Por que sentimos calor com 30°C se a nossa temperatura corporal é de 36°C?

Sabemos que nossa temperatura corporal normal é de cerca de 36°C. Não é estranho, então, que sob temperaturas mais baixas do que isso sentimos que está muito calor? Te explicamos aqui.

calor, temperatura, calor corporal
Considera-se que a temperatura ideal é de 30°C para uma pessoa nua e em repouso.

A temperatura normal do corpo humano está entre 36,4 e 37,2°C. Dentro desta faixa, as funções metabólicas podem se desenvolver adequadamente, e são temperaturas perfeitas para prevenir o crescimento de bactérias e fungos usando a quantidade mínima de energia. Ou seja, se nos mantivermos dentro destes valores, podemos dizer que estamos saudáveis e isto leva-nos à seguinte questão: Não deveríamos sentir-nos confortáveis quando o ar à nossa volta está a uma temperatura semelhante à da nossa pele?

Isso definitivamente não acontece, e quando está 36 ou 37 °C, só podemos pensar em como está terrivelmente quente e que não queremos sair de baixo do ar condicionado. Mesmo com temperaturas mais baixas, suamos, ficamos de mal humor ou perdemos a vontade de qualquer atividade. Tudo isso porque quando o ambiente está quente, nosso corpo se torna ineficiente em se resfriar.

Somos máquinas que trabalham constantemente, e para isso devemos transformar combustível, que para nós nada mais é do que alimento, em energia. E é preciso dizer que não somos tão eficientes, pois apenas 25% do que comemos acaba virando energia. O resto se transforma em calor que temos que eliminar para fora.

Nosso metabolismo gera o calor equivalente a uma lâmpada de 100 watts.

Diante da necessidade crítica de esfriar, os humanos têm uma série de mecanismos naturais para perder calor: mais sangue circula perto da superfície da pele para transferir calor para o ambiente, exalamos ar quente e saturado de umidade e evaporamos o suor. Mas o que acontece quando está quente lá fora também?

Temperaturas desconfortáveis

Certamente você se lembra de algum tipo de termodinâmica em que o calor é transferido do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura. E quanto maior a diferença de temperatura entre os corpos, mais rápida é essa transferência.

Portanto, quanto mais próxima a temperatura do ar estiver da temperatura corporal, mais lento será o resfriamento. Mas como nosso metabolismo continua trabalhando e gerando calor, apesar desse lento resfriamento, depois de alguns minutos estaremos superaquecendo. E se a temperatura ambiente ultrapassar os 36 °C, não só não ficamos com frio, como recebemos mais calor do ambiente.

Se nosso corpo aumenta sua temperatura para cerca de 42°C, as proteínas se modificam, perdem sua forma e deixam de realizar suas funções que mantêm as células vivas.

Além disso, apenas nosso interior está a 36 ou 37 graus, a pele pode estar alguns graus a menos, principalmente no nariz, dedos ou orelhas, oscilando entre cerca de 33 e 36°C. Então, essas regiões param de perder calor muito antes, e a superfície através da qual o eliminamos é reduzida.

Considera-se que a temperatura da pele para conforto térmico (na qual nos sentimos confortáveis) é de 30°C para uma pessoa nua, em repouso e em um dia sem vento. Mas normalmente estamos vestidos e nos movemos, andamos ou fazemos alguma atividade diária. Isso leva ao fato de que no dia a dia precisamos de temperaturas mais baixas para considerar que está "agradável".