Por que queremos fazer mais xixi quando está frio?

Se você vai ao banheiro com mais frequência quando está frio, não deve se preocupar com a bexiga, já que ter muita vontade de fazer xixi é um mecanismo de defesa para sobreviver às baixas temperaturas.

xixi, urina, banheiro
Andar descalço ou dormir descoberto nos dá vontade de fazer xixi.

Desde muito pequenos aprendemos que se andarmos descalços no chão frio, ou se dormirmos descobertos, é mais provável que façamos xixi na cama. Muitos não sabem a causa, até acreditam que seja um mito que é transmitido de geração em geração, mas essa relação entre vontade de fazer xixi e as temperaturas é tão real que existe uma grande bibliografia sobre o assunto.

Urinar mais vezes quando está frio é algo completamente natural nas pessoas e tem nome: na medicina, esse mecanismo é conhecido como diurese induzida pelo frio. São vários os motivos que fazem isso acontecer e atuam simultaneamente, e todos são acionados para salvar nossas vidas em caso de frio extremo.

A vontade de urinar surge, antes de tudo, porque nosso corpo não fica tão dilatado como no verão. Já reparou que quando está calor nossas mãos e pés ficam mais inchados do que no inverno? Os vasos sanguíneos se contraem no frio para direcionar o sangue para órgãos vitais, como coração, pulmões ou rins, e irrigam menos as extremidades. E você sabia que essa também é a causa de mãos e pés serem os primeiros a ficarem frios? Claro, porque o sangue também é responsável por distribuir o calor do corpo.

Já reparou que quando está calor nossas mãos e pés ficam mais inchados do que no inverno? Os vasos sanguíneos se contraem quando frios para direcionar o sangue para órgãos vitais, como coração, pulmões ou rins, e irrigam menos para as extremidades.

O fato de os vasos sanguíneos se contraírem significa que nossa pressão sanguínea aumentará, pois a mesma quantidade de sangue circula, mas em espaços menores. Os rins percebem essa mudança e, para regular a pressão, começam a eliminar líquidos que não são tão necessários. Entre eles, a água. O líquido é produzido em um ritmo mais rápido e fica armazenado na bexiga, que nos avisará quando estiver cheia de urina, enviando o sinal ao cérebro de que precisamos evacuar.

No frio extremo, a remoção de líquidos torna-se uma situação de vida ou morte, e é por isso que não apenas urinamos mais, mas também começamos a suar. Isso ocorre porque a água tem uma alta capacidade de calor, o que significa que cada grama de água deve receber muita energia para aumentar sua temperatura. E diante do perigo de hipotermia, o mais inteligente a fazer é ativar todos os mecanismos para desidratarmos, já que reter água faz com que nosso corpo aqueça menos.