Eclipses solares alteram o comportamento das aves: estudo mostra que elas ficam silenciosas no escuro
Um estudo utilizou dados de áudio fornecidos pela população revelando que o canto das aves diminuiu significativamente em áreas de cobertura solar quase completa durante o eclipse total de 8 de abril de 2024.

Realizado por pesquisadores da Loggerhead Instruments e do K. Lisa Yang Center for Conservation Bioacoustics no Cornell Lab of Ornithology, este estudo analisou paisagens sonoras de 344 dispositivos Haikubox em toda a América do Norte.
Aplicando um modelo avançado de rede neural e filtrando os locais onde a atividade humana poderia ter afetado o comportamento das aves, a equipe de pesquisadores isolou o verdadeiro impacto acústico do eclipse solar total.
“A evidência anedótica (informação não baseada em factos ou estudos científicos) sugere há muito tempo que as aves ficam em silêncio ou exibem comportamentos noturnos durante um eclipse solar total. O nosso estudo mostra que, em média, as aves ficam silenciosas durante e logo após a totalidade, mas também aprendemos que este comportamento está fortemente ligado ao grau de escuridão experimentado” - David Mann, PhD, autor principal do estudo e pesquisador da Loggerhead Instruments.
As reações das aves variaram muito de acordo com a espécie e a geografia. Os Chickadees de capa preta, por exemplo, permaneceram em silêncio até depois da totalidade em Nova Iorque, mas tornaram-se mais vocais durante a mesma fase em Vermont. Enquanto os robins americanos continuaram a cantar durante a totalidade do céu no Kentucky, os pins ficaram completamente silenciosos no Maine.
Além da escuridão, há outros fatores que contribuem para esta mudança
Os cientistas não sabem porque as aves reagiram de forma tão diferente à escuridão total durante o eclipse. Apesar de analisarem fatores como a temperatura, a cobertura de nuvens e a velocidade do vento, eles não encontraram qualquer relação significativa com as alterações nas taxas de vocalização.
Isto sugere que a escuridão total súbita e as mudanças associadas no vento e na temperatura foram os principais fatores das mudanças comportamentais observadas.

O primeiro e rápido olhar para os dados do Haikubox, apenas algumas horas após o eclipse solar total, mostrou uma grande queda nas vocalizações das aves no momento do pico da totalidade.
"Quando aprofundamos os dados e removemos quaisquer locais onde os humanos pudessem ter influenciado o comportamento das aves, encontramos uma história muito mais complicada. As pessoas estavam muito entusiasmadas com o eclipse solar total e as suas celebrações afetaram provavelmente as reações das aves" - David Mann.
Os resultados demonstram o potencial científico dos sistemas de monitoramento acústico passivo apoiados por multidões. "Em uma altura em que a tecnologia nos afasta frequentemente do mundo natural, o Haikubox faz o oposto - promove uma ligação mais profunda com ele. Ao combinar a tecnologia de IA com o amor pelo ambiente, o Haikubox ajuda as pessoas a envolverem-se com a natureza de uma forma moderna e educativa", observa Mann.
A importância da rede Haikubox
Esta rede colaborativa de dispositivos operados pela comunidade oferece um método poderoso para estudos em grande escala sobre a vida selvagem. A equipe de pesquisa prevê que os dados do Haikubox continuarão contribuindo para futuros estudos sobre o comportamento animal.
“O monitoramento acústico passivo é uma ferramenta fantástica para coletar dados sobre o comportamento animal e as pessoas comuns desempenham um papel importante no alargamento da nossa rede de escuta”, afirmou Mann. "Colocar um Haikubox no seu quintal nos ajuda a aumentar os bilhões de gravações acústicas que já coletamos. A nossa comunidade está possibilitando as descobertas científicas de amanhã", disse.
Referência da notícia
Continental-scale behavioral response of birds to a total solar eclipse. 08 de abril, 2025. Mann, et al.