Onde ocorre neve no Brasil?

Mundialmente, o Brasil é um país conhecido por lugares quentes e úmidos como o Rio de Janeiro e a Floresta Amazônica. O frio e a neve não é algo que vem à mente das pessoas. No entanto, apesar de rara em grande quantidade, várias cidades brasileiras recebem neve anualmente.

A neve ocorre praticamente todos os anos nos planaltos dos estados da Região Sul.

O Brasil é uma nação grande, a maior da América do Sul. De norte a sul, ele abrange a distância de 5 graus de latitude norte a 33 graus de latitude sul. De oeste a leste, as longitudes se estendem de 7 a 20 graus (costa atlântica do Brasil). O Brasil é bem conhecido pelas florestas tropicais e praias. Porém, também existem pradarias, planaltos e cadeias montanhosas costeiras. O Brasil é o lar de vários climas, incluindo áreas onde a neve pode acontecer.

A neve ocorre no Brasil principalmente nos três estados do sul: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O frio nesses estados se inicia no fim do mês de Abril com a chegada de frentes frias que vão se tornando mais frequentes até agosto. A neve é mais comum em altitudes mais elevadas. A maior nevasca já registrada no Brasil aconteceu em Vacaria, no Rio Grande do Sul, em 1879, com mais de 2 metros de neve registrada. Em julho de 2013, mais de 140 municípios da região sul do país receberam neve.

Cidades brasileiras nas quais a neve é mais comum:

  • Bom Jardim da Serra (Santa Catarina)
  • Bom Jesus (Rio Grande do Sul)
  • Cambará do Sul (RS)
  • Palmas (Paraná)
  • São Joaquim (Santa Catarina)
  • São José dos Ausentes (Rio Grande do Sul)
  • Urubici (Santa Catarina)
  • Urupema (Santa Catarina)

    Os casos de neve no Brasil não são frequentes, nem intensos e, quando isso acontece, a neve geralmente se derrete rapidamente. A neve é muito mais rara fora dos estados do Sul do Brasil. Porém, já houve registro de neve em São Paulo (última vez em Apiaí em 1975), Rio de Janeiro (última vez em Itatiaia, no Pico das Agulhas Negras, em 1985), e Minas Gerais. Também foi registrado duas vezes (1975 e 2013) em Paranhos, no Mato Grosso do Sul, localizado no Centro-Oeste. Isso totaliza sete estados com neve notificados no país.

    Os demais estados, incluindo todas os estados do Norte e Nordeste, têm climas tropicais e/ou semi-áridos, baixa latitude e altitude. Isso torna a ocorrência da neve (virtualmente) impossível. Não houve relatos de neve, nem mesmo no ponto mais alto do país, o Pico da Neblina (localizado no Amazonas).

    Previsão pro início do Inverno de 2019

    De acordo com a previsão probabilística do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), os meses de Maio, Junho e Julho devem ter precipitação acima da média climatológica em praticamente todo sul, centro-oeste e sudeste (exceto o norte de Minas Gerais e Espirito Santo). O norte da região norte e o sertão nordestino devem apresentar déficit de precipitação.

    Já as temperaturas médias devem ficar acima da média climatológica em praticamente todo o país (exceto no sul do Rio Grande do Sul, Serra Catarinense e no sul da Amazônia).