O tempo no fim de semana: qual a probabilidade das chuvas pelo Brasil?

O fim de semana de tempo firme em boa parte do Brasil é bastante proveitoso. No entanto, há regiões onde há probabilidade de chuva. Confira aqui a previsão para o fim de semana e saiba quando vai mudar o padrão.

previsão fim de semana
Probabilidade de precipitação para o domingo no fim da manhã.

Desde a última quarta-feira (31), um padrão mais seco se estabeleceu em boa parte do Brasil, com eventos de precipitação ocorrendo de forma pontual entre as regiões Norte e Centro-Oeste e em parte do leste do Nordeste.

Pouca chuva ou até nenhuma é comum nesta época do ano, aliás, é a estação seca. No entanto, chuvas acontecem nos extremos norte, leste e sul do Brasil. Esse é bem próximo do padrão atual, mas com uma redução do potencial volumétrico na Região Sul.

oscilação antártica
Análise (linha preta) e previsão (linhas vermelhas) da AAO.

Essa condição está sendo proporcionada pelo fato de a Oscilação Antártica estar com sinal positivo, o que representa uma menor frequência de sistemas avançando pelo centro-sul do Brasil.

Para o próximo fim de semana, há a possibilidade de chuvas nos extremos do Brasil, até mesmo em parte do Rio Grande do Sul. A seguir trazemos os detalhes.

Previsão do tempo para o fim de semana

O padrão do fim de semana se mantém para os dois dias. Uma massa de ar frio atua no centro-sul do Brasil com o seu núcleo sobre o oceano, mas próxima a costa do Sudeste, o que proporciona um tempo firme e ensolarado em boa parte do Brasil.

Em relação às temperaturas, sensação de frio na madrugada, início da manhã e a partir do fim da tarde em toda a Região Sul, todo o Sudeste, no estado do Mato Grosso do Sul e no centro-sul de Goiás. No Sul e no Sudeste, as máximas variam de 23 a 26°C, o que traz uma condição amena e agradável durante os dias do fim de semana. Já no Brasil Central, as máximas podem passar dos 30°C.

E quanto às chuvas? A maior probabilidade fica na parte leste do Nordeste e para o extremo norte do Brasil. No leste nordestino, os ventos de leste são favorecidos pela aproximação da massa de ar frio ao Brasil, que acabam transportando umidade no leste da Bahia até o Pernambuco. Assim, o tempo fica nublado e com ocorrência de chuvas de fraca intensidade ao longo do sábado (03) e do domingo (04) alternando com períodos de melhoria entre Salvador e o sul de pernambucano. Os acumulados podem chegar somente aos 25 mm no leste de Sergipe e do Alagoas.

previsão de chuvas no fim de semana
Previsão de acumulado de precipitação para o fim de semana no Nordeste e no Norte.

Na porção norte do Brasil, há previsão de chuvas para o norte e leste do Amazonas, para o estado de Roraima, para o Amapá, norte do Pará e noroeste do Maranhão, com chuvas de fraca intensidade previstas até a região da capital São Luís. As chuvas ocorrem majoritariamente na forma de pancadas e não devem provocar acumulados muito expressivos, com pouco mais de 50 mm no máximo em 48 horas.

Na Região Sul, uma frente fria de fraca intensidade consegue influenciar o tempo no Sul e Campanha do Rio Grande do Sul, com aumento da nebulosidade e com possibilidade de chuvisco nas regiões de fronteira do extremo sul do estado no sábado (03).

previsão de chuvas no Sudeste e Região Sul
Acumulado de precipitação para o fim de semana nas regiões Sul e Sudeste.

No domingo (04), a frente fria consegue avançar, e deixa o tempo nublado no Sul, Campanha e no extremo Oeste do Rio Grande do Sul. Previsão de chuvas de fraca intensidade e pontuais. A expectativa volumétrica é muito baixa, com acumulados que não devem passar dos 10 mm.

A intensa mudança de padrão

Em virtude da tendência negativa da Oscilação Antártica, há a expectativa de uma forte mudança de padrão a partir do dia 12 de junho no centro-sul do Brasil, mas com maior impacto na Região Sul, uma vez que se trata, além de uma frente fria, mas de uma intensa massa de ar polar.

onda de frio
Intensa massa de ar pode avançar por volta do dia 14 pelo centro-sul do Brasil.

Pela intensidade mostrada pelo modelo GFS, pode ser o evento de frio mais intenso deste ano até o momento. Pode-se arriscar a dizer que se trata do evento mais intenso do ano mesmo, uma vez que para o restante do inverno os efeitos do El Niño serão cada vez mais marcantes, diminuindo a probabilidade de eventos de frio de forte intensidade.

Vale ressaltar que se trata de uma tendência e a intensidade do evento pode sofrer alterações nas próximas atualizações do modelo. Além disso, esse evento de frio ainda aparece na previsão de 10 dias do modelo ECMWF.