Cientistas perplexos com aparecimento de “ovo de ouro” no fundo do mar

Uma estranha criatura encontrada no fundo do mar é um enigma para os cientistas, que acreditam ter encontrado uma forma de vida até então desconhecida.

Ovo de ouro
A estranha criatura encontrada no fundo do mar que mantém os cientistas acordados. Imagem: NOAA Ocean Exploration, Seascape Alaska.

É como o início de um filme de terror”, disse um dos cientistas da exploração. Ele se refere à misteriosa criatura que foi encontrada a 3.300 metros de profundidade, no Golfo do Alasca, e que deixou os cientistas perplexos.

A descoberta foi feita no dia 30 de agosto, durante o sétimo mergulho da Expedição Seascape Alaska 5: Exploração e Mapeamento de Veículos Operados Remotamente.

As câmeras do veículo subaquático identificaram um corpo dourado, com cerca de 10 centímetros de diâmetro, de textura lisa, com uma elevação no centro. A criatura estava presa a uma pedra.

Quando a câmera se aproximou, começaram as especulações dos pesquisadores. É uma estrela morta? Um coral? A casca de um ovo?

Para descobrir, os cientistas implantaram um braço operado remotamente para “fazer cócegas” no ovo. Isto revelou que era delicado ao toque, semelhante ao tecido da pele. Mas a única maneira de saber do que se tratava seria no laboratório.

braço operado remotamente
Os cientistas implantaram um braço operado remotamente. Imagem: NOAA Ocean Exploration, Seascape Alaska.

“Provavelmente não aprenderemos mais até conseguirmos colocá-lo num laboratório onde possamos seguir aproveitando a experiência coletiva da comunidade científica", disse Sam Candio, coordenador da expedição.

Então a criatura foi suavemente “sugada” através de um braço amostrador de sucção.

Forma de vida desconhecida?

Por enquanto, os cientistas referem-se a ele como o “Orbe Dourado”. Ainda não está claro se pertence a uma espécie conhecida, é uma espécie nova ou está associada a um estágio de vida desconhecido de uma espécie existente.

De qualquer forma, descobrir isso proporcionará mais conhecimento sobre a vida e certamente abrirá novas questões.

Ovo de ouro
Pode ser uma espécie conhecida, uma espécie nova ou um estágio de vida desconhecido. Imagem: NOAA Ocean Exploration, Seascape Alaska.

Novas espécies têm potencial para revelar novas fontes de terapias médicas e vacinas, alimentos, energia e outros benefícios e conhecimento social. Juntos, os dados e informações coletadas durante esta expedição vão nos ajudar a preencher as lacunas na nossa compreensão desta parte do planeta, para que possamos melhor geri-la e protegê-la”, explicou Candio.

“Embora seja um pouco humilhante ficar perplexo com esta descoberta, ela serve como um lembrete de quão pouco sabemos sobre o nosso próprio planeta e de quanto ainda há para aprender e apreciar sobre o nosso oceano”, disse Candio, que trabalha na NOAA Ocean Exploration.

Mergulhe ao vivo com a expedição

A expedição 'Seascape Alaska 5: Exploração e mapeamento de veículos operados remotamente' no Golfo do Alasca continua até 16 de setembro de 2023.

O objetivo é mapear, explorar e caracterizar habitats de águas profundas de importância ecológica e econômica em regiões inexploradas ao longo do Alasca.

youtube video id=YgEl_fFt--Y

Os mergulhos com veículos operados remotamente (ROV) atingem profundidades de até 6.000 metros para explorar habitats de corais e esponjas de águas profundas, habitats de peixes e a coluna de água.

Graças à tecnologia de telepresença, qualquer pessoa com ligação à Internet pode observar e ouvir enquanto membros da comunidade científica participam ativamente em cada mergulho.