Qual foi a trajetória dos humanos africanos há 300 mil anos?

Uma pesquisa recente propôs duas rotas principais para as migrações africanas há 300.000 anos. Além disso, existe um limite mínimo de precipitação que motivou esses movimentos. Te contamos mais sobre isto aqui!

Mujeres africanas cargando cestas
A quantidade mínima de precipitação foi um fator climático crucial para impulsionar as migrações para fora da África há 300 mil anos.

Cientificamente, a origem africana dos humanos está bem estabelecida. No entanto, o momento e as rotas de suas expansões na Eurásia continuam a ser um assunto de muita pesquisa e debate. Mas, como a ciência está em constante progresso, a pesquisa publicada na revista Nature Communications (NC) nos dá mais insights do que ocorreu neste continente há 300 mil anos atrás.

A equipe científica usou reconstruções paleoclimáticas de alta resolução para estimar o quão difícil foi para os humanos, em termos de disponibilidade de chuva, deixar o continente africano nos últimos 300.000 anos. Eles então combinaram esses resultados com uma estimativa antropológica e ecológica do nível mínimo de chuva necessário para os caçadores e coletores sobreviverem. Isso tornou possível reconstruir quando e ao longo de quais trajetórias geográficas as expansões fora da África teriam sido viáveis, climaticamente falando.

Para obter resultados convincentes, a equipe científica se concentrou em analisar duas variáveis climáticas: precipitação e aridez. Mas por que? Esses eram fatores ecológicos limitantes na região, portanto, eram as principais condições climáticas para a capacidade dos primeiros humanos modernos de se manterem. Lembremos que a espécie humana caçava e coletava alimentos de origem animal e vegetal, sendo a coleta de água imprescindível durante as migrações para fora da África.

Por outro lado, foram consideradas duas possíveis rotas para a Eurásia. Uma, através da Ponte Nilo - Sinai - Terra. A segunda, pelo Estreito de Bab El Mandeb. Para estimar a precipitação mínima anual necessária para o Homo sapiens viajar para fora da África, foi necessário presumir que seria possível cruzar o Delta do Rio Nilo a qualquer momento.

Após as análises, a equipa científica descobriu que existe um limiar de precipitação de cerca de 90 mm por ano, abaixo do qual não há registros de caçadores ou coletores nos dados antropológicos. Além disso, esse nível coincide com a quantidade mínima de precipitação que uma comunidade de pastoreio pode sustentar.

As áreas atuais do Norte da África e da Península Arábica, que experimentam estas quantidades de chuva, permitem o crescimento de juncos, gramíneas e pequenos arbustos espalhados. Esse tipo de vegetação é capaz de abrigar diversos mamíferos adaptados a ambientes muito áridos que seriam presas potenciais do Homo sapiens, como por exemplo, espécies de antílopes, gazelas, raposas, gatos, musaranhos e roedores.

A reconstrução paleoclimática desta pesquisa sugere que havia várias janelas de clima adequado ao longo das duas rotas possíveis. Algumas dessas janelas são anteriores aos vestígios mais antigos fora da África, mas são totalmente compatíveis com a datação genética do Homo sapiens entre 250.000 e 130.000 mil anos atrás. Por sua vez, as migrações para a Eurásia eram viáveis ao longo de ambas as rotas.

Dois cenários diferentes para uma saída há cerca de 65 mil anos. Este momento tem sido apontado como o de maior expansão fora do continente africano. De acordo com evidências arqueológicas e genéticas, são compatíveis com as estimativas desta pesquisa.