O que comia realmente o homem pré-histórico?

O homem pré-histórico era também um verdadeiro chef! Um novo estudo mostra que há pelo menos 70.000 anos atrás, já estavam tentando mudar o sabor dos alimentos, adicionando sementes e plantas. Então o que estava no menu dos nossos queridos antepassados?

Homens pré-históricos fogo 3D
O hábito de temperar e apimentar refeições remonta há pelo menos 70.000 anos: os Neandertais e os Homo Sapiens já temperavam os seus pratos com sementes e plantas.

O estudo que vos estamos a revelar, detectado pelos nossos colegas da Slate, estilhaça todos os estereótipos relativos ao homem pré-histórico: não, o homem pré-histórico não se limitava a rasgar comida com as suas próprias mãos e a assar no fogo animais acabados de caçar. O amor pela cozinha já estava presente nos nossos antepassados distantes.

Segundo este novo estudo publicado por investigadores da Universidade de Cambridge, temperar e apimentar as refeições é, de fato, um hábito que remonta a pelo menos 70.000 anos. Os Neandertais e os Homo Sapiens eram quase chefes de cozinha: temperavam os seus pratos com plantas e sementes amargas ou picantes! Então o que é que o homem pré-histórico comia realmente?

Mostarda e sementes de ervas selvagens para tempero

Os pesquisadores, liderados por Ceren Kabukcu, estudaram restos de comida encontrados em dois locais do Paleolítico Final, num período de 60.000 anos, na caverna de Franchthi na Grécia (onde os fragmentos de comida datam de 13.000 a 11.500 anos atrás) e na caverna de Shanidar no Iraque (onde os restos datam de 70.000 a 40.000 anos atrás). Estes restos, observados a olho nu ou sob o microscópio, pareciam migalhas ou pedaços carbonizados, acompanhados de sementes. Tudo isto tornou possível determinar as dietas alimentares das pessoas da época.

Na Grécia, no local onde o Homo Sapiens vivia, os pesquisadores encontraram fragmentos de pão moído, massa e uma espécie de papa, bem como alimentos ricos em sementes de leguminosas e grosseiramente moídas. Na caverna iraquiana, onde viviam Neandertais e os primeiros seres humanos modernos, encontraram vestígios de mostarda selvagem e pistácio selvagem misturados com outros alimentos. Também foram encontradas sementes de ervas selvagens nos restos, misturadas com leguminosas, mas também no tártaro dos dentes do Neandertal!

Voltemos às leguminosas: em ambas as grutas eram ervilhaca amarga, grão de bico e ervilha selvagem, todas moídas ou esmagadas, às quais os nossos antepassados adicionaram as sementes ou mostarda, antes de aquecerem tudo com água. O sabor destas misturas era amargo, porque o homem pré-histórico, ao contrário dos nossos cozinheiros modernos, não retirava a casca da semente (o tegumento). Esta foi provavelmente uma forma de melhorar o sabor dos pratos preparados, mantendo o sabor amargo.

A base da cozinha moderna

Nunca antes fora documentada uma tal complexidade da cozinha entre os chamados caçadores-coletores do Paleolítico. Anteriormente, os restos de comida vegetal mais antigos conhecidos, descobertos em 2018, vinham da Jordânia e datavam de há 14.400 anos. A mostarda selvagem já tinha sido identificada em alguns restos encontrados na Ásia há 10.500 anos. Plantas como amêndoas selvagens, pistácios selvagens e outros frutos por vezes ácidos ou picantes estavam todos presentes nos restos vegetais encontrados na Ásia e na Europa que datam do Paleolítico Superior (cerca de 10.000 anos atrás).

Estas plantas, adicionadas a preparações à base de ervas, carne, peixe e tubérculos, deram um sabor especial às refeições dos nossos antepassados. Uma forma de cozinhar que durou dezenas de milhares de anos em regiões por vezes com milhares de quilômetros de distância: isto sugere que esta forma de cozinhar se espalhou pela Terra e está na origem da cozinha moderna do Homo Sapiens Sapiens. Os primeiros humanos modernos costumavam esmagar e assar sementes de ervas selvagens e tubérculos, com ferramentas desenvolvidas à mão, deve ser lembrado.

Enquanto estudos recentes mostram que os Neandertais da Europa eram carnívoros, outros mostram que o Homo Sapiens tinha uma dieta mais diversificada, incluindo muito mais plantas. O que é certo é que a procura do sabor na preparação dos alimentos já estava presente na altura, e que os primeiros caçadores-coletores foram provavelmente os precursores da cozinha moderna que ainda hoje apreciamos.