Mocha: ciclone devastador está prestes a atingir Mianmar e Bangladesh

Um desastre humanitário está prestes a acontecer. O ciclone tropical Mocha continua se intensificando e, nos próximos dias, vai atingir a costa entre Mianmar e Bangladesh - uma região pobre e extremamente vulnerável.

Mapa de intensidade dos ventos do ciclone Mocha.
Mapa de intensidade dos ventos do ciclone Mocha. Previsões indicam que as rajadas de vento podem ultrapassar os 200 km/h, equivalente a um furacão de categoria 3 na escala Saffir-Simpson.

Um ciclone tropical, batizado de Mocha, se formou no Golfo de Bengala nesta quinta-feira (11) e já começou a causar chuvas fortes, rajadas intensas de vento e marés de tempestade em Mianmar que devem continuar pelo menos até a próxima segunda-feira (15).

A tempestade continua se intensificando e em breve se tornará o ciclone mais forte da década na região. Previsões indicam que as rajadas de vento podem atingir velocidades de 200 km/h, equivalente a um furacão de categoria 3 na escala Saffir-Simpson, e que o ciclone atingirá o solo entre os países de Mianmar e Bangladesh.

Um ciclone tão intenso quanto o Mocha em uma área tão carente pode causar um grande desastre humanitário.

A região possui uma densidade populacional muito grande e é repleta de edifícios e construções precárias, carecendo de infra-estrutura adequada. Para complicar a situação, Mianmar está passando por uma guerra civil que já deslocou quase 2 milhões de pessoas pelo país. A cidade de Bazar de Cox possui, atualmente, o maior acampamento de refugiados do mundo.

ciclone devastador previsão
Previsão de trajeto do ciclone Mocha indica que a tempestade deve atingir Mianmar e Bangladesh, onde a infra-estrutura precária resultará num grande desastre humanitário.

De acordo com autoridades da região, tanto Mianmar quanto Bangladesh já começaram a ordenar a evacuação de áreas baixas, propensas a inundações, e também a movimentar milhares de voluntários para auxiliar a população que, em sua grande maioria, vive em estado de pobreza.

No campo de refugiados, foram preparados 550 abrigos para auxiliar pessoas que possam ser afetadas pelo ciclone. Escolas também estão sendo preparadas para servirem de abrigo. Além disso, autoridades instruíram navios e barcos de pesca a não se afastarem da costa.

A triste sequência de desastres meteorológicos no Golfo de Bengala

O ciclone Mocha ocorre logo após uma onda de calor mortal que está atingindo o sudeste da Ásia há semanas, causando temperaturas superiores a 40°C em países como Mianmar, Bangladesh, Laos e Tailândia.

Mas quando se trata de ciclones, o quadro é ainda mais preocupante. Em 2007, o ciclone Sidr atingiu Bangladesh e causou a morte de 3 mil pessoas. No ano seguinte, o ciclone Nargis atingiu Mianmar e causou a morte de 135 mil pessoas, se tornando o ciclone mais mortal do país.

Imagem de satélite do ciclone Bhola, o maior desastre meteorológico da história. (imagem: NOAA)

Mas nada se compara ao ciclone Bhola, de 1970. Considerado o maior desastre meteorológico da história, o ciclone atingiu essa mesma região e causou a morte estimada de 500 mil pessoas. A maior parte das fatalidades ocorreu devido a inundações e marés de tempestade que cobriram completamente as regiões mais baixas e as diversas ilhas no Delta do Rio Ganges.

Hoje, a região conta com mais ferramentas para se defender, mas a situação ainda está longe de ser adequada, especialmente considerando as tensões políticas locais. Como consequência, um grande número de fatalidades deverá ser registrado ao longo deste fim de semana.