Fato ou mito? Olhos que mudam de cor segundo à condição do tempo

Algumas pessoas afirmam que seus olhos mudam de cor dependendo das condições do tempo ou da estação do ano. Saiba aqui se existe alguma ligação entre essa característica física e a meteorologia.

mudança de cor dos olhos meteorologia tempo
A combinação da melanina com outros pigmentos dá à íris sua cor.

Muitas pessoas, especialmente aquelas com olhos claros, detectam uma mudança na cor dos olhos e atribuem isso à mudança nas condições meteorológicas.

Na verdade, esta "teoria" tem, em parte, uma base científica. Fatores como: a variação da luz do ambiente, a intensidade da radiação e o número de horas de exposição ao sol afetam a cor da íris de algumas pessoas.

Os fatores mencionados aumentam no verão, tanto que a maioria das pessoas que percebe uma mudança de cor ligada ao clima também menciona que no verão seus olhos clareiam "um pouco".

A cor dos olhos

A parte colorida do olho é chamada de íris. Uma combinação de melanina com outros pigmentos dá à íris sua cor. Os geneticistas explicam que a cor do olho humano se origina de três genes, estes manifestam as cores: marrom, verde e azul (as mais comuns).

Dentro do grupo de cores mais comuns está o marrom (entre 55 e 79% da população mundial), a segunda posição é ocupada pela cor azul (entre 8 e 10% das pessoas), e apenas entre 2-3% da população representa pessoas de olhos verdes.

A cor verde é muito rara, caracteriza-se por possuir pouquíssima melanina e maior grau do pigmento chamado “lipocromo”. Essa falta de melanina dá à íris um tom azulado, que, misturado ao lipocromo, resulta na preciosa cor verde dos olhos.

mudança de cor dos olhos meteorologia tempo
Apenas 2-3% da população mundial representa pessoas de olhos verdes.

Depois, há outras quatro cores muito raras, cada uma representando cerca de 1% da população. A cor âmbar (um tom amarelado, conhecido como “olhos de lobo”), que se dá pela predominância do lipocromo; o "violeta", que na verdade é simplesmente a cor lápis-lazúli, um tipo de azul muito intenso que com certa luz com reflexos vermelhos pode aparecer violeta (como no caso da renomada atriz Liz Taylor)

A segunda cor de olho mais rara é o preto, um marrom tão escuro que é impossível distinguir a íris da pupila. E finalmente com menos de 1% está a cor dos olhos cinza, a mais difícil de encontrar na população humana, ocorre devido a uma falta muito acentuada de melanina na íris.

A função da pupila

A pupila está localizada na parte central da íris, é o círculo preto centralizado, mas na verdade é um orifício por onde a luz entra na retina. Para regular a entrada de luz no olho, permitindo que a retina receba a luz necessária, a pupila utiliza dois músculos: o esfíncter da pupila (fecha) e o músculo dilatador da pupila (abre).

Seu funcionamento é simples de entender, quando há muita luz no ambiente a pupila contrai (miose), ela fica pequena para controlar a quantidade de luz que entra na retina e assim poder enxergar; enquanto em ambiente de penumbra ou quase escuridão, a pupila dilata bastante (midríase), para favorecer a maior entrada de luz.

mudança de cor dos olhos meteorologia tempo
A luz entra na retina através da pupila.

Não só a variação de luz (natural ou artificial) no ambiente altera o tamanho das pupilas, existem outros fatores como as emoções, alguns remédios, álcool e drogas que causam a midríase. Por exemplo, as pupilas dilatam quando sentimos medo, nervosismo, excitação ou bebemos álcool. Além disso, a pupila pode nos avisar se tivermos algum problema de visão, principalmente se percebermos que seu tamanho não é o normal ou que não reage normalmente.

Movimento da pupila e pigmento da íris

A íris envolve a pupila, quando ela muda de tamanho os pigmentos da íris são comprimidos ou espalhados, alterando a cor aparente dos olhos. É por isso que várias pessoas detectam que seus olhos clareiam em dias ensolarados, e muito mais no verão, quando frequentam ambientes mais claros e com mais horas de luz natural.

Isso faz com que a pupila se contraia, pois esse círculo preto encolhe, a íris ao seu redor se expande e os pigmentos nele se espalham, dando a impressão de que os olhos estão clareando (um pouco).

mudança de cor dos olhos meteorologia tempo
A íris envolve a pupila, quando ela muda de tamanho os pigmentos da íris são comprimidos ou espalhados.

Por outro lado, e com o mesmo raciocínio, muitas pessoas com olhos verdes ou azuis claros detectam que seus olhos escurecem ou mudam de cor em dias de tempestade com falta de luz solar. Nesse caso, os pigmentos da íris (que no adulto não variam em quantidade) estão distribuídos em uma superfície menor porque a pupila dilata na ausência de luz, dando aquela aparente mudança de cor.

A melanina tem um papel importante

A melanina é um pigmento natural encontrado na íris do olho, pele e cabelo. Sua principal função é fornecer proteção contra o efeito nocivo dos raios ultravioleta (UV). Esse filtro que absorve a radiação solar é encontrado no corpo em diferentes concentrações, o que resulta em diferentes tons de pele e cores de olhos.

Certamente você notou que quase todos os recém-nascidos têm olhos azuis, isso porque as células que geram a melanina ainda são imaturas e mal a produzem; Com o passar dos meses, a quantidade de melanina aumenta, mudando a cor dos olhos e adquirindo sua cor final de acordo com a genética.

mudança de cor dos olhos meteorologia tempo
Em ambientes bem iluminados, a pupila se contrai e a íris circundante se expande.

Existe a possibilidade de que, uma vez que o corpo esteja continuamente exposto à luz solar (o que é importante notar, é muito prejudicial à saúde em geral e aos olhos em particular), produza quantidades aumentadas de melanina, e isso pode produzir uma mudança na cor não só da pele, mas também dos olhos. Essa opção de alteração de chave é rara, mas não impossível. Os olhos podem ter um tom mais escuro de marrom, azul ou verde.

Investigando os olhos verdes

De acordo com um estudo publicado pela Los Angeles Impulse Corporation, a cor dos olhos verdes é a única que pode variar tanto de acordo com o clima quanto com o humor, entre: azul, cinza, verde mais intenso, ou acastanhado. .

mudança de cor dos olhos meteorologia tempo
O olho está tão neurologicamente ligado ao cérebro.

Acredita-se que pessoas com olhos verdes tendem a ser mais sensíveis emocionalmente. Um estudo da Universidade de Massachusetts postula que as células verdes da íris estão ligadas a uma parte mais desenvolvida do sistema límbico e à amígdala, responsável pelas emoções e sentimentos. Em outras palavras, eles são "mais propensos à sensibilidade das emoções devido à sua relação com outras partes genéticas do cérebro".

O olho está tão neurologicamente ligado ao cérebro que é indiscutivelmente a única parte do nosso cérebro que pode ser vista de fora”, diz o Dr. Anthony Fallone, da Universidade de Edimburgo.