Doença de Lyme: uma epidemia impulsionada pelas mudanças climáticas e pela globalização

O que Justin Bieber, Shania Twain, Alec Baldwin, Ben Stiller, Richard Gere e Thalía, entre outras celebridades, têm em comum? Doença de Lyme, um mal do século XXI. Este 1º de maio é o Dia Mundial da Doença de Lyme.

celebridades com lyme
Essas celebridades sofrem de uma doença pouco conhecida, mas que atinge 1 em cada 7 habitantes do planeta: a doença de Lyme, erroneamente chamada de "doença das celebridades".

O Dia Mundial da Doença de Lyme é comemorado todo dia 1º de maio, com o objetivo de conscientizar a população sobre essa patologia que está se expandindo em decorrência das mudanças climáticas.

A Doença de Lyme ou Borreliose é uma patologia de origem bacteriana transmitida pela picada de um carrapato infectado. Em geral, essa doença pode ser contraída em áreas arborizadas com vegetação abundante ou também naquelas cobertas de grama que servem de habitat para carrapatos, como jardins e parques. É a doença transmitida por carrapatos mais comum nos Estados Unidos e na Europa.

As origens

No início da década de 1970, dezenas de moradores de Old Lyme, Connecticut, apresentaram sintomas de artrite súbita e severa, com articulações muito inchadas, paralisia, erupções cutâneas e uma imensa sensação de cansaço. Somente em 1977 foram descritos os primeiros casos, deixando de lado as suspeitas de artrite. A doença foi consequência da picada do carrapato de patas pretas (Ixodes scapularis). E desde que os primeiros casos surgiram em Lyme, a doença recebeu esse nome.

lyme tick
A doença de Lyme é causada pela bactéria Borrelia burgdorferi (B burgdorferi). Carrapatos de patas negras (também chamados de carrapatos de veado) podem transportar essas bactérias, embora nem todas as espécies de carrapatos normalmente carreguem as bactérias.

Em 1981, o cientista americano Willy Burgdorfer, um importante entomologista médico, descobriu que a doença de Lyme era causada por uma bactéria transmitida por carrapatos de patas negras. Esta bactéria foi nomeada "Borrelia burgdorferi" em sua homenagem. Como a bactéria vive em veados, certas espécies de camundongos e pássaros, entre outros, quando picados por carrapatos se infectam e depois picam humanos, e também outros mamíferos muito próximos de nós, como cachorros.

Epidemia de um mundo mais quente

Até o final do século 20, afetava apenas uma área específica localizada no norte dos Estados Unidos, mas a globalização e os invernos amenos em decorrência das mudanças climáticas facilitaram o aparecimento de carrapatos portadores da doença em regiões onde nunca haviam estado. um problema.

youtube video id=PyV6KF4N-8w

E é que em um planeta cada vez mais quente, os carrapatos transmissores da bactéria causadora da doença de Lyme se sentem confortáveis em ambientes com temperaturas acima de 7,2°C, e com umidade superior a 82%.

Como o aquecimento global afeta o clima do planeta, tornando os invernos mais curtos e amenos, enquanto os verões e as primaveras são mais longos e quentes, os carrapatos podem encontrar mais lugares para prosperar.

Mas assim como a mudança climática torna o mundo mais hospitaleiro para os carrapatos, ela também pode ser seu algoz.

Mais de 1 bilhão

E é que o clima extremo modifica os padrões de precipitação, provocando secas que são agressivas com os carrapatos, fazendo-os secar e morrer; ou reduzindo a cobertura de neve sob a qual hibernam e os protege durante o inverno.

No entanto, é difícil saber se a mudança climática é, em última análise, um benfeitor ou um detrator dos carrapatos. Mas o clima mais quente incentiva os carrapatos a surgirem mais cedo e permanecerem por mais tempo, contribuindo para sua disseminação. Este clima mais quente, juntamente com uma maior propensão a viver em áreas periurbanas, aumentou a quantidade de tempo que as pessoas passam ao ar livre. Isso levou ao aumento do contato entre populações de carrapatos e habitats, aumentando o risco de contrair a doença.

A doença de Lyme é uma das doenças transmitidas por vetores que mais cresce no Ocidente.

Um estudo de 2022, publicado no BMJ Global Health, estima que 14,5% da população mundial (1,05 bilhão de pessoas) foi infectada com a doença de Lyme em algum momento, o que é quase seis vezes a população mundial afetada pela malária, ou 1,5 vezes o número de pessoas com diabetes em todo o mundo.

Lyme rush
Uma pequena protuberância vermelha, uma erupção cutânea expansiva e irregular é como você pode identificar uma picada de carrapato infectada por Lyme

Mas nem todos sofrem da mesma forma: a maior incidência de infecção foi encontrada na Europa central, com 21% da população afetada; O Leste Asiático ficou em segundo lugar com 16%, seguido pela Europa Ocidental com 13,5%. Os locais de menor risco foram a Oceania com 5,5%, o Sul da Ásia com 3% e o Caribe com 2%. As Américas apresentaram 9,4%, embora haja poucos casos registrados na América do Sul.

Como detectá-lo?

Uma pequena protuberância vermelha aparece no início da doença, seguida por uma erupção cutânea ou área vermelha expandida na pele, que aparece entre 3 e 30 dias e desaparece no centro da lesão.

Esta doença se manifesta em três estágios:

  • Estágio 1, chamado de doença de Lyme precoce e localizada. A bactéria ainda não se espalhou pelo corpo. Manifesta febre, vômitos, cárie, torcicolo. Muitas vezes é confundido com gripe. Esses sintomas devem ser corroborados por um diagnóstico feito por um especialista.
  • Fase 2, chamada doença de Lyme de propagação precoce. Dura entre 30 e 60 dias e pode afetar três áreas: articular; neurológica e cardíaca Cardíaca ocorre em menos de 10% dos casos.
  • Estágio 3, chamado doença de Lyme de disseminação tardia. É a fase crônica, onde o sistema musculoesquelético (sistema locomotor) e o sistema neurológico são afetados. Ocasionalmente, pode causar insuficiência cardíaca.

A doença de Lyme pode causar complicações graves nas articulações, coração e sistema nervoso se não for diagnosticada e tratada precocemente. E ainda, alguns pacientes desenvolvem uma síndrome crônica que os debilita e os impede de levar uma vida normal.

perigo: carrapato
Você pode reduzir o risco de ser picado por um carrapato se usar roupas adequadas e repelente de insetos ao entrar em um pasto ou parque

No momento não há vacina disponível para humanos, e o tratamento é baseado em antibióticos.

Como reduzir o risco de contrair Lyme?

  • Evite o contato com áreas arborizadas, arbustos ou grama alta;
  • Se isso não for possível, use roupas adequadas: sapatos fechados, meias, camisas de manga comprida, luvas e gorros;
  • Use repelente de insetos;
  • Percorra os caminhos demarcados em zonas com vegetação;
  • Mantenha jardins e espaços verdes limpos;
  • Mantenha a higiene dos animais de estimação, para evitar que contraiam carrapatos.

Compartilhe esta informação sobre o Dia Mundial de Lyme em suas redes sociais neste 1º de maio, usando as hashtags #WorldLymeDay #DiaMundialLyme #Lyme