Nova descoberta: conheça o núcleo mais interno da Terra!

O núcleo mais interno da Terra que foi descoberto recentemente tem nada mais nada menos que 650 quilômetros de diâmetro e se parece com uma densa bola feita de ferro. Saiba mais sobre a nova descoberta aqui.

núcleo da terra
O núcleo mais interno da Terra composto por ferro e níquel tem 650 quilômetros de diâmetro.

Imagine uma bola de ferro, ainda que pequena é possível refletir sobre o peso disso, leve não seria não é mesmo? Mas agora, tente imaginar uma bola de ferro com 650 quilômetros de diâmetro, uma imensidão até mesmo difícil de visualizar. Pois essa é a nova descoberta, o núcleo mais interno do planeta Terra.

Uma equipe de sismólogos da Universidade Nacional da Austrália fez uma nova descoberta sobre o núcleo mais interno da Terra, e segundo o estudo que foi publicado na revista Nature Communications na última terça-feira (21), a parte terrestre mais interna é composta por uma densa esfera de ferro com 650 quilômetros de diâmetro.

Até então, o núcleo recentemente descoberto foi considerado o mais profundo já encontrado desde os primeiros estudos, com um raio em torno d 1,2 quilômetro, sendo composto por ferro e níquel. Segundo os estudiosos, o núcleo é composto por diversas camadas formando essa esfera, e cada camada inclusive vai ficando cada vez mais densa que a anterior. É como se a superfície da Terra fosse um fina camada e isso vai aumentando até chegar no núcleo mais interno.

Entenda sobre a descoberta

Os cientistas precisaram analisar por diversas vezes as ondas sísmicas que chegavam até o interior da Terra, e com as ondas apresentando uma extensão de seu núcleo cada vez maior, foi feita a descoberta nunca vista antes.

Segundo depoimentos dos autores do estudo, Thanh-Son Pham e Hrvoje Tkalcic, a pesquisa foi capaz de relatar uma classe de ondas que anteriormente não havia sido observada. Aliás, a nova estrutura relevada pode ter tido origem através de uma mudança no crescimento do núcleo mais interno no passado do planeta Terra, não é algo de agora.

Ainda segundo os pesquisadores: "as descobertas relatadas aqui são uma consequência do volume sem precedentes de dados de formas de onda digitais em crescimento e, esperançosamente, inspirarão uma análise mais cuidadosa dos registros sísmicos existentes para revelar sinais ocultos que iluminem o interior profundo a Terra".

Por que é importante saber sobre o núcleo da Terra?

Muitos devem se questionar sobre a finalidade desse tipo de pesquisa, afinal, qual seria a influência e o que mudaria em nossa vida sobre a crosta terrestre essas descobertas sobre o núcleo interno da Terra, sua origem, formação e tamanho? Que diferença faz a Terra ser composta internamente por uma densa bola de ferro?

O mais importante sobre entendermos a composição da Terra e estudar o núcleo é podermos assim, compreender melhor a influência que ele exerce na própria superfície terrestre. Você já imaginou que processos de grande escala e grande impacto como terremotos e erupções vulcânicas, assim como a distribuição das temperaturas no globo, sofrem influências desse núcleo?