consiste no fato de que a temperatura ambiente de um sistema diminui ou aumenta ao permitir que o sistema se expanda livremente, mantendo a entalpia constante. Lembre-se de que a entalpia é a quantidade de energia térmica que um corpo troca com o ambiente.

    O efeito Joule-Thomson tem relação com a diminuição da temperatura de um gás à medida que ele se expande rapidamente.
    ar condicionado, "eco cooler", passos para construção
    Figura 2: Etapas para construir seu próprio Eco Cooler

    Todos os gases (exceto hidrogênio, hélio e néon) resfriam quando expandidos pelo processo Joule-Thomson, que é quando eles são espremidos por um orifício (esses três gases citados acima experimentam o mesmo efeito, mas apenas em temperaturas mais baixas).

    2- Ar condicionado com gelo e ventilador

      Utilizando gelo e um ventilador, juntamente com alguns outros elementos complementares, como garrafas de plástico, baldes ou isopor, e alguns tubos ou canos, você pode obter diferentes formatos de ar condicionado doméstico. Neste caso, é necessária energia elétrica para fazer o ar caseiro funcionar, não é 100% ecológico como o Eco-cooler, mas funciona se você quiser resfriar um ambiente por um período não muito longo.

      ar condicionado caseiro com gelo e ventilador
      Ar condicionado doméstico fácil: coloque garrafas com água gelada e gelo em frente ao ventilador.

      A ideia é que o ar circule sobre uma superfície congelada e dê calor a ela, de modo que resulte em um ar mais frio, resfriando o ambiente. A maneira mais simples é colocar garrafas de água gelada ou uma bacia com pedras de gelo na frente de um ventilador pequeno. Mas para melhorar a eficiência do método, uma maneira simples também é colocar garrafinhas de água gelada atrás do ventilador.

      Recomenda-se colocar duas ou três colheres de sopa de sal grosso na água que será congelada para esta finalidade, mexer bem até dissolver e pôr no congelador. Isso porque a água salgada tem ponto de congelamento mais baixo. A temperatura da água salgada é menor que a da água pura. Por exemplo, a água com 10% de sal congela apenas a -6°C e não a 0°C, isso tornará o ar condicionado de sua casa mais eficiente.

      youtube video id=NYYNMAEuYW8

      Você pode congelar diretamente as garrafas fechadas e, assim, colocá-las com muito cuidado na parte de trás do ventilador (instale-as bem firmemente para evitar acidentes). A água ao descongelar-se nunca deve entrar em contato com os fios elétricos, nem com a parte que envolve o motor do ventilador.

      No vídeo acima te mostramos uma opção que consiste em encher essas garrafinhas com cubos de gelo de água salgada e fazer algumas perfurações para que o ar fique em contato mais direto com o gelo. Deixamos também abaixo o vídeo que mostra o passo a passo bem simples de executar.

      ar condicionado
      Ar condicionado doméstico (feito em casa).

      Na foto anterior e nas seguintes você verá outras alternativas, neste caso o gelo está dentro de um isopor, ou dentro de um balde forrado com uma camada desse material isolante.

      ar condicionado
      Ar condicionado doméstico para áreas externas.

      Esses recipientes de gelo têm dois tipos de tiragem, uma maior onde um pequeno ventilador é embutido e instalado, e do outro lado as perfurações onde conectamos tubos ou canos para a saída do ar mais fresco.

      Ar condicionado doméstico
      Ar condicionado doméstico: ventilador, recipiente de isopor e tubos para o ar fresco escapar.

      No vídeo abaixo é explicado o passo a passo para construí-lo.

      youtube video id=HxSLbpAwibg

      3- Ar condicionado com tubos de cobre e bomba d'água

      Aos mesmos materiais do caso anterior: gelo, isopor, canos ou tubos e um ventilador. Agora, adicionamos tubos de cobre e uma pequena bomba d'água (como as de aquários). O método é um pouco mais sofisticado, mas ainda é simples e será o seu ar condicionado doméstico perfeito.

      Ar condicionado caseiro
      Transforme seu ventilador em um eficiente ar condicionado doméstico.

      A ideia consiste em colocar o tubo de cobre em espiral atrás do ventilador e prendê-lo muito bem, por exemplo com vedações, mas deixando alguns espaços entre as voltas para permitir a passagem do ar. As duas pontas do tubo de cobre devem estar bem presas na grade do ventilador.

      Em cada uma das pontas conecte a mangueira e em uma a pequena bomba d'água. Para o seu ventilador virar um ar condicionado, só falta aproximar um reservatório de água com gelo para que a bomba pegue a água gelada de lá e assim percorra toda a espiral da tubulação de cobre. Ao ligar o ventilador, o ar que ele lançará será muito mais fresco. Assista ao vídeo abaixo para ver o passo a passo.

      youtube video id=3V93Gh3Q2Ro

      Lembre-se que para evitar o calor, uma das recomendações mais importantes, além de se manter hidratado, é permanecer em locais arejados e frescos.