Por que suamos quando está calor, estamos nervosos ou comemos picante?

Não transpiramos apenas quando está calor: também quando corremos, comemos comida picante ou apenas quando estamos nervosos. Eu também suei para escrever este artigo… por que isso acontece?

Ted Striker em "Onde está o piloto"
Situações estressantes devido ao medo ou nervosismo também podem causar sudorese ou transpiração.

A temperatura corporal do ser humano é da ordem de 36,5ºC. Mas se seu corpo fica muito quente por causa da temperatura ambiente, porque você está com febre ou porque está fazendo alguma atividade física intensa, esse excesso de temperatura pode fazer com que seu corpo sofra um golpe de calor.

Felizmente, o corpo humano possui mecanismos de defesa muito sofisticados que permitem detectar quando a temperatura está atingindo níveis perigosos para o seu corpo. Nesse momento, uma região do cérebro chamada hipotálamo avisa aos 2 a 4 milhões de glândulas sudoríparas que estão distribuídas por todo o nosso corpo que é hora de começar a resfriá-lo, gerando o suor.

Como o suor nos "esfria"?

Entre os mamíferos mais rápidos encontramos a chita, com registos de 115 km/h, seguida do esquilo da Carolina e do tigre siberiano, ambos com velocidades de 90 km/h. Mas nessas velocidades, as distâncias percorridas são muito curtas (500 m ou menos). Embora os humanos não sejam os mamíferos mais rápidos, somos um dos dois mamíferos capazes de correr as maiores distâncias (os outros mamíferos são os equinos).

Por 2,5 milhões de anos, os humanos evoluíram para serem corredores de resistência, tornando-nos caçadores-coletores eficazes, até dominarmos a agricultura.

calor temperatura onda de calor
A transpiração é resultado da evolução para dissipar o calor gerado pela atividade física. Sem essa habilidade, os humanos não poderiam correr maratonas de 42 km.

E como isso se relaciona com o suor? É que, se não tivéssemos evoluído com eficiência para dissipar o calor gerado por essa atividade física, nossos ancestrais não teriam conseguido correr longas distâncias enquanto caçavam, e as maratonas hoje provavelmente seriam bem menores que 42 km. E a forma como dissipamos esse calor é através do suor, que ao evaporar da pele provoca o resfriamento. Esse resfriamento é baseado em um princípio da física chamado "calor de vaporização". É que para um líquido evaporar, ele deve absorver energia do ambiente, e no caso do suor, essa energia é o calor do corpo. Nosso corpo então usa o excesso de calor corporal para converter as gotas de suor em vapor, resfriando-se.

O ruim desse processo é que, à medida que suamos, perdemos água. Por isso é de vital importância beber muita água para repor o que se perde com o suor.

Outros mamíferos, como cães, liberam calor ofegando; os gatos expelem calor excessivo pela boca. Ambos têm suas poucas glândulas sudoríparas nas almofadas das patas e no nariz, fazendo com que o processo de liberação de calor não seja tão eficaz quanto nos humanos.

Insolação

A insolação é a forma mais grave de lesão por calor e pode ocorrer se a temperatura corporal atingir 40°C ou mais, sendo muito comum nos meses de verão.

insolação
A insolação não tratada pode danificar rapidamente o cérebro, o coração, os rins e os músculos. E aumenta o risco de complicações graves ou morte.

Esta condição requer tratamento de emergência. A insolação não tratada pode danificar rapidamente o cérebro, o coração, os rins e os músculos. E quanto mais demorado o tratamento, pior o dano, aumentando o risco de complicações graves ou morte.

Em cães e gatos, respiração ofegante, respiração rápida e nariz seco mais quente do que o normal são sinais claros de desidratação por excesso de calor. Animais de estimação também podem sofrer de insolação.

O que fazer em caso de insolação

Se em um dia de muito calor você vir alguém com sensação de fraqueza, tontura, dor de cabeça, taquicardia, desidratação (lábios secos, falta de transpiração e micção) e vermelhidão na pele, devemos ficar atentos, pois são os principais sintomas da insolação. Devemos agir imediatamente e para isso devemos:

  • Encontrar um lugar fresco e com sombra.
  • Hidratar com água fria, não muito fria.
  • Tomar banhos frequentes, mas com água fresca, não muito fria.
  • Entrar em uma piscina, mar ou riacho gradualmente, para evitar o resfriamento repentino.
  • E caso veja que não há recuperação óbvia, ligue para o pronto-socorro.

Isso vale tanto para pessoas quanto para animais de estimação.

Por que suamos quando estamos estressados?

Muitas vezes, em uma situação estressante devido ao medo ou ao nervosismo, quase todos nós experimentamos uma transpiração diferente da que ocorre quando está calor. Alguns chamam isso de "suor frio".

Isso porque em nosso corpo existem dois tipos de glândulas sudoríparas: as glândulas écrinas, que se encontram em todo o corpo e produzem suor composto principalmente por água e sais; e as apócrinas, encontradas nas axilas e virilhas, que produzem um tipo diferente de suor.

suando
Em nosso corpo existem dois tipos de glândulas sudoríparas: as glândulas écrinas, que se encontram em todo o corpo e produzem o suor composto de água e sais; e as apócrinas, que ficam nas axilas e produzem um tipo diferente de suor.

A reação de “lutar ou fugir” é uma resposta fisiológica hereditária e herdada da qual nossos ancestrais dependiam para lidar com um ataque ou ameaça à sua sobrevivência. Essa resposta é caracterizada por uma liberação de adrenalina, e essa adrenalina ativa as glândulas apócrinas que liberam gorduras e nutrientes. Esses nutrientes tornam a transpiração apócrina mais atraente para bactérias causadoras de odor corporal que vivem naturalmente em nossa pele e se alimentam de nosso suor. Como resultado, o "suor frio" às vezes cheira mais ou pior.

E esse suor odorífero pode ser uma forma de nossos ancestrais usarem a informação olfativa que passa por seus narizes a seu favor, ou para outras espécies fugirem com medo dela.

Por que suamos enquanto comemos comida picante?

Quem gosta de comida picante não sofre tanto quanto quem não está acostumado. É que quando o tempero da comida gera uma sensação de calor na boca, nosso cérebro pensa que estamos superaquecendo, e por isso manda as glândulas sudoríparas fazerem o que elas fazem de melhor: suar!

Comida picante
Os seres humanos são a única espécie que gosta de comer alimentos condimentados. Quando o fazemos, enganamos nosso cérebro fazendo-o pensar que estamos superaquecendo.

E mesmo que a comida não seja picante, o processo de metabolização dos alimentos pode aumentar a temperatura do corpo. Isso acontece ao ingerir álcool e cafeína entre outros alimentos, mas principalmente ao comer alimentos muito carnudos, o que é conhecido como "suor de carne", embora até agora ninguém tenha conseguido explicar cientificamente por que ocorre apenas ao comer carne.