Stromboli, Semeru, Mauna Loa: as erupções vulcânicas estão conectadas?

Do Havaí à Indonésia, até as Ilhas Eólias na Itália: neste momento, vários vulcões entraram em erupção simultaneamente. O Mauna Loa voltou a entrar em erupção depois de 38 anos, e ontem (4) houve uma explosão do Stromboli. Mas estes fenômenos estão conectados? A atividade solar ou as mudanças climáticas têm alguma relação com isso? Saiba aqui.

erupção vulcânica
Nas últimas horas, têm ocorrido várias erupções vulcânicas em diferentes áreas do mundo.

Nas últimas horas, diferentes erupções vulcânicas viraram notícia em todo o mundo. Ontem (4), o vulcão Semeru, localizado no leste da ilha de Giava (Indonésia), explodiu causando a evacuação de dezenas de pessoas que vivem nas proximidades. A violenta erupção do Semeru gerou grandes fluxos piroclásticos, que felizmente não causaram vítimas.

Poucas horas depois, do outro lado do mundo, na Itália, no arquipélago das Ilhas Eólias, o vulcão Stromboli voltou a ser notícia com uma violenta explosão que gerou fluxos piroclásticos particularmente intensos. Uma delas, ao chegar no mar, gerou um tsunami de 1,5 metros que felizmente não teve consequências nas zonas habitadas da ilha. Em Stromboli as erupções são praticamente contínuas há pelo menos dois mil anos, mas o evento de ontem foi mais violento.

Essas duas erupções ocorreram poucos dias após o despeetar do Mauna Loa, o maior vulcão ativo do mundo, localizado no Havaí, que estava "adormecido" há 38 anos. O enorme vulcão-escudo está em erupção nestes dias e também causou a interrupção das medições de concentração de CO2 no observatório da agência norte-americana NOOA, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica.

As erupções estão conectadas?

Diante dessa atividade vulcânica, a pergunta que muitos se fazem é: as erupções estão conectadas? Existe algo que está as gerando ao mesmo tempo? A resposta dos geólogos, os cientistas que estudam a Terra, é não!

Os fenômenos não estão conectados entre si. O fato dessas erupções estarem ocorrendo ao mesmo tempo é completamente coincidência. Além disso, são vulcões muito distantes entre si, e alimentados por estruturas completamente diferentes.

As erupções vulcânicas não estão conectadas entre si. Existem pelo menos 50 vulcões ativos no mundo neste momento, e o Stromboli e o Semeru estão em atividade há algum tempo.

Além disso, em menor escala, nem mesmo a erupção de Stromboli e o terremoto ocorrido ontem de manhã (4) nas Ilhas Eólias, a poucas dezenas de quilômetros do vulcão, estão conectados entre si.

Além disso, o Stromboli é um vulcão ativo há pelo menos dois mil anos, com erupções contínuas que o levaram a ser chamado, na antiguidade, de "o farol do Mediterrâneo". Às vezes ocorrem episódios mais fortes, que podem gerar pequenos tsunamis como já aconteceu em 2002, ou mesmo há alguns meses, mas não são eventos excepcionais.

O Semeru está ativo há anos, desde 2014 (mas já houve dezenas de erupções no século XX) e simplesmente a erupção das últimas horas tem sido particularmente espetacular e assustadora, visto que os fluxos piroclásticos são fenômenos que não dão chances aos humanos. É por isso que foi noticiado por jornais de todo o mundo.

A atividade solar tem alguma relação com isso?

Têm circulado várias teorias curiosas, impulsionadas pelas redes sociais. Segundo uma delas, as erupções das últimas horas estariam ligadas à atividade solar particularmente intensa deste período. No entanto, a atividade solar não tem relação com o vulcanismo, e essas "teorias" nada mais são do que "geo-fraudes" sem qualquer fundamento, que são amplificadas pela web.

Os vulcões são ativados pelas mudanças climáticas?

Outra geo-fraude está se espalhando nessas horas, desta vez alimentada pela falta de compreensão de um estudo científico aprofundado. O estudo, publicado na revista Nature, levanta a hipótese de que há cerca de 5 milhões de anos, durante o Messiniano, a reativação de vulcões esteve ligada à dessecação do Mediterrâneo, num período de grandes alterações climáticas. Nas redes sociais e em alguns meios de comunicação, porém, a mensagem que tem passado é que as mudanças climáticas provocam a reativação dos vulcões.

O estudo não afirma isso e, neste caso, também estamos, portanto, diante de uma 'fake news'. Resumindo: não, o aumento das emissões de CO2 e as mudanças climáticas causadas por nossas atividades não reativam os vulcões!

Ao menos cinquenta erupções acontecendo na Terra

Voltando às erupções das últimas horas, há ainda outro dado importante a acrescentar: neste exato momento, não são apenas três as erupções que estão acontecendo no planeta!

Existem pelo menos cinquenta vulcões ativos agora no planeta Terra, e provavelmente há vários vulcões subaquáticos em erupção que também não podemos ver.

Por motivos de mídia, apenas Mauna Loa, Semeru e Stromboli "foram notícia", como dizem no jargão jornalístico para dizer que foram parar na TV, no rádio e nos jornais.

Outras erupções em andamento não tiveram essa "sorte" de virar notícia. Por exemplo, em 27 de novembro, uma pequena nova erupção do Etna não recebeu muita atenção, apesar da natureza espetacular dos fluxos de lava que fluem na neve. Eventos semelhantes estão ocorrendo em dezenas de outras partes do planeta sem chegar à mídia.

As razões pelas quais tratamos as erupções de maneira diferente podem ser diferentes. Em primeiro lugar, está a sua espetacularidade. Existem erupções menos espetaculares, mais "modestas", ou que geram menos espanto em nós quando as observamos. Depois, há o fator geográfico. Alguns dos vulcões ativos são encontrados em áreas remotas da Terra, de climas extremos, onde não mora ninguém e então não tem como filmá-los.