O que aconteceria se parássemos de repente de poluir?

Um dos maiores objetivos do ser humano nos últimos anos é o de cuidar do planeta. O que poucos imaginam é o que aconteceria com a Terra se de repente parássemos de poluir.

poluição e contaminação
A reação da Terra se parássemos de poluir repentinamente não é o que o mundo imagina.

Desde o século passado, o homem está ciente dos danos que está causando ao meio ambiente. A mídia está desempenhando um grande papel, mas a educação ambiental também ensina às crianças desde tenra idade que a Terra é nosso lar e devemos cuidar dele.

Cada um de nós está colocando seu grão de areia. Levamos sacolas de casa para as compras, tentamos fazer nosso próximo carro produzir menos emissões, pegamos transporte público para ir ao centro da cidade ou usamos a bicicleta sempre que possível. Na verdade, fazemos tudo que está ao nosso alcance.

Mas há atitudes inevitáveis que deixam uma grande marca em nosso planeta. Toda vez que acendemos uma luz em casa, ligamos o aquecimento, compramos um alimento de carne, pegamos um avião, colocamos nosso celular para carregar ... poluímos.

No artigo de hoje, vamos analisar um caso hipotético em que, de repente, toda a humanidade para de poluir instantaneamente. Qual seria a "resposta" do nosso planeta? Que benefícios teríamos?

O primeiro dia de um planeta verde

Os primeiros dias de uma Terra sem poluição não seriam idílicos, muito menos com o cheiro da floresta e os passarinhos cantando e voando de árvore em árvore. Estamos imaginando, lembre-se, uma situação ideal em que nenhuma atividade humana gera qualquer tipo de poluição.

Nas grandes cidades, nos primeiros dias, notamos algumas mudanças. Por exemplo, que a camada de poluição visível, como no céu de São Paulo, diminua e que o ar se torne mais respirável. Também ficaríamos impressionados com o silêncio, algo que sentimos tanta falta que suportamos o barulho todas as manhãs.

Mas o importante, que queríamos destacar neste artigo, é o que aconteceria globalmente. Longe do que a maioria das pessoas pensa, não notaríamos praticamente nada, nem nas primeiras semanas e nem nos primeiros meses. E em relação à algumas coisas, nem mesmo depois de alguns anos. Por que?

natureza
As cidades não se tornarão cantos verdes de um dia para o outro se pararmos de poluir.

O principal problema é que os gases do efeito estufa têm uma permanência muito alta na atmosfera e, consequentemente, seus efeitos. Tudo começou nos anos 90 com CFCs ou clorofluorocarbonetos. Fomos avisados de que eles poderiam permanecer na atmosfera por quase 100 anos. Houve uma grande conscientização pública sobre a quantidade de aerossóis que os usavam, de cosméticos a inseticidas.

Em geral, todos os gases do efeito estufa têm uma vida útil longa na atmosfera. O CO2 ou dióxido de carbono pode permanecer até 200 anos, assim como o N2O ou o óxido nitroso. Por mais que de repente paremos de emitir esses gases, eles permanecerão na atmosfera por algumas gerações. Isso fará com que seus efeitos, dentre os quais se destaque a elevação da temperatura global, permaneçam quase intactos.

Dessa forma, todas as intenções de retornar a temperaturas semelhantes às que tínhamos antes do estágio industrial permanecerão uma ilusão. O que carregamos nas costas poluindo ninguém nos tira. Mas ainda há esperança se colocarmos um freio nele.

O ponto de não retorno

Se trata de um conceito, bem como o de uma emergência climática, que está entre nós há alguns dias. Estamos lendo diariamente na mídia como uma ameaça para uma situação em que não podemos voltar atrás. Se tudo continuar assim, a Terra poderá superar um ponto de virada em que, depois disso, por mais que desejemos remediar, não poderemos retornar às condições desejadas, o que representa um grande e urgente problema.