Música instrumental pode melhorar a concentração em crianças com TDAH, afirma estudo

Estudo liderado pela Universidade Federal de Minas Gerais aponta que a música instrumental pode ajudar crianças, inclusive as com TDAH, a cometer menos erros por desatenção em tarefas que exigem foco.

Ouvir música instrumental pode ajudar crianças, inclusive as com TDAH, a cometer menos erros por desatenção. Crédito: Freepik.

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ouvir música instrumental enquanto se realiza uma tarefa pode ser um aliado importante para crianças — inclusive aquelas com TDAH que enfrentam dificuldades de concentração.

Veja abaixo mais detalhes do estudo.

Como o estudo foi feito

Foram selecionados para o estudo 76 meninos, com idade entre 10 e 12 anos, divididos em dois grupos: 34 com TDAH e 42 sem o diagnóstico. Eles foram pareados por idade, sexo, nível socioeconômico e inteligência.

Eles realizaram um teste de atenção padronizado, o Attention Network Test (ANT), que é muito usado para medir diferentes aspectos da atenção e da função executiva. Este teste foi realizado em duas condições: com a música instrumental de fundo (através de um fone de ouvido) e sem ela. E foram passadas tarefas para eles realizarem em um computador.

Como a música instrumental ajuda no foco das crianças

Os pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Neurotecnologia Responsável (INCT NeuroTec-R) da UFMG investigaram o efeito da música instrumental em crianças com e sem TDAH, com o objetivo de potencializar a eficiência das estruturas do cérebro relacionadas à manutenção da atenção e ao maior rendimento do indivíduo.

Os resultados, que foram divulgados em um artigo na revista Interactive Journal of Medical Research, mostraram que a música instrumental pode ser uma aliada no aprendizado das crianças.

O Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é uma condição psiquiátrica muito comum, caracterizada pela dificuldade de concentração, hiperatividade e impulsividade excessiva. Geralmente começa na infância e pode persistir na vida adulta. A condição impacta negativamente o desempenho escolar e a qualidade de vida de milhares de pessoas.

Segundo o estudo, ouvir música sem letra enquanto executa tarefas que exigem atenção contribui significativamente para a redução de erros. E isso é válido tanto para crianças sem TDAH quanto para aquelas que possuem a condição. A técnica deve ser testada caso a caso, por pais e educadores, e com o apoio de profissionais capacitados.

criança com TDAH
O TDAH é uma condição neuropsiquiátrica que afeta a capacidade de uma criança de manter a atenção, regular impulsos e controlar o comportamento. Crédito: Freepik.

As crianças voluntárias cometeram menos erros ao realizar a tarefa ouvindo esse tipo de música, independentemente se tinham TDAH ou não. E na verdade, o estudo observou que a música não melhora diretamente a capacidade atencional da criança, mas pode criar um ambiente mais propício para o foco e a persistência; e isso pode ser devido à motivação e ao estado de alerta gerado pela música.

“Ouvir música sem letra enquanto executa tarefas que exigem atenção contribui significativamente para a redução de erros” - comentou Camila Guimarães Mendes, autora principal do estudo, em um texto ao site The Conversation.

Os pesquisadores agora planejam fazer novas pesquisas que explorem como diferentes gêneros musicais e contextos de tarefas podem influenciar a atenção das crianças com e sem TDAH.

Referências da notícia

Ouvir música instrumental pode ajudar crianças a cometerem menos erros por desatenção. 17 de abril, 2025. Camila Guimarães Mendes e Marcus Vinicius Dos-Santos.

Música instrumental ajuda crianças com desatenção. 24 de abril, 2025. Luciano Borborema.

Effects of Background Music on Attentional Networks of Children With and Without Attention Deficit/Hyperactivity Disorder: Case Control Experimental Study. 08 de julho, 2024. Mendes, et al.