Você deve confiar nos termômetros do carro?

Com essa onda de calor todos estavam de olho no sensor de temperatura do carro. Aquele termômetro registra corretamente as temperaturas? Conversei com um especialista do mundo automotivo.

Sensor de temperatura registra onda de calor
Sensores de temperatura, que estão nos nossos carros, não registram precisamente a temperatura externa.

A tecnologia automobilística cresce a cada ano: temos quebra-sol inteligente, sistema de som sem alto-falante e carro que dirige sozinho. Isso tudo li numa reportagem do querido Fernando Naccari, jornalista automotivo, engenheiro mecânico com 15 anos de carreira, toda ela construída no mundo automotivo.

Conversei com o Naccari, que é uma das principais referências do Brasil quando o assunto é carro, sobre as temperaturas que são registradas nos automóveis e ele me ajudou a decifrar algumas coisinhas e vou compartilhar com você.

Todo carro moderno tem um termômetro no painel, mas será que representa a realidade? Essa é a pergunta que não quer calar. Antes de te responder quero te falar como funciona.

Como funciona o sensor de temperatura do carro?

Você é lembra quando o professor de física te explicou sobre a temperatura dos corpos?

A temperatura é uma medida da velocidade com que os átomos/moléculas se movem ou posso dizer, também, que a temperatura é a energia associada ao movimento dos corpos, ou ainda, que a temperatura é uma medida da energia cinética. Vem do grego: "cinética" significa "movimento".

Enfim, o calor deixa as moléculas agitadas e elas se movimentam muito, resultando em um valor, que é a temperatura.

O mês de janeiro foi extremamente quente no Brasil, Uruguai, Paraguai com recordes. Na verdade a última década foi a mais quente registrada no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, INMET.

Termômetro versus termistor

Na verdade o que tem no carro não é um termômetro é sim um termistor. Os termistores funcionam de forma semelhante aos termômetros.

Um termistor é um tipo de resistor cujo valor varia com a temperatura. O termo vem da junção das palavras temperatura e resistor. O calor faz com que as moléculas se agitem, lembra? No termômetro usa-se o mercúrio e no termistor o que muda é a corrente elétrica.

Precisão da temperatura

Os termistores são baratos e na grande maioria são precisos, mas a análise é onde estão colocados. Geralmente você os vê no painel do carro e atrás das grades. As medidas dos sensores são sensíveis ao calor irradiado da superfície do piso que se encontra o veículo.

Apesar da fragilidade dos registros das temperaturas, os “termômetros” podem mostrar uma ideia de como está lá fora, mas não com precisão absoluta. Fernando Naccari

Novamente precisamos lembrar das aulas de física. O que é calor irradiado?

Quando você pega um garfo (sem aqueles cabos de plástico ou madeira) e coloca no fogo em breve sua mão estará queimada, ou seja, o calor se irradiou até a sua mão. Compreendeu? É a mesma coisa quando você está na praia, a areia irradia o calor para os seus pés.

O que quero explicar é que a temperatura que o termistor está medindo é a temperatura local. Na estrada, por exemplo, é asfalto e o calor é maior porque o valor refletido nessa superfície é mais forte. Se você estiver com o carro em uma grama será diferente, por exemplo.

Os termistores são mais precisos, ou seja, reproduzem uma temperatura mais perto da realidade em duas situações: em dias frios, onde o solo está frio e a noite, por não ter a presença do sol.

Te aguardo no próximo texto. Saudações Meteorológicas!!!