O eixo de rotação da Terra deslocou-se quase um metro e o motivo é surpreendente!

De acordo com um estudo recente efetuado por pesquisadores da Universidade de Seul, o eixo de rotação da Terra sofreu alterações significativas provocadas pelo Homem nas últimas décadas.

Irrigação
A extração de água do subsolo deslocou o eixo da Terra.

Sabe-se agora que o eixo de rotação da Terra sofre alterações naturais ao longo do tempo, causadas por pequenas alterações de grandes massas no interior do planeta ou na sua superfície, mas um estudo recente realizado por uma equipe de pesquisa da Universidade de Seul, na Coreia do Sul, atribuiu essas alterações a comportamentos humanos específicos.

Quais são as causas dos movimentos do eixo da Terra?

De um modo geral, a maior alteração que o nosso eixo de rotação sofre é a que se deve ao movimento de grandes massas atmosféricas devido às alterações meteorológicas e sazonais que lhe estão associadas; de fato, este efeito faz com que os polos geográficos da Terra oscilem até vários metros por ano.

O movimento de grandes massas de água também pode causar alterações na inclinação do eixo da Terra, que são menores do que as alterações sazonais, mas ainda assim mensuráveis.

há alguns anos, vários estudos atribuíam este desvio do eixo terrestre à deslocação de grandes quantidades de água, causada principalmente pelo degelo dos glaciares e das calotes polares, o que significava que estes enormes volumes já não estavam confinados às zonas geladas dos polos, mas podiam deslocar-se livremente pelo globo terrestre.

Os estudos mais recentes produziram resultados inimagináveis

No entanto, quando a equipa de investigação de Seul tentou modelar o conteúdo de água da Terra para obter uma estimativa matemática precisa do movimento do eixo da Terra, surgiu um problema: considerar apenas os deslocamentos superficiais das massas de água não era suficiente para explicar tal inclinação. Decidiu-se então incluir no modelo os reservatórios subterrâneos de água.

Os levantamentos gravimétricos mediram o grau de esgotamento dos reservatórios subterrâneos e estas estimativas calculam que a perda líquida de água entre 1993 e 2010 foi superior a 2 biliões de toneladas, a maior parte das quais utilizada para irrigação.

Ainda de acordo com este estudo, o bombeamento destas águas subterrâneas provocou uma subida global do nível do mar de 6,24 milímetros entre 1993 e 2010.

Ao incluir essas mudanças no seu modelo, os cientistas estimaram que a deslocação das águas subterrâneas provoca, por si só, um deslocamento do Polo Norte na direção do arquipélago russo de Novaya Zemlya, ou seja, para leste, de 4,36 centímetros por ano.

Por conseguinte, só incluindo a contribuição antropogênica é que se pode explicar o movimento real do nosso eixo de rotação.

Como é que esta deslocação é medida?

Os astrónomos conseguem seguir estes movimentos ao longo do eixo da Terra através da observação dos quasares, centros luminosos de galáxias distantes que constituem pontos de referência estáveis e praticamente imóveis.

O resultado desta investigação mostra-nos como as nossas ações estão a mudar o nosso planeta a 360 graus, mesmo no que diz respeito à sua natureza mais profunda, que durante muito tempo se pensou ser imutável.