Parece ficção: o dia em que choveu peixe em uma cidade na Inglaterra

O Reino Unido tem seu clima estranho, mas poucas situações podem superar a que aconteceu na cidade de Great Yarmouth, em Norfolk, em 8 de agosto de 2000.

Great Yarmouth
A orla marítima e a praia de Great Yarmouth.

Você já deve ter ouvido a expressão ‘chovendo canivetes’, não é mesmo? Mas e 'chovendo peixes'? Ocorrências desse estranho fenômeno meteorológico foram registradas ao longo da história, com relatos vindos de todo o mundo. É o tipo de coisa que você precisa ver para acreditar plenamente. E foi exatamente isso o que aconteceu aos residentes da cidade litorânea de Great Yarmouth, em Norfolk, em 8 de agosto de 2000.

Certamente não é difícil encontrar peixes na cidade. Como muitos assentamentos na costa de Norfolk, Great Yarmouth tem uma longa história de pesca, com o ápice da indústria na cidade no século 19. Mas, os frutos do mar sempre tendem a chegar de barco, e não do céu.

No dia em questão, uma tempestade de verão foi seguida por uma chuva de peixes filhotes, sobre as fileiras de casas atrás da orla marítima. Enquanto os moradores observavam atônitos, os gramados e telhados ficaram cobertos por centenas de peixes de 5 cm de comprimento.

Na época, o morador local Fred Hodgkins disse: "A princípio, pensei que pudesse ter algo errado com meus olhos. Todo o meu quintal parecia coberto de pequenas lascas de prata. Quando olhei de novo, percebi que eram dezenas de pequenos peixes prateados".

Nublado, com a possibilidade de peixes

O evento atraiu muita atenção na época, com comparações feitas a contos bíblicos de pragas de gafanhotos e rios de sangue. Mas a causa desse evento bizarro foi totalmente natural. Na manhã de 8 de agosto, tempestades estavam se formando na costa de Norfolk, e uma dessas tempestades provavelmente gerou uma tromba d'água.

Para os moradores de Great Yarmouth afetados na época, é improvável que o evento seja esquecido e, sem dúvida, também viveu por muito tempo nas memórias dos gatos locais.

As trombas d'água, que são causadas por tornados que se formam acima de corpos d'água, sugam a água e qualquer coisa sobre ou dentro dela. Quando isso acontece, materiais ou objetos podem ser apanhados e jogados a grandes distâncias. Nesse caso, os peixes foram apanhados pela tromba d'água e despejados quando a tempestade atingiu Great Yarmouth.

Surpreendentemente, esse tipo de evento não é tão raro quanto você pode pensar. Em todo o mundo, houve centenas de relatos de coisas estranhas caindo do céu, e não apenas peixes. Foi relatado que rãs, tomates e até plantas caíram do céu em alguns casos, sendo provavelmente tornados e trombas d'água os responsáveis em todos os casos.

Waterspout
Uma tromba d'água e nuvem funil sobre o Mar Mediterrâneo.

Os peixes são os animais mais comumente relatados que caem do céu dessa forma. Isso provavelmente ocorre porque muitas espécies de peixes se agrupam em grandes cardumes, o que significa que uma tromba d'água pode sugar um grande número de uma vez, tornando-se óbvio quando eles caem no solo.

O evento em Great Yarmouth é o caso mais notável de chuva de peixes no Reino Unido. Para os moradores de Great Yarmouth afetados na época, é improvável que o evento seja esquecido e, sem dúvida, também viveu por muito tempo nas memórias dos gatos locais.

Um caso semelhante foi registrado na vila de Knighton, em Shropshire, em Agosto de 2004, embora em uma escala menor. Longe de ser uma história bíblica, a chuva de peixes é um fenômeno muito real. Portanto, da próxima vez que você vir tempestades em sua previsão local, fique de olho em algo estranho chovendo no céu.