Marte continua perdendo água!

A pouca água que a atmosfera marciana ainda conserva não está confinada à sua camada inferior como se pensava anteriormente, mas sim nas camadas superiores da atmosfera, onde é convertida em hidrogênio atômico que escapa para o espaço, segundo dados coletados pela sonda MAVEN da NASA.

água em Marte
A água em Marte não é medida diretamente, mas sim a partir de dois íons de água: H2O+ e H3O+.

Marte já foi um planeta úmido. Por seus antigos rios, lagos e mares, fluía água líquida abundantemente. A água também já foi abundante na forma gasosa e fazia parte da composição química atmosférica do planeta vermelho. Embora ainda haja água neste planeta árido e frio, há muito menos do que no passado. A maioria está envolta em suas calotas polares, embora traços de vapor ainda permaneçam.

Um dos principais objetivos da espaçonave MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution), que a NASA lançou em 2013 e com combustível até pelo menos 2030, é determinar como essa água e outros compostos desapareceram da atmosfera de Marte, o que irá conheça melhor a evolução climática do planeta.

Esta semana, um estudo é destaque na Science que oferece algumas respostas. O artigo foi elaborado por pesquisadores das universidades do Arizona, Maryland e do NASA Goddard Center, nos Estados Unidos. Embora os modelos tradicionais apontem que a pouca água atmosférica que resta em Marte permanece nas camadas inferiores, o novo trabalho oferece evidências de que ela é transportada diretamente para a alta atmosfera, onde é convertida em hidrogênio atômico que escapa para o espaço.

A perda de água é especialmente evidente na parte sul de Marte durante o verão e quando ocorrem tempestades de poeira, incluindo aquela que ocorreu em escala global no planeta vermelho em 2018

Os dados foram coletados pelo espectrômetro de massa NGIMS (Neutral Gas and IonMass Spectrometer) da sonda MAVEN enquanto ela voa sobre o planeta vermelho. Este instrumento também separa as moléculas e íons das amostras de acordo com seu peso, e assim foi possível analisar a composição da atmosfera marciana.

Evolução do clima marciano

De acordo com os autores, a contribuição sazonal e mediada por tempestades de poeira da água para as camadas superiores da atmosfera pode ter desempenhado um papel fundamental na evolução do clima marciano, desde o estado quente e úmido que era bilhões de anos atrás. para o planeta frio, vermelho e seco que conhecemos hoje.

O estudo observa que a maior parte da água de Marte foi lentamente convertida em hidrogênio, que é perdido no espaço. Este processo, que continua até hoje, vem gradualmente removendo água do planeta por vários bilhões de anos. Stone (autor do trabalho) destaca que este estudo "ajuda os cientistas a entender porque Marte é tão diferente da Terra e porque seu clima mudou tão substancialmente ao longo da história do sistema solar."

A água de Marte vai desaparecer?

Sobre se a água de Marte um dia vai desaparecer, o pesquisador lembra que nos últimos 4.500 milhões de anos ela deve ter perdido uma camada global de 10 a 100 metros de profundidade: “Ou seja, se espalharmos toda a água da superfície do planeta que Marte perdeu, esse oceano teria de 10 a 100 metros de profundidade. "

Atualmente, as taxas de escape atmosférico no planeta vermelho são relativamente pequenas em comparação com o que deveriam ter sido no passado. De acordo com outros estudos publicados com dados da sonda MAVEN, o vento solar pode ter varrido a atmosfera marciana, a taxas de cerca de 100 gramas por segundo.

"Isso parece muito, mas é relativamente pouco quando comparado ao tamanho total da atmosfera de um planeta e à quantidade de água gelada em sua superfície, então levará muito tempo para que a exaustão atmosférica livre de Marte toda a sua água. ; e nosso trabalho não altera essa conclusão ", conclui Stone.