As plantas gritam! Estudo revela que elas emitem sons ultrassônicos quando estão sob estresse

As pesquisas sobre comunicação entre plantas estão avançando a passos largos. Esta descoberta fornece pistas cruciais para o seu cuidado e é uma revelação para a agricultura do futuro.

som, plantas
Um agradável campo de flores pode ser um local muito barulhento para alguns animais.

Quem gosta de ter plantas em casa sabe que entender as necessidades desses seres verdes pode ser um grande desafio. Uma folha murcha aqui, uma cor opaca ali: os sinais costumam ser muito sutis e a preocupação aumenta. Será que essa planta está recebendo água, luz ou nutrientes suficientes? É só ouvir, porque a planta não só está te contando, mas também gritando com você!

Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, realizaram um estudo no qual usaram uma câmera acústica dentro de uma estufa para observar plantas de tomate e tabaco enquanto eram submetidas a diferentes tipos de estresse. O que descobriram foi surpreendente: as plantas emitem sons ultrassônicos quando se sentem estressadas.

Embora esses sons sejam inaudíveis ao ouvido humano, eles podem ser detectados por certos animais, como morcegos, ratos e insetos.

"Descobrimos que as plantas normalmente emitem sons quando estão sob estresse e que cada planta e cada tipo de estresse estão associados a um som específico identificável", explicaram os pesquisadores em um comunicado à imprensa. Esses sons, que variam de 20 a 250 quilohertz, foram captados por microfones ultrassônicos e depois analisados por meio de algoritmos de inteligência artificial (IA). Surpreendentemente, quanto mais estressadas as plantas estavam, mais sons elas emitiam.

Lilach Hadany, uma das pesquisadoras do estudo, comentou: “As plantas não estressadas emitiam, em média, menos de um som por hora, enquanto as plantas estressadas, tanto desidratadas quanto feridas, emitiam dezenas de sons a cada hora”. Esta descoberta sugere que as plantas comunicam constantemente o seu estado de saúde e necessidades, mesmo que não possamos ouvi-las.

Os humanos só conseguem ouvir frequências até 16 quilohertz, disseram os pesquisadores, mas microfones ultrassônicos colocados a cerca de 10 centímetros de cada planta detectaram sons em frequências entre 20 e 250 quilohertz.

Gritar até a morte

Além disso, os pesquisadores notaram que após um certo ponto de desidratação, os sons simplesmente pararam, o que poderia ser uma indicação precoce de um problema potencialmente sério para a planta. Esta capacidade das plantas de “falar” poderia ter implicações importantes em vários setores, particularmente na agricultura.

"Nossas descobertas sugerem que o mundo ao nosso redor está cheio de sons de plantas e que esses sons contêm informações, por exemplo, sobre escassez de água ou lesões", disse Hadany. "Assumimos que na natureza os sons emitidos pelas plantas são detectados por criaturas próximas, como morcegos, roedores, insetos diversos e possivelmente também outras plantas, que podem ouvir as altas frequências e obter informações relevantes", acrescentou.

Não apenas pequenos animais e insetos podem usar essas informações, mas também os humanos. Tudo o que é necessário são sensores adequados que informem aos produtores quando as plantas precisam de água.

A possibilidade de utilizar esta informação na agricultura poderá ser revolucionária. Sensores que detectam sons de plantas poderiam alertar os agricultores para a necessidade de irrigação, o que não só pouparia água, mas também aumentaria o rendimento das colheitas. Em um mundo onde as mudanças climáticas estão aumentando a frequência e a intensidade das secas, esta tecnologia poderá desempenhar um papel crucial na segurança alimentar global.

Bactérias para o resgate

Outra pesquisa publicada há algumas semanas descobriu que existem bactérias que reagem a esses "pedidos de ajuda" e ajudam as plantas.

Os cientistas descobriram que quando as plantas detectam a presença de patógenos, elas liberam sinais químicos que funcionam como um “pedido de ajuda”. Esses sinais atraem bactérias benéficas para a zona radicular, criando um microambiente protetor.

Além disso, isso desencadeia a multiplicação de bactérias benéficas, como a Devosia, encontrada na zona radicular. A Devosia produz um componente polipeptídico que fortalece a interação entre a planta e os microrganismos benéficos, melhorando o crescimento e a saúde das plantas.

Referências da notícia:

Xinhuanet. "Researchers unravel plants' "cry for help" response in fighting disease". 2024.

Khait, I. et al. Sounds emitted by plants under stress are airborne and informative. Cell Press, v. 186, n. 7, 2023.