Saiba quais são e como evitar as alergias com a chegada do outono

Com a chegada de temperaturas mais frias e períodos de baixa umidade, as alergias ficam presentes na nossa rotina, trazendo vários impactos. Saiba como identificar essas alergias e os cuidados importantes para reduzir seus impactos.

alergias outono
Com a chegada do outono, muitas pessoas passam a experienciar mais alergias nessa estação, trazendo grande desconforto na rotina.

Espirros, coriza, coceiras e mal estar acompanham a chegada do outono para algumas pessoas. As alergias que acompanham essa estação são mais comuns do que parecem, e os períodos mais secos podem propiciar o desenvolvimento delas, com destaque para as alergias respiratórias.

Entendendo a alergia

Entre as alergias mais comuns, temos aquelas induzida pelos ácaros, pelo mofo (causado por fungos), pela baixa umidade do ar e outros fatores que acabam aparecendo com mais frequência no outono, e que acometem o trato respiratório.

Cerca de 26% das crianças e 30% dos adolescentes brasileiros apresentam a rinite alérgica, por exemplo, segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).

As alergias são produto de reações exacerbadas do nosso sistema imunológico a moléculas ou organismos presentes no ambiente.

Os principais sintomas de alergias respiratórias experienciados pelos indivíduos podem ser:

  • Nariz escorrendo (coriza);
  • Olhos marejados;
  • Espirros;
  • Tosse;
  • Coceira nos olhos, na garganta e no nariz;
  • Inchaço das mucosas com obstrução nasal;
  • Olheiras sob os olhos, entre outros.

As "ites" e a asma

Além da rinite alérgica, a sinusite e a asma também são doenças que incomodam um pouco mais durante o outono. O ar mais seco e frio atinge o trato respiratório "irritando" ainda mais suas vias em pessoas que já têm alergias, exacerbando-as.

Diferente da rinite alérgica, a qual é caracterizada por uma inflamação na mucosa nasal, a asma é uma inflamação das vias aéreas (por exemplo, brônquios), com sintomas distintos de chiados no peito, tosse seca e falta de ar.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a rinite atinge entre 30% e 40% da população global, enquanto a asma é considerada um grande problema de saúde no mundo. Levantamento feito pelo Ministério da Saúde (MS) indica que mais de 20 milhões de brasileiros são asmáticos - Estado de Minas

Como saber se o que tenho é uma dessas alergias?

Segundo o site Estado de Minas, "para tratar a alergia respiratória corretamente, é necessário que um médico alergologista estude a causa e indique o uso de medicamentos específicos para o problema".

A ASBAI reforça o cuidado para não confundir alergias de outono com uma possível infecção pelo novo coronavírus, causador da COVID-19! Apesar de ter sintomas muitas vezes comuns com o da COVID-19, as alergias não provocam quadros de febre.

Tratamentos e cuidados que podem ajudar

Alguns medicamentos comumente indicados nessa situação são antihistamínicos, broncodilatadores e corticoides. Ainda, em alguns casos de maior acometimento nasal, a lavagem nasal, quando feita corretamente, pode trazer alívio, como explica o canal Nunca Vi 1 Cientista.

youtube video id=Wp1jz0z3SrA

Segundo a ASBAI, é importante que, uma vez detectado, seja evitado "o contato com os desencadeadores das crises, mantida a limpeza do ambiente e sejam retiradas as substâncias que possam facilitar a proliferação dos ácaros (como bichos de pelúcia no quarto das crianças)". Comentei na postagem dessa semana no Polígono sobre doenças virais que aparecem mais com a chegada do frio.

Ainda, a entidade também reforça que as pessoas evitem "ambientes fechados que possuem a aglomeração de pessoas; e fazer o uso de tratamento preventivo, com remédios antialérgicos ou o tratamento de imunização, como as vacinas. Em caso de crise, a recomendação é que o paciente seja rigorosamente submetido ao acompanhamento do médico".

Você tem alguma alergia que incomoda mais nessa época do ano? Compartilhe nas redes sociais, e não deixe de marcar meu perfil e o da Meteored Brasil!