Incomum: Esta bebida popular pode acelerar a deterioração do cérebro e promover o Alzheimer

Esta bebida é consumida diariamente por muitas pessoas. No entanto, diz-se que tem efeitos nocivos à saúde do cérebro e pode até mesmo promover o aparecimento precoce da doença de Alzheimer.

sucos de frutas
Sejam sucos de laranja, maçã, morango ou multifrutas, eles podem acabar prejudicando nossos cérebros a longo prazo, de acordo com um estudo americano recente.

De acordo com um estudo recente, uma bebida que muitos de nós consumimos todos os dias, especialmente no café da manhã, pode ter efeitos prejudiciais à nossa saúde cognitiva, causando, em particular, declínio cerebral acelerado.

Suco de fruta: mais prejudicial do que você pensa

Pesquisadores da Universidade de Boston analisaram os efeitos de certas bebidas cotidianas em nossa saúde, e seus resultados levantam uma série de preocupações.

Na verdade, eles identificaram uma bebida que é particularmente prejudicial ao nosso cérebro, acelerando o envelhecimento precoce e promovendo o desenvolvimento precoce da doença de Alzheimer: o suco de fruta.

De acordo com este estudo publicado na revista Alzheimer's & Dementia, sucos de frutas, embora considerados opções saudáveis e ótimas alternativas a muitas bebidas comerciais, como refrigerantes, podem ser prejudiciais ao cérebro.

Os pesquisadores acompanharam mais de 4.000 participantes com mais de 30 anos e conseguiram identificar que o consumo regular de suco de fruta estava associado a sinais preocupantes de envelhecimento acelerado do cérebro, manifestado em particular por uma redução no volume total do cérebro. Além disso, sua memória episódica, a memória que nos permite relembrar eventos pessoais, foi significativamente prejudicada em comparação com aqueles que consumiram pouco ou nenhum álcool.

Segundo o estudo em questão, o hipocampo, parte do cérebro essencial para a memória e o aprendizado, seria vulnerável aos efeitos dos sucos de frutas. De fato, as pessoas estudadas que bebiam esse tipo de bebida diariamente tinham o hipocampo atrofiado e danificado. Além disso, danos nessa parte do cérebro também são um marcador preditivo do desenvolvimento precoce (antes dos 65 anos) da doença de Alzheimer.

Como limitar os riscos?

De acordo com os resultados do estudo, todas as variedades de suco — maçã, laranja, toranja e até mesmo sucos de várias frutas juntas — parecem ter efeitos nocivos à saúde do cérebro. Essa nocividade se deve ao seu alto teor de açúcar, nutriente conhecido por alterar processos cognitivos e marcadores neuropsicológicos implicados no surgimento de demência, no sentido patológico do termo.

No entanto, isso não significa que você precisa eliminar completamente os sucos de frutas da sua dieta da noite para o dia; é tudo uma questão de moderação. Segundo recomendações de nutricionistas, um pequeno copo de suco de fruta (125 ml) por dia é suficiente, desde que seja suco 100% puro, ou seja, sem adição de açúcar ou outros aditivos. Uma laranja espremida na hora, por exemplo, é perfeitamente adequada.

Por fim, vale ressaltar que outras bebidas podem, ao contrário, ter efeitos benéficos em nosso cérebro. Por exemplo, o chá verde e certas infusões são ricos em antioxidantes que protegem nosso sistema cerebral.

Embora os sucos de frutas forneçam vitaminas e minerais benéficos à saúde, é aconselhável escolher frutas inteiras, que são naturalmente ricas em fibras, o que ajuda a retardar a absorção do açúcar. Além disso, ao remover a parte sólida do alimento (polpa e fibras), ele se torna menos satisfatório.

O ginseng também ajuda a melhorar a memória, as habilidades cognitivas e a controlar o estresse. O café, consumido com moderação, está associado à prevenção do declínio cognitivo e pode até ajudar a reduzir o risco de desenvolver as doenças de Parkinson e Alzheimer.

Referência da notícia

Cette boisson du quotidien pourrait favoriser un Alzheimer précoce. 05 de março, 2025. Futura/Redação.