Mangas são proibidas para diabéticos? Um novo estudo desafia velhas crenças
A manga é uma fruta muito adorada: doce, aromática e um alimento fresco para os dias quentes do verão. No entanto, seu alto teor de açúcar é uma preocupação para pessoas que têm diabetes tipo 2.

A pergunta que surge com frequência é: diabéticos podem comer manga? Ou ela é prejudicial à saúde? Enquanto alguns preferem evitar a fruta por completo, outros esperam que pequenas quantidades possam ser facilmente incorporadas a uma dieta balanceada.
Um novo estudo esclarece essa questão
Um novo estudo está atraindo atenção por comparar os efeitos das mangas à saúde com o pão branco em um ensaio clínico randomizado.
Trinta e cinco pessoas com diabetes tipo 2 foram divididas aleatoriamente em três grupos: 10 receberam mangas Safeda, 10 receberam mangas Dasheri e 15 receberam a mesma ingestão calórica de pão branco do grupo controle.
No ensaio clínico randomizado, os efeitos da substituição do pão de café da manhã comum por 250 gramas de manga Safeda ou Dasheri nos níveis de açúcar no sangue, resistência à insulina, gordura corporal e lipídios no sangue foram investigados por oito semanas.
Reduz o açúcar no sangue e o peso corporal
Os resultados são impressionantes: em ambos os grupos que consumiram manga, os níveis de glicemia em jejum diminuíram para 36 mg/dL, enquanto a HbA1c, um indicador de monitoramento de longo prazo, também diminuiu significativamente, ao contrário do grupo que consumiu pão, onde aumentou ligeiramente. A sensibilidade à insulina, medida pelo escore HOMA-IR, melhorou.
Além disso, aqueles que comeram manga perderam em média dois quilos de peso corporal, enquanto o grupo do pão ganhou peso. A circunferência da cintura e a espessura das dobras cutâneas (indicadores de gordura corporal) diminuíram significativamente, e o colesterol HDL (bom) aumentou significativamente.
O porcionamento faz a diferença
O estudo sugere que a manga, quando dividida em porções adequadas e usada como substituto de outros carboidratos, pode trazer benefícios para pessoas com diabetes tipo 2. A quantidade recomendada é de cerca de 250 g por dia (aproximadamente uma manga pequena) e deve fazer parte de uma dieta com controle calórico.
New study finally busts health myth of much-loved tropical fruit https://t.co/7NPzirSVjn pic.twitter.com/uKqz7ux1Jm
— The Independent (@Independent) August 16, 2025
Combiná-la com proteínas ou fibras é especialmente benéfico. No entanto, recomenda-se consultar um médico especialista antes de consumi-la e não experimentar por conta própria.
A importância cultural se encontra com a surpresa médica
Na Índia, as mangas não são populares apenas como frutas, mas também estão profundamente enraizadas culturalmente e socialmente. Existem mais de 1.000 variedades, e festivais de manga são celebrados em muitos lugares. Os resultados desta pesquisa podem ajudar pessoas com diabetes a voltar a desfrutar de mangas, com moderação e com a ajuda de um médico.
Manga com moderação não é um tabu
Este estudo demonstra claramente que pessoas com diabetes tipo 2 não precisam evitar completamente as mangas. Como substituto de outros carboidratos e como parte de uma dieta balanceada, esta fruta pode até ter efeitos positivos para a saúde.
A velha regra "mangas são proibidas" não se aplica mais sem reservas: com controle e moderação, elas podem fazer parte de uma estratégia nutricional moderna.
Referência da notícia
Glycemic, lipid, anthropometric and body composition responses to two Mango varieties versus white bread in people with type 2 diabetes: an 8-week randomised controlled trial. 02 de agosto, 2025. Kehar, et al.