Por que precisamos de melhores modelos de tempo e clima?

Os modelos de tempo e clima da próxima geração são cruciais para compreender os principais processos que ocorrem na atmosfera e no oceano e prever as consequências das mudanças climáticas.

Why we need better weather and climate models
Nuvens e tempestades ainda são uma grande incógnita para as simulações climáticas futuras; os modelos de tempo e clima da próxima geração poderiam prever melhor seus comportamentos.

Os modelos de tempo e clima são essenciais para fornecer previsões meteorológicas confiáveis e prever os efeitos do aquecimento global em nosso planeta. Contudo, os modelos atuais não conseguem explicar muita coisa; eles são limitados em sua resolução e ainda existem detalhes muito confusos.

Os modelos atuais de tempo e clima posicionam uma grade 3D sobre a terra ou oceano e calculam as condições atmosféricas para cada célula - que geralmente é representada em pontos a cada 50 ou 100 km. Os modelos auxiliam os meteorologistas a compreender e prever o tempo e o clima em uma região, mas, não os permitem ver os principais processos que ocorrem em uma escala de apenas alguns quilômetros, como em nuvens e tempestades.

Previsões aprimoradas e simulações mais precisas ajudarão os cientistas a entender melhor o impacto que as mudanças climáticas podem ter na sociedade e na infraestrutura.

Atualmente, os cientistas não entendem totalmente como os eventos climáticos extremos estão conectados com o aquecimento global e as nuvens e tempestades são uma incógnita chave da mudança climática. Eles ainda não sabem como os sistemas de tempo e as tempestades irão se desenvolver no futuro, se os ciclones tropicais se tornarão mais frequentes, e se as nuvens e precipitações irão mudar com o tempo.

O clima em escala global

Uma colaboração interdisciplinar e internacional visa mudar isso, desenvolvendo a próxima geração de modelos de tempo e clima para simular o clima em escala global. A grade 3D dos modelos terá células medindo apenas 1 km e fornecerá uma resolução muito maior dos processos-chave na atmosfera e no oceano, levando a previsões meteorológicas mais confiáveis e melhores projeções climáticas.

O projeto EXCLAIM criará o modelo e a infraestrutura de dados necessários para simular trovoadas, tempestades e nuvens em escala global. Isto envolverá o desenvolvimento de infraestrutura de computador personalizada e software otimizado e, em última análise, levará a uma melhor compreensão das interações entre eventos meteorológicos e mudanças climáticas.

Por causa de sua resolução mais alta, os modelos irão aguçar nossa visão do futuro, diz o professor Nicholas Gruber, chefe do projeto EXCLAIM e professor de Física Ambiental na ETH Zürich.

“Isso nos ajudará de duas maneiras: Primeiro, seremos capazes de determinar com mais precisão as médias meteorológicas para o futuro. Isto vai melhorar nossas projeções climáticas,” disse. “E, em segundo lugar, obteremos informações mais confiáveis sobre as flutuações futuras em torno da média, ou seja, melhoraremos o clima do futuro”.

“Como as tempestades e as inundações de meados de julho nos lembraram, são as mudanças do tempo e, particularmente seus extremos, que mais nos desafiarão à medida que o clima continuar esquentando”, acrescenta.

Previsões aprimoradas e simulações mais precisas ajudarão os cientistas a entender melhor o impacto que as mudanças climáticas podem ter na sociedade e na infraestrutura, e nos permitirão nos preparar e nos adaptar a isso.