Asteroide 2022 NX1, a nova "minilua" que veio à Terra e ficou

O planeta Terra tem uma nova "minilua". O que são miniluas e como surgem? Esta parece que veio para ficar, mas constitui algum perigo para nós? Saiba mais aqui!

imagem ilustrativa; cometa;
O asteroide 2022 NX1 foi estudado por cientistas amadores da Namíbia e outros do observatório de La Palma.

As mini-luas estão de volta e a Terra já tem uma, que parece que está aqui para ficar. Uma "minilua", que também pode ser conhecida como um objeto capturado pelo tempo, é uma rocha espacial que fica presa na órbita da Terra durante vários meses ou anos, antes de voltar a ser disparada para o distante sistema solar, ou a arder na atmosfera do nosso planeta, segundo relatos da Live Science.

Esta nova minilua não é nada mais, nada menos que o asteroide 2022 NX1, que chegou à órbita do nosso planeta, mas que pode acabar por se chocar com ele.

A detecção

No estudo, publicado na revista Astronomy & Astrophysics, os cientistas discutem duas hipóteses: se veem este asteroide como um objeto feito pelo Homem ou como detritos da própria Lua. 2022NX1 foi descoberto em meados do ano passado e tem sido investigado por cientistas amadores na Namíbia e outros no observatório de La Palma.

Além disso, 2022 NX1 orbita o Sol no que é conhecido como uma órbita em ferradura, que é quando as órbitas de dois objetos se entrelaçam e, do ponto de vista de cada objeto, o movimento parece desenhar uma ferradura no espaço.

Já em 2020, os astrónomos do Observatório Steward da Universidade do Arizona acreditavam ter descoberto um segundo satélite natural temporário da Terra.

Apesar de os astrônomos suspeitarem na altura que havia pelo menos uma minilua em redor da Terra num determinado momento, estes pequenos satélites raramente são descobertos, provavelmente devido ao seu tamanho relativamente pequeno.

Até agora, apenas uma minilua confirmada tinha sido detectada: um asteroide de 0,9 metros chamado RH120 2006, que orbitou a Terra durante 18 meses entre 2006 e 2007.

Apesar de serem objetos espaciais já conhecidos, as miniluas dificilmente são detectadas devido ao seu tamanho. Contudo, costumam ficar em órbita por meses, ou até anos, até serem devolvidas ao espaço sideral ou até arderem na nossa atmosfera.

Os pesquisadores afirmam que o asteroide 2022 NX1 poderá colidir com o nosso planeta no futuro, pois as órbitas dos dois podem coincidir. Contudo, este asteroide é pequeno, com medidas compreendidas entre os 5 e os 15 metros, pelo que não deverá causar estragos significativos.