Vulcão Semeru entre em erupção na Indonésia e proporciona imagens incríveis

Após a explosão do vulcão Semeru, localizado na ilha de Java (Indonésia), ocorreram impressionantes fluxos piroclásticos: aqui estão os vídeos. De momento não há feridos nem vítimas, mas o alerta vulcânico foi elevado ao nível máximo.

A Indonésia elevou seu nível de alerta vulcânico há algumas horas depois que o Monte Semeru, localizado no leste da ilha de Java, explodiu causando a evacuação de dezenas de pessoas que vivem nas proximidades. A agência meteorológica japonesa, informa a CNN, detectou uma nuvem de cinzas de até 15 quilômetros acima do vulcão. A violenta erupção do Semeru gerou grandes fluxos piroclásticos, como pode ser visto nos vídeos abaixo.

Os vídeos, captados pelas câmeras de monitoramento do vulcão, mostram o avanço muito rápido dos fluxos piroclásticos.

Os fluxos piroclásticos estão entre os efeitos mais temidos das erupções explosivas e consistem em fluxos de material piroclástico e gases a temperaturas muito altas, que atingem velocidades muito altas e se movem nas laterais do vulcão sem deixar escapatória para as pessoas que se encontram em seus campo de ação.

São misturas de gás e material sólido que se movem muito rápido nas laterais do vulcão. Eles ocorrem após o colapso de grandes colunas eruptivas ou, no caso de uma erupção direcional, novamente após uma erupção explosiva. Os fluxos piroclásticos foram, por exemplo, responsáveis pela destruição de Pompéia, Herculano e Stabiae na grande erupção do Vesúvio em 79 DC.

A Agência de Gerenciamento de Desastres da Indonésia (BNPB) aconselhou as pessoas a não se envolverem em atividades dentro de um raio de 5 quilômetros do topo do Monte Semeru e disse que quase 100 residentes foram evacuados. Não há relatos de feridos ou mortos até o momento. O Centro Indonésio de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos elevou o nível de alerta para atividade vulcânica ao nível mais alto.