Mauna Loa: o maior vulcão do mundo no Havaí entra em erupção após 38 anos!
Após 38 anos, o maior vulcão do mundo entrou em erupção nas ilhas havaianas. Aqui ficam os vídeos, a situação e algumas curiosidades geológicas do Mauna Loa.
Mauna Loa, o maior vulcão ativo do mundo, localizado no arquipélago havaiano, entrou em erupção há poucas horas causando a queda de cinzas vulcânicas e material piroclástico em áreas próximas, segundo autoridades locais. A erupção, a primeira em 38 anos, começou na noite de domingo (27) e está afetando - conforme relatado pelo US Geological Survey - a caldeira do cume do vulcão, localizada na Ilha Grande, verificando fontes de lava.
Mauna Loa began to erupt at 11:30 PM HST on Sunday night. The eruption is currently confined to the summit, and there is no indication that magma is moving into either rift zone at this time. HVO is closely monitoring. More information to follow.
— USGS Volcanoes (@USGSVolcanoes) November 28, 2022
Atualmente, informa o USGS, os fluxos de lava estão contidos na área do cume e não ameaçam as comunidades próximas. No entanto, um alerta vermelho foi emitido para a aviação devido à emissão de cinzas em grandes altitudes.
Durante semanas, os vulcanólogos estiveram em alerta para uma série de terremotos registrados no cume do vulcão. A última erupção deste enorme vulcão foi em 1984. Nenhuma das erupções mais recentes de Mauna Loa causou qualquer fatalidade.
Le prime immagini a bassa risoluzione provenienti dalle Hawaii ci mostrano un cielo completamente tinto di rosso a causa dell'eruzione effusiva iniziata poche ore fa in cima al vulcano #MaunaLoa. Per le prime immagini serie dobbiamo attendere il sorgere del sole (5/6 ore). pic.twitter.com/6pnJ3npqnw
— Il Mondo dei Terremoti (@mondoterremoti) November 28, 2022
O Mauna Loa, um dos muitos vulcões que compõem o arquipélago vulcânico do Havaí, é um típico vulcão em escudo, ou seja, originário de erupções efusivas, com emissão de lava muito fluida.
Estas lavas percorrem muitos quilômetros antes de arrefecerem, dando origem a encostas ligeiramente inclinadas e enormes edifícios vulcânicos, com um perfil muito diferente, por exemplo, dos vulcões de camada, produto de erupções explosivas.
Image from Mauna Loa summit webcam acquired at 11:46 PM HST.
— USGS Volcanoes (@USGSVolcanoes) November 28, 2022
Webcams for the volcano can be found at https://t.co/Vb49rS11OH. pic.twitter.com/BDNWWT3kjH
Mauna Loa tem uma particularidade: além de ocupar uma imensa superfície de largura, aproximadamente 5.100 km² e 120 km de extensão (não é por acaso que na língua havaiana o nome do vulcão significa 'Montanha Longa'), e além de subir até 4.169 metros acima do nível do mar, sua base está a cerca de 5.000 metros abaixo do nível do mar.
Portanto, se considerarmos também o edifício vulcânico submarino, o vulcão estende-se por uma área muito vasta. Os cientistas calculam que o volume de Mauna Loa é de pelo menos 75.000 km³. Portanto, considerando também a parte submersa pelo mar, é a maior construção vulcânica do mundo.
Mauna Loa Volcano Erupting Kailua Kona Big Island of Hawaii #maunaloa pic.twitter.com/NnxPgrYIGA
— Matthew Liano (@mattliano) November 28, 2022
Segundo estudos de geólogos, os primeiros fluxos de lava do vulcão teriam surgido no fundo do mar e nos flancos submarinos dos vulcões adjacentes Hualālai ou Mauna Kea entre 0,6 e 1 milhão de anos atrás. O vulcão provavelmente surgiu acima do nível do mar há cerca de 300.000 anos e vem crescendo rapidamente desde então.
Thermal image of Mauna Loa eruption acquired at midnight HST.
— USGS Volcanoes (@USGSVolcanoes) November 28, 2022
Information statement at https://t.co/o5T7dc62Ls. pic.twitter.com/lV1cdOKPqm
O vulcão também é conhecido por outro motivo: na verdade, abriga um observatório para medir as concentrações de CO2 na atmosfera, cujos dados são usados mundialmente para acompanhar o aumento da concentração desse gás de efeito estufa devido às atividades humanas.