Lua Azul poderá ser vista neste Halloween

Fenômeno raro consiste no aparecimento de uma lua cheia adicional dentro de um determinado período de tempo. É a segunda lua cheia que vemos no mês de Outubro, coincidindo com o Halloween.

Lua Azul no Halloween
A "Lua Azul" é um fenômeno raro envolvendo o aparecimento de uma segunda lua cheia no mês de Outubro. Este ano, o fenômeno coincide com o Halloween.

Um fenômeno raro deve se formar no final do mês de Outubro, período que coincide com o halloween: Trata-se do que chamamos de Lua Azul. No entanto, a lua continuará da mesma cor branca acinzentada que já conhecemos.

Pode ser confuso, mas o termo “Lua Azul” não tem a ver com a cor da lua em si. O fenômeno é bastante raro e se refere ao aparecimento de uma lua cheia adicional dentro de um determinado período de tempo.

Já presenciamos uma lua cheia no início do mês de Outubro, e vamos presenciar outra lua cheia no final do mês. O aparecimento de duas luas cheias no mesmo mês é raro e ocorre apenas uma vez a cada dois anos e meio.

Isso ocorre porque o período de tempo entre uma lua cheia e outra (o chamado ciclo lunar) é de cerca de 29 dias, o que significa que é muito incomum que duas luas cheias se encaixem em um mês de 30 ou 31 dias. E mais, Fevereiro (que possui 28 dias, menos do que o ciclo lunar) nunca registrará uma lua azul.

Neste ano, a Lua Azul aparecerá no céu com uma coincidência extra, o que a torna ainda mais rara: Na noite de 31 de outubro a 1 de novembro, quando ela ocorrerá, muitos países celebram o Halloween. No México, ocorrem as celebrações do Dia dos Mortos.

Esta coincidência só ocorrerá novamente daqui a 19 anos, em 2039!

A história da lua azul

A frase "uma vez na lua azul" existe há mais de 400 anos, de acordo com o pesquisador Philip Hiscock. Em um artigo de 2012, ele explicou que o uso mais antigo do termo indicava algo absurdo de se acontecer, como dizer que o preto é branco.

Com o passar do tempo, o significado do termo evoluiu para algo semelhante a "nunca" - Por exemplo, a frase "Eu me casarei com você quando a lua ficar azul" na verdade significa algo como “Eu nunca me casarei com você”.

A definição sazonal para o termo pode ser rastreada até Agosto de 1937, no Maine Farmer's Almanac, que explicava que “a lua geralmente fica cheia 12 vezes por ano, três vezes para cada estação. Chega um ano em que há 13 luas cheias, não as 12 habituais”. Ou seja, uma das estações do ano teve uma lua cheia a mais.

O almanaque seguia certas regras de como chamar cada lua. Por exemplo, a última lua cheia do inverno era chamada de lua quaresmal por cair durante a Quaresma. A primeira lua cheia da primavera era chamada de lua do ovo ou lua pascal, porque caia muito próxima à Páscoa.

Assim, quando uma determinada estação do ano (verão, outono, inverno ou primavera) tinha quatro luas, a terceira era apelidada de Lua Azul, para que as outras luas cheias pudessem ocorrer nos momentos adequados em relação aos solstícios e equinócios.

Já a definição mais conhecida, de que uma Lua Azul é a segunda lua cheia num único mês, se popularizou após uma interpretação errônea transmitida em um programa de rádio americano em 1980.

A lua pode ficar realmente da cor azul?

A lua azul do próximo dia 31 de Outubro parecerá branca ou acinzentada, indistinguível de qualquer outra lua. A data em que a lua cheia ocorre não muda as propriedades físicas dela, e portanto sua cor também não muda.

Lua azul no Halloween
Alguns fenômenos atmosféricos podem fazer a cor da lua mudar, mas a lua deste dia 31 de Outubro apresentará cor normal.

Ainda assim, quando há uma grande quantidade de partículas na atmosfera, a cor da lua pode mudar. Isso ocorreu em 1883, por exemplo, após a erupção do vulcão Krakatoa. A poeira no ar agiu como um filtro, fazendo com que a lua ficasse com cores entre o azul e o verde.

O mesmo fenômeno foi relatado após a erupção do vulcão El Chichón, no México, e do Monte Santa Helena, nos Estados Unidos. Outros eventos, como incêndios florestais, queimadas e tempestades de areia, também podem fazer a atmosfera ficar carregada de partículas e mudar a cor da lua.