Como os peixes sobrevivem em lagos congelados?

A chegada do inverno em algumas regiões do planeta faz com que muitos lagos congelem mas, abaixo do manto de gelo, os peixes continuam vivos. E como isso ocorre? Saiba aqui.

Peixe em um lago congelado
Peixes nadando em um lago com superfície gelada.


Embora a atual mudança climática esteja causando mudanças em termos de temperatura, é claro que ainda temos invernos muito rigorosos, especialmente nas altas montanhas e no interior da península da Espanha. Durante novembro e dezembro, os lagos geralmente começam a ficar com a superfície parcialmente ou totalmente congelada. Também podem congelar partes da margem de um rio ou córrego.

Embora não possa ser visto de fora, dentro da água a vida continua como se nada acontecesse. Os peixes seguem suas vidas sem dificuldade, por mais frio que esteja no exterior do lago. Um mundo hostil para nós, mas não tão hostil quanto imaginamos para as espécies de peixes que nele vivem.

Pode parecer impossível que, com temperatura do ar de vários graus negativos e com a água muito gelada, um peixe possa sobreviver. Se colocarmos um pé em um lago de montanha no inverno, perdemos a sensibilidade em poucos segundos. Então, como os peixes conseguem sobreviver dessa forma?

O gelo é mais especial do que parece

Todos os líquidos, com algumas exceções, ao congelar-se ganham densidade e sua parte congelada vai para o fundo do lago. Ou seja, eles começam a congelar por baixo. Por exemplo, o óleo. Mas a água é diferente. Tem a peculiaridade de que, ao congelar, perde densidade e flutua. Podemos comprovar isso vendo os cubos de gelo em nosso refrigerante ou os icebergs no mar.

Pai e filho pescam em um lago congelado
Pesca em um lago congelado.

É por esta razão que um lago sempre começa a congelar na superfície e não pelo fundo. E por que é mais fácil ver um lago congelado do que um rio? Porque a água parada do lago congela facilmente devido as suas moléculas serem mais estáticas. A água corrente do rio torna tudo muito mais difícil.

Ao contrário dos mamíferos, que regulam sua temperatura para ser sempre a mesma, os peixes tem a mesma temperatura que a água ao seu redor.

É claro que sempre há limites. Eles não poderão viver em água quente nem em uma prestes a congelar. Mas sob a camada de gelo podem fazer isso perfeitamente. Portanto, o frio não é um impedimento para eles. Contudo, o mesmo não acontece com o oxigênio.

De onde tiram o oxigênio

Os peixes precisam de oxigênio para sobreviver, mas ele não é distribuído uniformemente pela água. Está concentrado basicamente na superfície. E por que? Porque penetra através do ar e está em dissolução. Quanto mais fundo, menos oxigênio encontramos na água.

O oxigênio presente em um lago congelado pode ser o que vazou antes de se formar toda a camada de gelo. Se houver pequenos buracos no gelo, o oxigênio pode ser obtido através deles. Ou se houver um pequeno riacho, o oxigênio pode vir do curso superior do rio ou afluente. Se nada disso acontecer, mais cedo ou mais tarde o oxigênio acabará, e assim, os peixes morrerão.

Contudo, nenhuma das opções acima ocorrer é algo realmente difícil. Assim, a vida dos peixes nesses lagos congelados no inverno é mais viável do que imaginamos.