Música instrumental pode melhorar a concentração em crianças com TDAH, afirma estudo
Estudo liderado pela Universidade Federal de Minas Gerais aponta que a música instrumental pode ajudar crianças, inclusive as com TDAH, a cometer menos erros por desatenção em tarefas que exigem foco.

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ouvir música instrumental enquanto se realiza uma tarefa pode ser um aliado importante para crianças — inclusive aquelas com TDAH — que enfrentam dificuldades de concentração.
Veja abaixo mais detalhes do estudo.
Como o estudo foi feito
Foram selecionados para o estudo 76 meninos, com idade entre 10 e 12 anos, divididos em dois grupos: 34 com TDAH e 42 sem o diagnóstico. Eles foram pareados por idade, sexo, nível socioeconômico e inteligência.
Eles realizaram um teste de atenção padronizado, o Attention Network Test (ANT), que é muito usado para medir diferentes aspectos da atenção e da função executiva. Este teste foi realizado em duas condições: com a música instrumental de fundo (através de um fone de ouvido) e sem ela. E foram passadas tarefas para eles realizarem em um computador.
Como a música instrumental ajuda no foco das crianças
Os pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Neurotecnologia Responsável (INCT NeuroTec-R) da UFMG investigaram o efeito da música instrumental em crianças com e sem TDAH, com o objetivo de potencializar a eficiência das estruturas do cérebro relacionadas à manutenção da atenção e ao maior rendimento do indivíduo.
Os resultados, que foram divulgados em um artigo na revista Interactive Journal of Medical Research, mostraram que a música instrumental pode ser uma aliada no aprendizado das crianças.
Segundo o estudo, ouvir música sem letra enquanto executa tarefas que exigem atenção contribui significativamente para a redução de erros. E isso é válido tanto para crianças sem TDAH quanto para aquelas que possuem a condição. A técnica deve ser testada caso a caso, por pais e educadores, e com o apoio de profissionais capacitados.

As crianças voluntárias cometeram menos erros ao realizar a tarefa ouvindo esse tipo de música, independentemente se tinham TDAH ou não. E na verdade, o estudo observou que a música não melhora diretamente a capacidade atencional da criança, mas pode criar um ambiente mais propício para o foco e a persistência; e isso pode ser devido à motivação e ao estado de alerta gerado pela música.
Os pesquisadores agora planejam fazer novas pesquisas que explorem como diferentes gêneros musicais e contextos de tarefas podem influenciar a atenção das crianças com e sem TDAH.
Referências da notícia
Ouvir música instrumental pode ajudar crianças a cometerem menos erros por desatenção. 17 de abril, 2025. Camila Guimarães Mendes e Marcus Vinicius Dos-Santos.
Música instrumental ajuda crianças com desatenção. 24 de abril, 2025. Luciano Borborema.
Effects of Background Music on Attentional Networks of Children With and Without Attention Deficit/Hyperactivity Disorder: Case Control Experimental Study. 08 de julho, 2024. Mendes, et al.