Existem alternativas para os combustíveis fósseis? A resposta é sim!

Você sabia que existem cinco alternativas para gerar eletricidade em nosso planeta, sem a necessidade de queimar combustíveis fósseis? veja aqui quais são essas fontes opcionais!

Mano persona ampolleta y tierra
Existem cinco fontes alternativas para substituir a queima de combustíveis fósseis em nosso planeta.

Para saber para onde queremos ir, devemos primeiro aceitar nossa realidade. Somos parte de um sistema político, social e econômico que deve seu crescimento aos combustíveis fósseis. Como consequência disto, muitas vezes ficamos chocados com as respostas que a Natureza nos deu, especialmente, a atmosfera.

A primeira alternativa que apresentamos a você neste artigo é o hidrogênio. E por que não o nitrogênio ou o oxigênio, que são encontrados em concentrações bem mais altas na atmosfera? A resposta é simples: o hidrogênio é combustível.

Ou seja, estando na presença de uma fonte de calor, ele é capaz de gerar energia térmica. Somado a isso, o resultado é vapor d'água em vez de dióxido de carbono. Interessante, certo? Porém, é preciso ter cuidado com as quantidades de vapor d'água que são emitidas, pois, este também é um gás de efeito estufa.

Uma segunda opção e que temos "perpetuamente" é o vento. Por meio de seu movimento, se obtém a energia mecânica. Posteriormente, ela é transformada em energia elétrica. E esta fonte emite gases de efeito estufa na atmosfera? A resposta é não!

A terceira fonte alternativa são as ondas do mar. As ondas possuem energia cinética (movimento), mas, neste caso particular, a energia é conhecida como energia maremotriz. Sendo capazes de mover turbinas, elas produzem energia elétrica.

generadores eólicos
A geração de eletricidade a partir do vento é uma das fontes que menos polui.

A quarta alternativa está relacionada à maior fonte de vida que temos: o Sol. Sem ele, as plantas não seriam capazes de fazer fotossíntese e nós, como espécie humana, não teríamos nossa energia vital. Os painéis solares têm a função de transformar a luz solar que chega às suas células em energia elétrica.

Para falar sobre a quinta alternativa, temos que fazer uma "viagem ao centro da Terra", já que lá dentro existem várias fontes conhecidas como energia geotérmica. É só uma questão de ver o que está ocorrendo com a erupção vulcânica em La Palma para perceber o que isso significa. É até uma situação incontrolável para os seres humanos.

Você pode estar se perguntando como poderíamos obter e transformar esta energia? Através de reservatórios geotérmicos. Entre eles, podemos encontrar vapores quentes e águas termais, que podem ser utilizadas para distribuir seu calor em sistemas de aquecimento.

A COP26

Foi anunciado que mais de 500 pessoas, vinculadas a empresas de combustíveis fósseis (carvão, gás e petróleo), estão na lista de participantes da COP26. Eles superam qualquer país presente neste caso.

As críticas são esperadas. Por um lado, há os ativistas que defendem o cuidado com o planeta, mas também as equipes científicas que há anos vêm gerando novas propostas para dar alternativas ao atual sistema econômico.

Acrescentam-se os políticos encarregados de ditar as leis dos países membros. Essas questões têm sido debatidas por décadas e, em cada ocasião, se adia mais o tempo para "carbono neutro". Só resta perguntarmos: existe realmente um prazo fixo para cumprir as metas de desenvolvimento sustentável?