Poluição do ar e cancro do pulmão, um problema sério

Nove em cada dez pessoas respiram ar poluído. Sete milhões de mortes prematuras no mundo. A poluição do ar é um grave problema, e um estudo recente aponta para a sua relação com o cancro do pulmão.

poluição do ar; cancro do pulmão;
A exposição a altos níveis de poluição do ar aumenta seriamente os riscos para a saúde.

A poluição do ar é um problema ambiental sério, de grandes riscos para a saúde pública. A exposição a curto e longo prazo a poluentes atmosféricos tem sido associada a vários impactos na saúde.

Os impactos mais graves afetam indivíduos que já estão com a saúde debilitada, com doenças pré-existentes, e grupos de risco. Crianças, idosos e pessoas economicamente mais vulneráveis encontram-se entre as populações mais sensíveis aos impactos da poluição.

Os efeitos da poluição do ar na saúde são, de fato, muito graves. Um terço das mortes associadas ao cancro do pulmão e a doenças cardíacas e coronárias são fruto da poluição do ar, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A OMS estima que a poluição atmosférica seja responsável por sete milhões de mortes prematuras no mundo, por ano, principalmente em países menos desenvolvidos.

De fato, há fortes evidências que relacionam um status socioeconômico mais baixo a um aumento da exposição à poluição atmosférica. Na Europa, as regiões caracterizadas por um PIB per capita mais baixo apresentam níveis mais altos de PM2,5 e tendem a ocorrer no leste e sudeste da Europa (Agência Europeia do Ambiente (EEA)).

A verdade é que é difícil escapar da poluição do ar, não importa quão mais desenvolvido seja o território em que vivemos. Ela está ao nosso redor, por onde quer que andamos. Poluentes microscópicos em suspensão no ar podem passar pelas defesas do nosso corpo, entrar nos nossos sistemas respiratório e circulatório, danificar os pulmões, o coração e até o cérebro.

Um estudo recente publicado na revista Nature sugere que o PM2,5 (um poluente microscópico) pode atuar como um promotor tumoral e agravar ainda mais as mutações cancerígenas existentes. O estudo aponta para uma forte relação entre as vítimas de cancro do pulmão, sem histórico associado ao tabagismo, e a poluição por PM2,5.

youtube video id=GVBeY1jSG9Y

Os autores descobriram que o PM2,5 parece desencadear um influxo de células imunes e a liberação de interleucina-1β (uma molécula sinalizadora pró-inflamatória) nas células pulmonares. Foi observado que isso intensifica a inflamação e impulsiona ainda mais a progressão do tumor em dois dos genes mais comumente mutados no cancro do pulmão: o EGFR e o KRAS.

Esta observação partiu da análise de 32.957 indivíduos com cancro do pulmão da mutação EGFR em quatro países (Inglaterra, Taiwan, Coreia do Sul e Canadá).

O estudo conclui que a poluição do ar por partículas finas pode promover a proliferação de mutações genéticas específicas do cancro de pulmão, o que leva ao aumento da progressão do tumor.

transportes; poluição do ar
Os meios de transporte estão entre as principais fontes de poluição do ar.

A poluição atmosférica está intimamente ligada às mudanças climáticas. Um dos principais fatores deste problema é a queima de combustíveis fósseis, um dos principais contribuintes para a poluição do ar atmosférico.

À medida que o mundo fica mais quente e mais povoado, os motores dos nossos automóveis e da maquinaria industrial continuam produzindo emissões poluentes em larga escala, e metade do planeta não tem acesso a combustíveis ou tecnologias limpas. O ar que respiramos está se tornando cada vez mais perigosamente poluído.

As principais fontes de poluição do ar incluem meios de transporte ineficientes (combustíveis e veículos poluentes), a combustão pouco eficiente de combustíveis domésticos para cozinhar, iluminar e aquecer, as centrais elétricas a carvão, a agricultura e a queima de resíduos.

A OMS estima que nove em cada dez pessoas respiram ar poluído, em todo o mundo, devido à exposição a partículas finas em suspensão no ar. E isto causa doenças como acidentes vasculares cerebrais (AVC), doenças cardíacas, doenças pulmonares obstrutivas crônicas, infecções respiratórias e cancro do pulmão.

Em 2020, segundo a EEA, na União Europeia, 96% da população residente em áreas urbanas esteve exposta a concentrações de partículas finas superiores ao recomendado.

Os poluentes mais prejudiciais à saúde, intimamente associados a problemas de saúde e a uma mortalidade prematura excessiva, são as partículas finas de PM2,5 que penetram profundamente pelas nossas barreiras de defesa até aos nossos pulmões.

De acordo com as mais recentes estimativas da EEA, pelo menos 238.000 pessoas morreram prematuramente na União Europeia, em 2020, devido à exposição a poluição por PM2,5 acima do nível de 5 µg/m3 recomendado pela OMS. A poluição por dióxido de nitrogênio levou a 49.000 mortes e a exposição ao ozônio a 24.000 óbitos prematuros.