Quão frio o corpo humano pode suportar antes de congelar até a morte?

As tempestades de frio que sofremos ultimamente em várias partes do planeta nos fazem questionar até que temperatura o corpo humano pode suportar e por quanto tempo.

homem com cara de neve
O corpo humano tem um limite de frio que não suporta

As últimas semanas de 2022 produziram imagens chocantes ao nível do frio e da neve. Tanto a tempestade de inverno Elliot nos Estados Unidos quanto as impressionantes nevascas no Japão foram manchetes em todo o mundo em todas as mídias. Infelizmente, em ambos os casos, o frio causou a morte de dezenas de pessoas.

O corpo humano tem uma grande capacidade de se adaptar a diferentes condições de temperatura. Primeiro, do ponto de vista fisiológico, com vários processos, como suor no verão ou calafrios ou arrepios no inverno. Todos eles consumindo uma grande quantidade de calorias. Mas também usamos outros métodos externos, como ar condicionado no verão ou aquecimento no inverno, para evitar colocar nossas vidas em risco.

Vamos falar sobre o limite de frio que o corpo humano pode suportar hoje. O que aconteceria se nos perdêssemos à noite em uma montanha no inverno? Existem dois fatores que intervêm na hora de dar essa resposta: a temperatura, obviamente, e o tempo que estamos expostos a essa temperatura.

Quando podemos congelar até a morte

Todos nós temos uma sensibilidade diferente à temperatura externa. Bem, podemos verificar isso em nosso escritório. Nunca concordamos com a temperatura entre um grupo de pessoas. Mas quando se trata de limites extremos, podemos colocar números exatos sobre o que um corpo pode suportar.

Mesa de frio vento frio
Mesa fria de vento frio. Fonte: AEMET

Na imagem acima podemos ver a tabela de sensação térmica para frio que o Agência Estatal de Meteorologia da Espanha (AEMET) publicou em seu glossário. Dependendo do vento e da temperatura, o corpo experimentará uma temperatura ou outra, chamada sensação. Por exemplo, se estivermos a 0 graus de temperatura e o vento soprar a 80 km/h, a temperatura que o corpo perceberá será 10 abaixo de zero.

Que temperatura podemos suportar? Na verdade instantaneamente qualquer coisa que atinge o ar, mas depende do tempo de exposição. Em amarelo, laranja e vermelho podemos ver o tempo que podemos manter dentro de cada um desses valores. Em amarelo, há risco de congelamento entre 10 a 30 minutos. Em laranja, em 10 minutos. O mais extremo, vermelho, indica que o risco de congelamento é inferior a 2 minutos. Este é o limite que o ser humano pode suportar em baixas temperaturas.

Por que ficamos pálidos

Agora que sabemos o que podemos suportar, vamos rever um dos efeitos que as pessoas sofrem quando estamos em um lugar muito frio: empalidecimento. A que se deve?

Quando está muito frio, o cérebro ativa ordens para regular a temperatura. Uma dessas ordens é a constrição ou estreitamento dos vasos sanguíneos que passam perto da pele. É melhor que o sangue fique longe de lugares frios e proteja áreas vitais, como órgãos. Por isso a pele fica pálida, porque passa menos sangue por ali.

Tudo muda em poucos segundos ao entrar em um lugar quente, como em casa ou em uma lanchonete. Ficamos vermelhos com facilidade e até notamos sufocamento. O sangue volta ao seu lugar de forma milagrosa e o rosto é onde mais se nota.